¹

30.1.12

TUPARETAMA: AOS 50 COM CABEÇA DE 10 E CORPINHO MUMIFICADO...



Bacharel em Direito, poetisa nas horas vagas, inteligente e antenada com o mundo, Diana Athenas faz parte do seleto grupo de jovens tuparetamenses que sabe pensar e expressar seus pensamentos. Por isso mesmo foi convidada para colaborar com esta coluna "De olho nas Eleições 2012" contribuindo para a análise de cenários políticos e o debate de idéias. Que bom que Diana aceitou o convite e já começa trazendo um texto sem rodeios nem meias palavras, coisa rara nesta terra onde quase todos preferem se esconder no anonimato e dizer as suas verdades somente pelas costas. Leia Diana, comente, compartilhe. E caso deseje entrar em contato com ela, escreva para seu e-mail: didiapenas@hotmail.com


Há não muito tempo os grandes coronéis ditavam para nós, seus míseros trabalhadores braçais e vassalos, em quem deveríamos votar, no que acreditar e, até, quem deveríamos execrar. Passou-se o tempo e vemos que a situação não mudou muito em nossa Tuparetama, que chega aos 50 anos com mentalidade de 10 e corpinho mumificado...

Em pleno século XXI, com toda a informação que recebemos como herança da globalização - ainda temos que nos deparar com pessoas que pensam que dar informação é ser sensacionalista e fofoqueiro... A maioria dos novos “coronéis” não consegue enxergar a grandeza da internet e o fato de que ninguém é enganado totalmente nos dias de hoje! A internet é a ferramenta que pode mostrar aos que apanham diuturnamente quem foi o seu algoz e quem tem o real poder de mudança, muito embora também demonstre o quanto ainda somos alienados politicamente.

Foto aérea de Tuparetama: Ainda existem currais eleitorais erguidos entre essas ruas?
Como já falei anteriormente, em um comentário neste blog: as pessoas continuam reclamando (Meu “sinhôzim coroné qui mandô”) e menosprezando àqueles que adentram para a política candidatando-se, mas ninguém tem a coragem de fazer algo para mudar qualquer que seja a situação. Alguém se dispôs a assumir a liderança e tornar "digna" a política de nossa cidade? Alguma das pessoas que se assumem superiores, mais conscientes e politizadas do que aqueles que lançaram candidatura, assumiu algum papel relevante nem que seja trabalhando pela transparência dos partidos, ou mesmo pela conscientização da população Tuparetamense? NÃO! É mais prático ler blogs e comentar qualquer ofensa aos que, bem ou mal, dão “a cara a tapa” pela nossa cidade!

É de assustar a leitura dos comentários em todos os tópicos tocantes às eleições 2012! Os entendedores anônimos, tal qual Deuses, tudo sabem e tudo veem. Como há grandes filósofos e especialistas na vasta lista de anônimos ofensores! 

Estes párias que não mostram seus rostos, exercendo arbitrariamente suas próprias razões e ignorantes o bastante para achar que o anonimato virtual é absoluto! No auto de sua sapiência, eles consideram que para ser um bom candidato deve-se: 1- Possuir dinheiro (para comprar seus votos), 2- Ter família influente (para garantir a perseguição política após as eleições), 3- Apadrinhamento de deputados (para garantir pão e circo) e 4- Tradição em palanques (mesmo que seja só “dando apoio” - o vulgo bajulador).

Os cidadãos Tuparetamenses não tem mais vergonha de se mostrarem obtusos, declaram publicamente que o dinheiro é que vale, que não apoiam minorias, partidos “pequenos”... O que valem são as vantagens obtidas nas vésperas das eleições e se esquecem que depois de todo o confete, das musiquinhas repetitivas e irritantes, depois que o dinheiro ganho acaba, que a feira é consumida, que a dentadura quebra, estarão sozinhos, mas em uma solidão merecida: a que nasce do egoísmo, a solidão dos fracos e sem caráter! 

Neste momento, ao estufarem o peito e gritarem a plenos pulmões o quanto atrasados estão, sobre a falta de empregos, de infra-estrutura, entre outros... Lembrarão que a culpa foi deles mesmos e terão que suportar o fato de que a nossa cidade segue tal qual um mausoléu, linda, colorida, um presente para os olhos, mas não deixa de ocultar o cheiro podre que sobressai de suas estruturas, restando-lhes apenas esperar mais quatro anos para reiniciarem esse ciclo de horrores...

Enfim, enquanto ficarmos só reclamando, xingando, com esse blá blá blá sem fim, a politicagem de Tuparetama continuará assim como está: sem jeito, deixando-nos sem esperança, por ser um grande jogo de conveniências.

Sei que apenas nós, anônimos ou não, é que podemos mudar a realidade, afinal o termo políticos derivou de "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos). Eles nos pertencem: são apenas nossos representantes, são eles os vassalos, nós somos a voz que deveria ser levantada dentro dos palácios, nós somos a verdadeira política! Nesse sentido era que o filósofo Aristóteles bradava aos quatro ventos: “O homem é um animal político”. Pois bem, acordemos! Sejamos, portanto, menos animais e mais politizados!

Diana Athenas / Facebook / Blog 

12 comentários:

Dione Souza disse...

Sem comentários meu primo querido! Diana simplesmente arrasou. Bela contribuição. Parabéns.

Dione Souza disse...

Sem comentários meu primo querido. Diana simplesmente arrasou. Maravilhosa contribuição no seu blog que já é um sucesso. Arrasou, parabéns!

A.M.D. Cortez disse...

