¹

24.1.12

LEITOR DO BLOG ENVIA TEXTO COM SUAS REFLEXÕES SOBRE O MOMENTO POLÍTICO EM TUPARETAMA. É o nosso 1º colaborador desta coluna "De olho nas eleições 2012"

Prezado Tárcio, estou enviando-lhe um texto onde falo um pouco das minhas impressões como eleitor do "rumo" político de Tuparetama. Se possível, gostaria que você me desse a felicidade de vê-lo publicado em seu Blog onde tenho acompanhado os textos e postagens sobre este e outros assuntos e tenho gostado bastante. Não estou identificando-me por motivos pessoais, apesar do texto não conter calúnias ou agressões a nenhum candidato ou partido. Trata-se apenas das minhas observações pessoais. Um abraço e obrigado! ( Tony Souza / pseudônimo)

Pitaco Político
De um camarada que pensa que é por meio da reflexão que se chega a ação e, naturalmente, a transformação.

Eu não sou admirador do Big Brother Brasil, mas sei bem o quanto a manipulação é capaz de alienar mentes e desencadear mudanças (nem sempre benéficas), tem sido assim desde o começo da história da humanidade. Fazendo uma comparação quase absurda, mas ao mesmo tempo conveniente, comparo a política de Tuparetama ao BBB onde cada partido ou pretendente ao cargo de prefeito e vereador faz os seus acordos, alianças e intrigas para conseguir manipular o jogo político em favor de seus interesses. Isso não é novidade para ninguém, já que em política sempre se espera tudo, e é sempre bom lembrar que estamos falando do cenário político Tuparetamense o que torna as coisas ainda mais curiosas.

O fato é que não sou efetivamente político no sentido literal da palavra, mas, sou eleitor. Isso me coloca numa situação favorável já que teoricamente vivo num país democrático onde posso expressar-me livremente (ou não?). Mas para dar os meus pitacos de cá, analisarei um pouco dos nossos possíveis candidatos a prefeito. 
"Todos querem saber: Quem ocupará esse prédio a partir de 2013?"

Até agora temos como certo dois pre-candidatos, os atuais vereadores Edvan César (Dêva) (PSD) e Joel Gomes (PR) que em nota deixou claro que seu partido assim como ele mesmo tem esse desejo. 

O vereador Dêva é um homem de grande sabedoria política, é diplomático e tem idéias claras, mas eu me pergunto se a sua consistência política tem realmente um embasamento de caráter transformador ou é apenas mais uma utopia interior. Dei uma pesquisada em sua trajetória na câmara e não posso dizer que fiquei de todo satisfeito. Afinal, eu não falo de aprovar ou desaprovar leis, falo das ações que efetivamente estão contribuindo diariamente para melhorar a vida das pessoas, o povo precisa de leis, mas precisa, sobretudo, de oportunidade. Outro fato curioso diz respeito aos vice-prefeitos cogitados pelo mesmo segundo nota publicada aqui neste mesmo Blog, os jovens: Denis de Deassis e Gustavo Galvão (Boquinha), não seria justo fazer julgamento a respeito dos mesmos, mas, até onde eu compreendo, para que um candidato sem experiência política alguma ingresse na vida pública, ele não deveria ao menos ter respaldo social para isso? Ou será que nesse caso o dinheiro fala mais alto? Ou o cargo de vice-prefeito tem sido um cargo quase fantasmagórico na política de Tuparetama e nesse caso, pouco importa? Ainda há o Junior Honorato, um homem de posicionamentos mais engajados socialmente e não deixa de ser um nome relevante a meu ver.

Joel Gomes é como uma esfinge, por vezes indecifrável. Certeza mesmo, só tenho do seu posicionamento, e essa sua convicção ideológica não se pode negar, já que ele sempre foi “do contra” e sempre foi fiel a este lema. Resta saber se terá forças suficientes para suportar a pressão de uma possível aliança entre parte da família Patriota (oposição) a quem ele sempre foi fiel, com o bloco do atual prefeito Sávio Torres (situação) e afins. E naturalmente não é preciso ser adivinho para saber que isto está a poucos passos de acontecer, ou será que não? O que penso é que o ex-prefeito Vitalino é um grande estrategista político assim como o atual prefeito Sávio Torres, mas como diz o ditado, “no amor e na guerra vale tudo” e na política não é diferente desde que fique cômodo para ambas as partes. Agora é esperar pra ver...

