¹

3.3.12

15 PERGUNTAS PARA DIOGENES PATRIOTA: "ATÉ O MOMENTO NADA SE CONVERSOU SOBRE COLIGAÇÃO"

Formado em Administração, 27 anos, casado e pai de família, Diógenes Patriota está diante de um novo desafio em sua vida: Decidir se entra de vez, com seu irmão George Patriota, na carreira política, seguindo os passos dos seus pais, Vitalino e Vanilda. O primeiro passo é confirmar sua candidatura para as eleições deste ano. Por enquanto ele parece animado com o desafio. A pedido deste blogueiro, Diogenes se dispôs a responder algumas perguntas, na verdade 15, sobre seus planos e sua visão política, incluindo nesta conversa a questão que tem gerado tantas discussões e tantos comentários neste blog: uma possível coligação entre sua família e o grupo de apoio do prefeito Sávio Torres.



1) Diogenes, como estão seus projetos políticos, você ainda se coloca como pré-candidato a vereador?
Diogenes Patriota: Sim, sou pré-candidato a vereador e tenho muitos planos e propostas para apresentar, na hora certa serão divulgados.

2)   A partir de qual momento você resolveu entrar na vida política?
Diógenes Patriota: Desde os meus quatro anos de vida até agora viví numa casa que tem sido uma verdadeira escola política. Ouço e vejo meu pai e minha mãe pregar e praticar constantemente a política da igualdade social, com muito respeito e dignidade, repugnando e classificando de atitudes satânicas, o envolvimento de muitos gestores públicos em esquemas fraudulentos que alimentam e fazem crescer a corrupção. Corrupção, Tárcio, é o que mata, literalmete, as camadas sociais mais pobres deste País. 
Veja bem, tomando tudo isso como base, resolvi ingressar na política e pretendo começar como candidato a vereador. Inicialmente pretendíamos que meu irmão George fosse candidato, mas devido a um resultado de uma pesquisa, vimos que a aceitação de George somaria mais em uma chapa majoritária como candidato a prefeito ou a vice, “cabeça ou pescoço” como se diz no jargão eleitoral. Então depois de tudo isso resolvi me colocar como pre-candidato a vereador, para dar continuidade a história política do meu pai e com o objetivo de apresentar ideias progressistas para o bem do povo de Tuparetama.

3) Além de você quem são os outros pré-candidatos pelo PR?
Diógenes Patriota: No momento o partido vê como candidatos em potencial Joel Gomes e minha mãe Vanilda, ela também pode ser candidata.

4) Como funcionam as conversas e tomadas de decisões dentro do PR?
Diógenes Patriota: Tudo funciona através de reuniões em busca de atender e compreender os pontos de vista e as opiniões de todos. Há principalmente um esforço positivo no nosso partido no sentido de entender os motivos que fazem surgir opiniões e posições não esperadas, os chamados conflitos de idéias. Se esse entendimento não acontecer dentro de um partido, não é bom. No PR sempre é assim: vence a opinião da maioria.

5) Quais são os conselhos de seu pai sobre a vida política? Pelo que estou percebendo você procura escutar as opiniões dele...
Diógenes Patriota: Diante de tudo que eu acabei de dizer não posso negar a influência de meu pai em minha formação política, tenho orgulho em escutar os ensinamentos e métodos que ele sempre adotou na sua vida pública. Um grande conselho que ele sempre me dá e que vou tentar por em prática é este: FAZER DA MINHA RAZÃO UMA ARMA PODEROSA CONTRA IMAGINAÇÕES MESQUINHAS DE MUITOS POLÍTICOS DESTE PAÍS, QUE ESCONDEM POR TRÁS DE FACHADAS E FANTASIAS A NOSSA REALIDADE. Com isso, muitos dos nossos sonhos de fraternidade e de prosperidade são mortos e sepultados por estas mentalidades enganadoras.