PARABENS A DIANA E AO BLOG PELO ESPAÇO ABERTO PARA UMA VERDADEIRA DISCUSSÃO POLÍTICA. QUEREMOS VER OUTRAS COLABORAÇÕES COMO ESTA.

Paulinho disse...

olha aí, tem muita gente querendo ser candidato mais não consegue ler nem entender um texto como este viu?

Antônio José Xavier (Apolo) disse...

-Vindo de Diana, eu não esperaria coisa menor. O texto está excelente, bem articulado e fundamentado. Espero que as pessoas possam vê-lo e comentá-lo da forma como merece, com imparcialidade e sobretudo, compreensão reflexiva.

ELEITOR JOVEM disse...

BELO TEXTO NÃO TE CONHEÇO PESSOALMENTE SÓ DE VISTA MAS FOI MESMO VC QUEM ESCREVEU OU FOI TUA MÃE A GRANDIOSA PROFESSORA MARTINHA POIS FUI ALUNO DELA E APRENDI MUTO COM ELA TAMBEM INCLUSIVE FALANDO ALGUMAS PALAVRAS QUE VC DIGITOU NESTE TEXTO ELA ENGUANTO PROFESSORA DO MAGISTERIO SEMPRE FALAVA NAS AULAS DELA COLOCANDO UMA NOVA VISÃO POLÍTICA AOS SEUS ALUNOS.VC ESTA DE PARABENS POIS AGORA SEI QUE DONA MARTINHA TEM UMA FILHA INTELECTUALMENTE FILOSÓFICA QUE MESMO MORANDO E ESTUDANDO FORA VEM COM ESTA TEXTUALIZAÇÃO ABRI A CABEÇA DA JUVENTUDE QUE ESTA CADA DIA MAIS ALIENADA E TENTANDO COLOCAR NA MENTE DOS MESMO CHEGA DE"CORONÉIS" viva a"DEMOCRÁCIA".

Ivaí Cavalcante disse...

O BARBEIRO
O florista foi ao barbeiro para cortar seu cabelo.
Após o corte perguntou ao barbeiro o valor do serviço e o barbeiro respondeu:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O florista ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia,
havia um buquê com uma dúzia de rosas na porta e uma nota de agradecimento do florista.

Mais tarde no mesmo dia veio um padeiro para cortar o cabelo. Após o corte, ao pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana.
O padeiro ficou feliz e foi embora.
No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um cesto com pães e doces na porta e uma nota de agradecimento do padeiro.
Naquele terceiro dia veio um deputado para um corte de cabelo.
Novamente, ao pedir para pagar, o barbeiro disse:
- Não posso aceitar seu dinheiro porque
estou prestando serviço comunitário essa semana.
O deputado ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, quando o barbeiro veio abrir sua barbearia, havia uma dúzia de deputados fazendo fila para cortar cabelo.
Essa é a diferença entre os cidadãos e os políticos.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão."
(Eça de Queiróz)

Anônimo disse...

Diana tem toda razão, não descordo dela em nada, mas eu acredito que uma grande parte dos que falam que o dinheiro é que vale, eles falam se lamentando,sabendo que infelizmente esta é a triste realidade,exemplo da ultima eleição, mas tenho esperança, que esse quadro mude, pois assim como você existe várias pessoas, que de alguma forma, lutam contra, esta situação.

Anônimo disse...

o dinheiro e quem fala mais alto mesmo porque todos os eleitores se vemdem por isso so invente de ser candidato se tiver dinheiro e xau.

Anônimo disse...

Tenho esperança que um dia a justiça fiscalize como deve, e aí, quem realmente faz pelo povo sem olhar em quem ele ou ela vota, poderá concorrer a uma eleição e ser vitorioso, sabendo que sua bondade, mesmo sem dinheiro vai lhe levar a vitória.

Diana Athenas disse...

Amigo Anônimo de 6/02 11:44 O poder de fiscalização pertence sobretudo a nós, não só ao Poder Judiciário.
Se a população não faz o seu papel denunciando as "maracutaias" não há como se garantir um pleito justo e transparente. O judiciário é constituído por homens e estes ainda não possuem onisciência, tampouco onipresença, para saber o que acontece em cada casa, em cada sítio, em casa rua e viela em dias de eleição.
NÓS SOMOS OS OLHOS DA JUSTIÇA!

Dileto Eleitor Jovem , Dona Martinha é minha mãe e foi minha professora de Português durante anos e é uma pessoa que admiro bastante, realmente não há como não ter um discurso semelhante ao dela! ^.~

Pobre Anônimo de 2/2 12:00 , por causa de atitudes como a sua que a política tuparetamense está longe de ser democrática e justa.

Aos demais, agradeço o apoio!
OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

Unknown disse...

Menina-mulher que não tem preguiça, não se aliena, não enxerga limite e não se limita a futilidades como a grande maioiria (infelizmente) da sua geração. Esse deve ser o retrato da mulher da atualidade. Não a conheço e ja admiro pela capacidade de análise e de sintetizar uma história em um texto. Pela coragem de despertar mentes e corações. Pelo destemor e confiança com que chama à responsabilidade qualquer ser que ler esta obra. Pela sensibilidade que demonstra quando expõe sua indignação e vergonha pelos "grandes" anônimos ou anômalos. Você pode, se desejar, e espere que deseje, ser prefeita, deputada, governadora, juiza, presidenta. Vá longe, vá fundo, voe alto e nunca esqueça de pousar em suas raizes. Humildade sempre. Você já é uma vencedora. Parabéns pelo ser que pareces ser.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...