Por falar em Sávio Torres (PTB), aqueles que o conhecem administrativamente sabem que ele é um homem de posicionamento forte e não se sente muito confortável ao ser contrariado, então eu me pergunto: Como ele agirá ao saber que por direito natural e de comprometimento teria que supostamente indicar seu vice Romero Perazzo, ao passo que sabidamente Romero não é escolha unânime dos que compõem o bloco da situação? Ou Sávio arriscará, acatando a sugestão de alguns correligionários e indicará o secretário de transportes Valmir Tunú, um bom secretário, mas não suficiente para alcançar destaque político? Bem... Essa conversa todos já sabem e Sávio por sua vez, diz que não é hora para se falar em política. Francamente, com a aprovação política que tem, continuo sem compreender porque Sávio mantém-se sempre na lei do silêncio. Discutir, debater, opinar não são fatores negativos, pelo contrário, são caminhos que levam a compreensão, e compreensão é tudo o que mais precisamos para de fato entender todas essas questões que ficam enclausuradas em nossas mentes, procurando uma “brecha” para sair. 

Entendo que o objetivo da discussão política neste blog e na comunidade em geral, no dia-a-dia, não deve ser o de fomentar intrigas ou perseguições, mas sim, oportunizar escolhas realmente conscientes e condizentes com os modelos de moral e crescimentos que esperamos para nossa querida Tuparetama, afinal em maior ou menor grau, todos os que passaram pela cadeira do Poder Executivo Municipal deram a sua contribuição para o progresso de nossa cidade. 

Mas nestas horas, não se pode viver de passado, e sim, observar bem as propostas, discursos e principalmente os inter-discursos para de fato fazer a escolha certa. E vamos aguardar, qual será o próximo capítulo desse Big Brother. Já que eu não vejo o da Rede Globo, vou acompanhando este, que é mais importante, mas não menos pitoresco.

Tony Souza | contatos: marcusvini33@hotmail.com


23 comentários:

Maria José disse...

Sem dúvida o melhor texto sobre a atual situação política de Tuparetama! Pena que não se identificou!

Silvia Renata disse...

Parabens para esse Tony Souza otimo texto espero que mande outros textos sobre nossa política para o blog. parabens Tarcio por abrir espaço para outras opinioes tambem.

Maciel disse...

Sou Maciel Henrique Carneiro da Silva. elNão voto em Tuparetama por morar em Recife há muitos anos. E não voto à distância, sem conhecimento mais direto dos rumores e humores da cena política local. Mas, como cidadão brasileiro, lamento a não-identificação do autor do texto. Será que Tuparetama ainda não suporta um debate franco, aberto, democrático? O cidadão, que escreveu um bom texto, teme perseguição política, certamente. Isso é uma mácula que já devia ter sido extirpada da política local.

Anônimo disse...

São todos farinha do mesmo SACO!

Anônimo disse...

Melhor texto publicado até agora, melhor reflexão, pena que com pseudônimo, isso nos faz crê que o Coronelismo ainda existe. Um texto como esse não deve amedrontar o autor, uma vez que levou os leitores a uma boa reflexão. Não tenho a intenção de polemizar, mas, creio que as pessoas inteligentes e formadoras de opnião, devem sempre assinar suas matérias. Não me compreenda mal "Tony Souza", mas alguém que escreve uma matéria feito a sua, não deveria temer represálias.

Lima Júnior

Anônimo disse...

PARABÉNS TONY.
ADOREI SEU TEXTO.

QUERO LHE CONHECER PESSOALMENTE.
ABRAÇO.

DIÓGENES PATRIOTA

KALINE BATISTA disse...

GOSTEI DOS POSICIONAMENTOS!

A coluna "De olho nas eleições 2012" está a cada postagem mais e mais interessante!

PARABÉNS TARCIO...

Estou de olho, gostando e agradecendo! srsrsr :D

Anônimo disse...

acho que o candidato a prefeito de savio torres é ROMERO PERAZZO, e quem tem condicao de encarar uma eleicao e valmir será seu vice e pode vim vanilda,vitalino, deva, joel ,zé tunu quem quer que seja pra apanhar nas urnas dia 7 de outubro

Anônimo disse...

tem supresas ainda.

Anônimo disse...

Todos aqueles que tiverem boa memória, saberão que o melhor será Vitalino, que muito fez por Tuparetama sem tantos recursos que existe atualmente ,sem querer ofender os outros, sabemos tambem que todos os ouros ex prefeitos tiveram sua boa participação no desenvolvimento de Tuparetama, acredito que se houvesse a união de Vitalino e sua família com a situação atual, quem mais ganharia seria o povo.