6) Você vive desde sua infância num mundo rodeado de política e de políticos, tanto na sua casa quanto no seu círculo de amizades. Quais foram os momentos mais marcantes pra você durante todo este tempo?
Diógenes Patriota: Tive vários momentos marcantes na minha vida, como você diz sempre viví rodeado num mundo de políticas e de políticos, mas o que me marcou durante todo esse tempo foi apreender com meu pai e minha mãe que a melhor coisa do mundo é respeitar o próximo e ser humilde. Aqui e em qualquer lugar somos todos iguais, não importa a posição ou o cargo que exercemos. Várias vezes pessoas de alto escalão visitaram nossa residência e nunca vi meu pai receber essas pessoas de modo diferente de um agricultor ou de outra pessoa mais simples ou mais pobre. Essa postura de meu pai e de minha mãe sempre foram orgulho para nós, isso é o que mais me marcou em todo tempo e até hoje eles seguem agindo dessa forma, não é somente em tempo de eleições.

Foto do Facebook de Diogenes. Reforçando a imagem de moço-família...

7) Como estão as conversas e os trabalhos para uma coligação do grupo político liderado por Vitalino com o grupo liderado por Sávio? Essas conversas tem evoluído ou vocês resolveram dar um tempo?
Diógenes Patriota: Até o momento nada se conversou sobre este assunto.

TVA2: Como assim? Este assunto é o tema mais comentado na cidade....
Diógenes Patriota: O que posso lhe assegurar é que até o momento nada foi conversado oficialmente sobre este assunto.

8) Como está seu relacionamento com Joel Gomes, líder do PR, já que você é a favor da coligação e Joel é contra?
Diógenes Patriota: Veja bem Tárcio, eu nunca me pronunciei se sou contra ou a favor dessa coligação. Agora sobre Joel Gomes, o nosso relacionamento é o melhor possível.

9) O que está mais fácil de acontecer, uma coligação com o grupo político do prefeito Sávio Torres ou com o grupo que está trabalhando a pré-candidatura de Deva Pessoa?
Diógenes Patriota:  Nada a declarar sobre essa pergunta, Tárcio.

10) Por que a oposição parece estar tão dividida? Quais são as principais dificuldades para um entendimento em torno de uma candidatura majoritária da oposição?
Diógenes Patriota: Se há mesmo essa divisão haverá um quociente. Se a divisão não for exata haverá um resto e esse resto será o maior produto da base política da oposição. E com certeza, entre o bem e o mal, será a luz que vai iluminar as mentes cegas e rudes daqueles que excluem para aparecer.

11) Por que sua mãe Vanilda Patriota não quer ser candidata a prefeita novamente?
Diógenes Patriota: Na verdade ela ainda não se pronunciou sobre esta possibilidade.

12) Se você fosse prefeito de Tuparetama quais seriam suas prioridades?  
Diógenes Patriota: Com certeza, Saúde. E também incentivo para trazer as indústrias da região para geração de emprego em nossa cidade. Outras prioridades de todo governo devem ser educação, cultura, esporte e lazer, para melhor qualidade de vida dos cidadãos.

13) Já que você pensa em ser candidato a vereador, que nota você dá para a atuação de cada vereador atual do nosso município, de 5 a 10 ?
Diógenes Patriota: Ah, não vou dar essas notas não. Eu acho que cada vereador receberá nas urnas, este ano, a nota que merece pela atuação.

14) Como jovem político você tem escutado e conversado com outros jovens de Tuparetama? Quais são as opiniões dos jovens sobre a política do município?
Diógenes Patriota: Sim, tenho conversado bastante e estou sentindo que uma grande parte do eleitorado jovem deseja candidatos também jovens. No momento o que vejo são dúvidas e expectativas enquanto não se definem coligações dos partidos e nomes dos candidatos. Somente depois das definições é que teremos novas opiniões do eleitorado jovem.

15) Como você avalia o governo de Eduardo Campos. Você está satisfeito?
Diógenes Patriota: Sou um pouco suspeito em falar, como todos sabem meu pai exerce um cargo de confiança do governador, mas acho que é o maior governador da história de pernambuco, até porque as estatísticas em todos os setores mostram que Eduardo Campos é o melhor governador do Brasil. Pernambuco é o estado que mais cresce, tendo seu PIB proporcionalmente maior do que o do Pais. Todos podem pesquisar e confirmar o que estou afirmando. Ele tem feito muito pelo desenvolvimento do estado e veja o exemplo da nossa cidade, onde temos muitas ações do governador Eduardo Campos como a Academia das cidades, Escola de referência, Quadras esportivas cobertas da Escola Cônego e da escola José Agostinho no Sítio Logradouro, o melhoramento da infra-estrutura e de equipamentos nas escolas estaduais do município, o IPA com vários programas para produtores rurais e agora a liberação de recursos para a construção dos portais da cidade...
[]

