¹

7.4.12

ENTREVISTA COM O PREFEITO SÁVIO TORRES: "A prioridade agora é a Festa do Cinquentenário. Só vamos tratar de eleições a partir de maio."


Sávio Torres é o que podemos chamar de político por vocação. Desde muito cedo engajou-se no universo político-partidário de Tuparetama e nunca mais saiu dele. No início, com as campanhas do seu irmão Pedro Tunu, duas vezes prefeito da cidade, dos deputados e governadores dos seus partidos de 84 pra cá (PFL, PSDB, PMDB, PTB...). Depois como candidato a prefeito, perdendo a primeira campanha e saindo-se vencedor nas duas campanhas seguintes. Neste último ano do seu segundo mandato, goza de uma alta aprovação, por volta dos 90% segundo pesquisa de opinião que mandou fazer recentemente. Ao mesmo tempo, passa por um momento de alto estresse por conta da aproximação da tão aguardada e tão planejada festa de cinquentenário do município “acordo, trabalho e durmo pensando nesta festa, para que tudo dê certo”, afirma. O outro motivo de estresse é a pressão que vem sofrendo dentro do seu grupo de apoio político para a definição dos candidatos das eleições deste ano.

TVA2: Sávio, vamos começar falando sobre a Festa do Cinquentenário. Quais são as suas expectativas?
SÁVIO TORRES: As minhas expectativas são as melhores possíveis. Acredito firmemente que faremos uma grande festa, à altura do que merecem nosso município e nosso povo. Estou confiante que tudo vai dar certo porque é notável o entusiasmo geral da população. Também percebo que há o reconhecimento de que fazemos tudo com muita dedicação. A outra expectativa é quanto ao público, estamos aguardando um número muito alto de visitantes.

TVA2: Quais as maiores dificuldades você tem encontrado para realização desta festa do cinquentenário?
SAVIO TORRES: A maior dificuldade é a falta de recursos. O município de Tuparetama já é muito sacrificado por receber o menor FPM do Brasil e esta é uma festa extra, não está no orçamento normal de cada ano. Consegui poucos patrocínios embora tenha buscado muitos prováveis patrocinadores, mas as empresas e organizações assim como o governo estadual estão passando por um momento de contenção de despesas.

TVA2: Como você gostaria de ser lembrado daqui a 50 anos?
SAVIO TORRES: Como alguém que fez tudo por amor a sua terra e pelo compromisso para a melhoria e o desenvolvimento desta terra natal.

TVA2: Quais são os “presentes de aniversário” que o município ainda vai ganhar neste ano de cinquentenário?
SAVIO TORRES: Nosso presente de aniversário para Tuparetama é o trabalho, é esse conjunto de obras que vão resultar num lugar melhor para se viver. Temos muitas obras iniciadas e outras prestes a começar. Posso citar agora, de cabeça, as praças do centro da cidade, da rua Antonio Jorge e do Distrito Santa Rita, reforma no hospital, reformas nas escolas Pe. Adelmo, Francisco Chaves e José Agostinho, construção de duas quadras esportivas sendo uma no Bairro Bom Jesus e outra no Sítio Logradouro, a pavimentação em varias ruas de modo que até outubro 100% das ruas da cidade estarão pavimentadas, a construção de dois Centros Sociais, a construção do prédio para o Centro da Juventude e PETI, construção do Velório Municipal, os dois Portais de entrada da cidade já iniciados, as obras para abastecimento de água em cinco comunidades rurais, a construção de um grande posto de saúde na Rua Farmacêutico Aleixinho, já iniciado, o saneamento básico e melhorias nas passagens molhadas e prédios públicos e também a construção de 30 casas no Distrito Santa Rita e na Comunidade do Cajueiro.

TVA2: Todas essas obras já estão com recursos garantidos ou há a possibilidade de algumas “não saírem do papel” neste ano?
SÁVIO TORRES: Olha Tárcio, todas estas obras que falei já têm recursos garantidos ou seja, algumas já estão sendo realizadas e outras serão realizadas em breve . Agora, temos várias outras que estão sendo pleiteadas, a exemplo do asfalto da cidade e da ponte do Rio Pajeú. Estou correndo atrás de recursos, vamos ver se consigo para que essas também possam se tornar realidade.

TVA2: O que você pediu ao governador Eduardo Campos para o Cinqüentenário de Tuparetama?
SÁVIO TORRES: Na audiência que tive com o governador, no dia 13 de março, pedi uma ajuda para realização da festa do cinquentenário e fiz outros pleitos, que ele atendeu de imediato.