Anônimo disse...

Se o professor vitalino fizer uma cachorrada dessa agente corre tudo pra deva ou joel. votar naqueles que perseguiu agemte nunca mais. não abondone o eleitor umilhado professor.

Anônimo disse...

Desculpe, quem não concorda, mas olha não plante ódio em seu coração, política faz parte da vida de todos, queira o não, em todo cenário político em qualquer parte do mundo, existe desentendimento, e depois comungam juntos, isso é normal e correto, da maneira que se fala , que se ouver união , será cachorrada, umilhação, pense melhor amigo, a nossa cidade é uma grande família, quem não for família de sangue, com certeza é um amigo que se pode considerar como família, não carregue mágoas dentro de você, se ouver essa união fique certo que Tuparetama e todos nós irão ganhar juntos. Fique com DEUS.

Anônimo disse...

Então vai falar isso pra o prefeito que nos perseguiu todo esse tempo. Deus é justo coisa que o prefeito não foi. Nos que sempre tivemos com o professor vitalino fomos perseguidos esses 8 anos e não vamos deixar barato.

Anônimo disse...

olha perseguição política é coisa do grupo, muitas dasvezes o prefeito não pretende ofender, mas aí vem o grupo e complica preciona e muitas vezes ofende contra a vontade, saiba que se ouver essa união grupo nenhum vai precionar porque aí temos nosso professor para falar por nós. Fica com DEUS.

Anônimo disse...

Não tinha pensado isso, sem mágoas, é a mais pura verdade, iremos ter um representante a altura, e assim a perseguição será zero. Valeu.

Anônimo disse...

sou eleitor, conheço o motivo dessa bagunça toda, começou tudo por Deva e acho que não tem mais volta sobre o caso de união entre ele e o professor Vitalino, mas sei que se Deva fosse o vice de Vitalino era melhor pra mim e para Tuparetama.. Querendo lembrar que política tem suas coisas boas e ruim, uma delas é essa confusão que foi criada pelo ex-secretário municipal.

Anônimo disse...

Não podemos Julgar ninguém, isso vem desde o principio biblico. Então acho que Vitalino tem seus motivos para não sair candidato e liberar sua família para escolher o seu caminho, ser democrático, ser Homem é isso. É viver com as diversidades e respeitar o espaço do próximo e de todos, porque vocês não perguntam o motivo a Vitalino ou a George seu filho, assim fica mais claro o que aconteceu entre eles.
Tárcio adorei o blog e espero ajudar.
Felipe E.

Anônimo disse...

Tenho certeza que o professor tem seus motivos, sei que ele é uma homem honrado e do bem ,não tenho nada contra os outros , mas com certeza , gostaria muito de poder votar ainda em Vitalino , aí acredito que valeria apena.

Anônimo disse...

Sei que o atual prefeito ,com certeza aceita a união, tambem sei que a família do professor tambem aceita, falta o professor aceitar, e sei que ele ainda não aceitou para dar satisfação a algumas pessoas, mas eu falo pra ele que nunca vai agradar a todos , pois nem JESUS agradou que é um absurdo, mas é a verdade, espero que ele faça o que achar melhor para o povo, eu particularmente , acho que seria bom, e pode acreditar que votei sempre no seu grupo, por que confio muito em sua seriedade, honestidade, temente a DEUS, e com certeza quer o melhor por Tuparetama.

Anônimo disse...

SE ELE ACEITAR SERÁ O JUDAS DE TUPARETAMA, DEUS VAI ILUMINA-LO E ELE TOMARÁ A DECISÃO CERTA.

Anônimo disse...

Independente, de qual grupo o professor esteja, espero que ele seja o candidato , pois gostaria muito de ter a honra de poder votar nele.

Anônimo disse...

seu vitalino, se o senhor não for candidato a prefeito eu votarei em seu filho Diógenes como gratidão a tudo que sua família fez por a minha. obrigado por tudo professor, o senhor é abençoado por Deus, pode ter certeza.

Votarei Diógenes Patriota para vereador.

Dida

Anônimo disse...

Acredito que para servir de exemplo a todos os políticos, mesmo alguem que não vote no professor, deve respeitar a moral de um dos poucos políticos que ainda temos em Tuparetama, e se escutarem alguem mal informado, tentando denigrir a sua imagem, defendam com uma palavra a seu favor, pois só assim os outros políticos irão dar valor a honestidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...