19 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS DIÓGENES, NUNCA IMAGINEI QUE VOCÊ ERA UMA PESSOA TÃO PREPARADA E HUMILDE, SE REFERINDO Á SUA ENTREVISTA E A FORMA QUE VOCE SE COLOCOU DIANTE DE PERGUNTAS INTELIGENTES E ESTRATÉGICAS. ADOREI SUAS RESPOSTAS COM MUITA FIRMEZA...
DEUS É CONTIGO.

Anônimo disse...

Tárcio, parabéns, otima entrevista.

Parabenizo o entrevistado Diogenes Patriota por ter uma visão segura e real da política em nosso município.
surpreendeu...

Anônimo disse...

Tá na cara que parou a expectativa.
a prefeita é Vanilda e o vice é Deva pessoa.

ou: Vitalino e Deva...
Eu vou embora para minha terra pra ver essa eleição.
abraço Tuparetama

REMY RENATO disse...

estamos juntos

Francineide Lima disse...

Esperava mais desta entrevista, mesmo firme nas respostas, algumas ficaram subtendidas. Deixou a entender que há possibilidade de coligação com qualquer grupo político. Vamos ver no que vai dá, só espero o seguinte: que as pessoas entendam que alianças políticas são feitas hoje e amanhã já mudam, dançam conforme a música. Porém o caráter, se mudar, é porque nunca foi de fato. Vamos votar consciente!
Quem vende um voto, é tão corrupto quanto o político que comprou!

Anônimo disse...

Vou fazer meu comentário anônimo porque não tenho e-mail ou conta.

Eu estava lendo todos os comentários sobre o assunto "política", agora não entendi quando a comentarista Francineide fala que "deu para entender que pode ter coligação com qualquer grupo político". Aí eu pergunto, qual o partido que escolhe com quem vai se aliar ou aquele grupo que não quer somar?. Na política o pau que tem é isso, e a arte da política é a soma, por isso que sempre os perazzos serve de resto ou bucha de canhão para complementar uma votação muito acirrada, para somar vejp que é o geito fazer alianças, isso é geral. Em são josé, Tabira,Afogados,Itapetim e no Brasil é a mesma coisa. Concordo com voce, não venda seu voto, vote pela pessoa e não por partido ou sigla.
Quero deixar meu abraço para o blogueiro Tárcio.

Anônimo disse...

na mosca...se antes era desconfiança,agora tenho a certeza,tarcio e seu blog-emprego,mais um com a força da palavra nas mãos e a vende por uma esmola no final do mês...postei um comentário serio de opinião própria e não foi postado...ou seja criticas ao sistema político não são bem vindas ao blogueiro que ama tanto sua terra...pode ser que seja que o patrão não goste do teor do comentário e cobre satisfações de algo que ele não poderia ter o domínio.alienação da juventude para que tudo continue como estava.faça uma alto analise e veja o que você conquistou com isso até hoje e seja feliz com suas algemas.

TVA disse...

TÁRCIO RESPONDE: Prezado(a) "na mosca", comentário sério e de opinião própria é aquele em que a pessoa tem pelo menos a dignidade e a coragem de se identificar, o que não foi o seu caso. Assim como o seu, todos os comentários anônimos com críticas diretas ou pessoais aos políticos (de qualquer partido)ou com denúncias sem a identificação do nome e registro da pessoa que fez o comentário não são publicados. Isto é uma questão de ética e de respeito. Quer criticar? Identifique-se que eu garanto que sua crítica será publicada na íntegra. Abraço!

PEDRO SERGIO disse...

PRECISAMOS DE NOVOS VEREADORES NA CÂMARA, PORQUE OS QUE ESTÃO POR LÁ SÃO TODOS MANIPULADOS E A MAIORIA SO TEM A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.