TVA2: Na visita de Eduardo Campos na Festa do Cinquentenário haverá espaço para tratar de política também?
SÁVIO TORRES: O convite foi feito para que ele venha prestigiar o município nesta data tão importante. Embora ele tenha agendado a visita, tive agora a pouco a informação de que ele fará uma viagem ao exterior nesta data. Caso venha a Tuparetama é possível que ele trate de política com nosso grupo ou com os demais grupos políticos que o apoiaram, essa será uma decisão do governador e dos seus acessores.

TVA2: Das muitas obras e ações realizadas nestes 7 anos de mandato, quais as que lhe dão maior orgulho e satisfação?
SÁVIO TORRES: Tenho muito prazer em ver as 62 casas de alvenaria substituindo as casas de taipas na zona rural. Algumas delas não tinham a menor condição de moradia digna para um ser humano, e muito menos uma família. Fico feliz em ver as pessoas vendendo e comprando na feira sob a cobertura do Pátio de Eventos, protegidas do sol escaldante da nossa região, e dos eventos lá realizados, que não são mais interrompidos pelas chuvas. Também é muito prazeroso pra mim ver as pessoas andando na passarela com segurança e saber que muitos acidente foram evitados. Fico feliz em ver as crianças na nova creche, um ambiente decente e confortável, proporcionando melhores condições para o início de uma boa educação. Faz-me bem saber que o povo da zona rural tem estradas preparadas para invernos rigorosos, sem prejuízo do direito de ir vir. Não posso deixar de dizer que me dá orgulho ver o hospital equipado com bloco cirúrgico moderno, lavanderia hospitalar, leitos e poltronas confortáveis para acompanhantes, alem de apartamentos com ar-condicionado e revestimento cerâmico.

TVA2: Assim como eu, muitas pessoas acham que você é um político que tem dificuldades de lidar com as críticas ou com opiniões divergentes das suas. Você concorda com esse ponto de vista? Quais tipos de críticas lhe incomodam mais? Por quê?
SÁVIO TORRES: Tárcio, eu acho que todo governante tem o dever de aceitar as criticas, até porque elas nos ajudam a corrigir nossos erros e falhas. Eu sei que não sou perfeito, também cometo minhas faltas. Agora o que não aceito são as injustiças, ou seja, aquele tipo de crítica feita por maldade ou má fé. Posso citar um exemplo bem recente que me deixou muito chateado e magoado: há poucos dias alguém publicou em alguns sites da região que eu não gosto de esportes, que nossa administração não apoia os esportes. Acontece que realmente eu não sou desportista assim como meus antecessores também não eram, mas dou atenção especial a este seguimento. Fizemos uma lista com algumas ações nesta área e assim qualquer pessoa de boa fé pode perceber como essa crítica foi injusta:
1- A Construção da quadra de esportes da Escola José Agostinho, em fase de conclusão.
2- A captação de recursos para a quadra da Escola Francisco Zeferino na Vila Bom Jesus, obra a ser iniciada em breve.
3- Conclusão do Estádio de Futebol, considerado um dos melhores da região, inaugurado com jogo das seleções sub20 do Sport e Santa Cruz.
4- A doação de material desportivo para equipes do município, feito permanentemente.
5- A Realização de campeonatos municipais de futebol e futsal nos últimos 7 anos.
6- Apoio intensivo no JOCIPE com participação de equipes de Tuparetama no Handebol e Futsal.
7- Apoio nas 3 edições da Copa Pajeú de Futebol.
8- Apoio ao selecionado de Tuparetama no campeonato de Patos sub17 e sub20, inclusive jogando com equipes profissionais como Nacional e Esportes.
9- Realização da Copa Pernambuco de Handebol, sediadas nesta cidade em 2011 e 2012.
10- Pintura e conservação do Ginásio de Esportes e da quadra Poliesportiva de Santa Rita.
11- Realização dos jogos escolares da rede municipal.
12- Apoio a equipe de handebol masculino no Campeonato Pernambucano.
13- Transporte gratuito para jogos escolares regionais em Afogados da Ingazeira.
14- Apoio aos jovens desportistas da cidade para testes no Clube Náutico em Recife.
15- Aquisição de ternos esportivas para seleção em 2012.