AS RESPOSTAS ESTÃO CORRETAS, SEU VITALINO E DONA VANILDA TEM HUMILDADE PARA DAR E VENDER.. SEMPRE FOMOS ATENDIDOS NAS RUAS OU EM SUA RESIDÊNCIA SEM PRECISAR DE MARCAR UMA AUDIÊNCIA, ELES NUNCA USARAM E NEM SE QUER SABEM O VALOR E O PODER QUE TEM.
SEMPRE ADMIREI ESSA FAMÍLIA. POVO DE UM CORAÇÃO GRANDE...
ESTAMOS JUNTOS.

Anônimo disse...

Pelos comentários de rua hoje,talvez tenha uma revira volta nisso tudo,se realmente foi aprovada lei eleitoral FIXA LIMPA,como fica Valmir,devido ao problema do banco matone,Romero não sei se ainda tem o problema na justiça com Dão é quase certeza ter.
Entenda Tárcio, não são críticas o que estou escrevendo,longe disso,respeito todos candidatos por sinal são todos meus amigos.Mas já pensou como ficaria?O prefeito apoiaria quem? Andreza sua nora não pode,a lei não permite,Arlan?Tanta?Galego?se Romero não tiver problema na justiça,Sávio pode apoiar na cabeça,mas acho que não teria coligação com grupo de Vital,sem a coligação Valmir ou Romero,provavelmente perderiam as eleições.É aí onde entra o nome George,será que Sávio colocaria na cabeça?Já que ficaria sem nem um nome do seu cordão?É da família,tem um bom relacionamento,sera que Vital liberava o filho?Ou será que a oposição vendo que o prefeito perdeu todos os seus cartuchos, partiria para sima lançando algum desses nomes;Vitalino,Vanilda,Deva,George,Joel? Por sinal muitos cartuchos!
SE REALMENTE FOI APROVADA ESSA LEI,VAI MUDAR TUDO DE NOVO!PREPARE A SUA NOVA OPINIÃO!

Anônimo disse...

ELEITOR REVOLTADO.

Tuparetama ta longe de se livrar dos coronéis e de Reis, meu Deus quando é que o povo desse lugar vai se livrar de vez desses caciques. Gente vamos mudar, a hora é agora, vamos colocar caras novas, tanto na câmara de vereadores, como no poder executivo.
Chega... vamos dar um basta com essas famílias que se acham, e que tem um Rei na barriga, vamos dar oportunidade a gente nova.
Entra política e sai política e é as mesmas pessoas, assim não tem graça.
Vamos fazer igual o povo da Ingazeira lá tinha um Rei, mas foi derrubado e arrancado as raízes sebosas que empesteava aquela cidade.
Queremos gente nova, queremos grupos novos. Vamos acabar com essa hipocrisia dessas famílias que querem mandar e desmandar na política dessa cidade.
Eles já fizeram o que tinham de fazer, agora vamos deixar novas pessoas, novas idéias, administrarem nossa querida Tuparetama, ela merece crescer ainda mais.
Eu estou revoltado com essa política dessa cidade, so se vê comentários cultuando essas famílias, como se elas fossem uns deuses.
Meu povo, vamos nos engajar, vamos procurar gente, siglas novas para nos representar, tem aí novos grupos políticos, doidos pra trabalharem em prol da nossa cidade. Tem aí o partido do PT que já foram candidatos a vice, já tem uma certa experiência em política, tem também o PSD que é uma sigla nova, é já tem a frente um vereador como Dêva.
Gente porque esses partidos novos não se unem e derrubam a crista dessas famílias, poderiam se unirem esses partidos de oposição, como por exemplo: o PV de zé tunú, o PSD de Dêva, o PT de Reinaldir , o PCdoB de Naldevan, o PTC de Ailton Miguel. Essa seria a vez e a hora.
Com certeza elegeriam um prefeito e alguns vereadores, pois fariam a diferença.
AÍ SIM ESSA SERIA UMA VERDADEIRA OPOSIÇÃO.
Abaixo a hipocrisia.
Abaixo trocas de família.

"Por favor publique. Obg". não sei como postar com meu endereço eletronico que é esse: marcelo_de_souzza@hotmail.com
sítio logradouro
por issso vai anonimo.

Anônimo disse...

Eleitor Revoltado,nossa cidade tem apenas 49 anos e já teve 8 bons prefeitos,todos fizeram D+ com as possibilidades de cada época,hoje é um exemplo na região,para cidades do mesmo porte e até maiores,o eleitorado também está de parabéns,sempre souberam escolher seus representantes.Só descobrimos o que é Tuparetama,quando temos que ir embora,como eu,estou aqui em Santa Cruz à 4 anos é uma vergonha.Acho que vc deveria ser mais grato e respeitar essas famílias que tanto fizeram por nossa cidade,sera que eles tem raízes sebosas que empesteiam nossa cidade?É fácil vc curar sua revolta é só transferir seu título e morar na Ingazeira,Iguaraci,Brejinho,Tabira e etc.Esses Reis que vc fala,tem méritos por isso tem seus seguidores,não é por acaso!
Esses novos que vc falou também querem ser reis,na hora que poder passar a perna vc vai ver!
Não vejo a hora de voltar,mas vou matar um pouco da saudade na festa do cinquentenário,PARABÉNS TUPÂ!

PEDRO SERGIO disse...

Não julgue em geral meu caro colega, porque tem gente boa em toda família, ou na sua não tem ninguém que preste?

se você que fazer uma crítica não se rebaixe até porque o conteúdo do texto que eu etava lendo era sobre uma entrevista muito boa com o candidato Diógenes Patriota, pessoa preparada para assumir a câmara.

Diana Athenas disse...

Gente, aprendam a analisar os candidatos individualmente, esse negócio de Família X para lá, Família Y para cá,não existe!

Para mudarmos a "politicagem" do município, temos que mudar de atitude!

É um atraso imenso na política de Tuparetama o fato de colocarem castas acima de pessoas... Isso sem falar do verdadeiro jogo do bicho em que se transforma as campanhas eleitorais!

Os candidatos "de família" podem surpreender, positiva ou negativamente: filho de peixe pode até ser peixinho, mas pode também se transformar em tubarão... Portanto as entrevistas deste blog são a arma da qual podemos fazer uso para análise do candidato: suas propostas, seus posicionamentos, sua postura... Nisso, até agora, nenhum dos entrevistados falhou!

Coloquem a razão acima das paixões e aprendam a analisar reflexivamente os textos publicados!

Maria do Céu disse...

Diógenes , o mais bonito que acho em vcs e que cativa a população é a maneira da recepção na casa de seus pais ...


Acho bonito porque n a casa deles não tem nem um cachorro pra latir quando a gente chega , tem as portas abertas para quem quiser entrar ...

Parabéns , espero que vc ganhe pois tem bons projetos . Amei a entrevista ...

Mirelly disse...

Náo sei se vc é mesmo candidato a vereador , ou se mãe é candidata a prefeita
só sei que vcs respeitam muito a classe pobre e lhe dão total liberdade de escolha mesmo se forem seus funcionários , pois afinal sabem que o voto é pessoal ... diferente de muitos donos de comércio aqui em tuparetama ... que os seus funcionários têm que votar onde eles mandam ou então ?! são postos pra fora !

Acho isso uma vergonha . Tinha que ser proibido esse tipo de imposição !

Gente votem em quem vcs quiserem o voto é livre , ele é a única arma que o eleitor tem ...

Um abraço Tárcio ...

ADAMASTOR LIMA disse...

TÁRCIO QUEREMOS OUTRA ENTREVISTA COM DÍÓGENES PATRIOTA, ELE SIM, VAI GANHAR.

PRECISAMOS DE PESSOAS ASSIM.

SE MELHOR CHAME ELE E O PAI DELE PRA FALAR MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES.

Maria José de Oliveira disse...

Faça uma entrevista nova pra gente poder comentar e opinar !
Com os candidatos e com os que pensam em ser .

Fernando Lima disse...

Como pessoa, parece ser mesmo boa gente e honesta. Como político, parece manter coerência, inclusive quando tergiversa sobre o cenário político do Brasil. Pelo menos foi assim quando pude tecer comentários com ele ainda na candidatura.

Mas quem não ajunta espalha, pelo menos este parece salvo pela honestidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...