Mas não é somente este caso, também vejo muita injustiça quando alguém diz que o prefeito faz muitas obras, mas não faz o social. E este é um tipo de crítica que escuto muito. Primeiro eu gostaria de dizer que nos longos expedientes de dou na prefeitura eu atendo a todos sem discriminação e procuro ajudá-los nos mais variados tipos de problemas, me esforçando para que todos saiam satisfeitos e isto já é fazer o social. Mas também, nesta área, mantemos o Programa de Distribuição de Leite para Crianças, com contrapartida do município, distribuindo 240 litros diários, fazemos a doação de enxovais para gestantes e a doção de equipamentos para pessoas com necessidades especiais. Também doamos passagens para Recife e para outras localidades a pessoas carentes em tratamentos de saúde, a doação de exames de vista e óculos, a doação de vários tipos de exames de saúde que só podem ser feitos em clínicas ou consultórios particulares. 

E os programas sociais que implantamos no município? Tuparetama tem a Casa das Juventudes, a Coordenadoria da Mulher, o Centro da Juventude, o Pro-jovem e o PETI, que levamos também para Santa Rita e Logradouro e agora para a Mata Verde. Ainda na área social disponibilizamos advogados para defesa das pessoas carentes, damos auxílio funeral, fazemos doação de documentos e trouxemos várias vezes o Programa Balcão da cidadania com a emissão gratuita de documentos pessoais. E ainda posso citar a construção de 314 banheiros residenciais, substituição de casa de taipas por casa de alvenaria e o programa de troca de geladeiras em parceria com a CELPE, com a distribuição de mais 400 geladeiras de baixo consumo de energia. Esse número é um mérito nosso pois a maioria dos municípios da região não chegou a receber nem 100 geladeiras. Agora me responda, será que tudo isso não é fazer o social? Não tenho razão em ficar chateado quando me criticam dizendo que faço pouco pelo social?

TVA2: Quem você escuta na hora de tomar suas decisões mais importantes ou mais difíceis?
SÁVIO TORRES: Em primeiro lugar peço sempre orientação a Deus, para que Ele me ilumine na hora de tomar decisões necessárias. Em alguns momentos converso com os vereadores da base de apoio. Também a equipe de governo, quando é o caso de assunto referente às suas áreas de trabalho.

TVA2: Você é um prefeito admirado em toda região pela sua capacidade de administrar, de captar recursos e pela quantidade de obras realizadas. Tem ainda um altíssimo índice de aprovação dentro do município. Com isso você já pode considerar sua “missão” cumprida? Era essa sua expectativa quando você assumiu a prefeitura em 2004?
SÁVIO TORRES: Não considero a minha missão política cumprida porque ainda temos muito trabalho até 31 de dezembro, apenas estou consciente que temos feito muito além das condições do município...

TVA2: Sávio, da nova geração, com menos de 40 anos, quem você enxerga como político com potencial, quem você acha que poderia ser, mais adiante, seu sucessor ou seus sucessores políticos naturais?
SÁVIO TORRES: Eu prefiro não citar nomes, mas sei que temos pessoas bem intencionadas e com capacidade de governar o município. Tuparetama conta com muitos jovens com potencial para fazer política de qualidade. Com o tempo eles se revelarão e conquistarão seu espaço naturalmente, isso faz parte do processo.

TVA2: Seu partido e seu grupo já têm uma data definida para anunciar oficialmente os candidatos das eleições deste ano? Quando será?
SÁVIO TORRES: Teremos nossos candidatos lançados na primeira quinzena de maio.

TVA2: Tem muita gente dentro do grupo “pressionando” para ser candidato na chapa majoritária?
SÁVIO TORRES: Como se sabe no nosso grupo temos apenas dois pré-candidatos e os dois concordaram em só tratar deste assunto depois da Festa do Cinquentenário. Com isso nós evitamos precipitações desnecessárias e afinal a história do município é mais importante do que as divergências políticas. Fizemos esse trato para que todos participem sem confundir a Festa do Cinquentenário com campanha eleitoral.

TVA2: Com relação a essa possível coligação com o grupo do ex-prefeito Vitalino Patriota, qual sua posição?
SÁVIO TORRES: Na realidade até o momento não discutimos esse assunto, mas entendo que estamos amadurecendo, eu e Vitalino, no sentido de que não é o melhor para Tuparetama viver trocando acusações. Vivemos num município com tantas dificuldades, o que se precisa é de união para poder fazer cada vez mais.

TVA2: E sobre a nota publicada aqui no blog, com a declaração de Valmir Tunu de que é o candidato do PTB  nas próximas eleições?
SÁVIO TORRES: Olha Tárcio, eu continuo determinado a só tratar desse assunto após a Festa do Cinquentenário. Quando chegar a hora certa vou fazer isso com muita clareza e transparência junto a meu grupo político, ouvindo a todos e procurando a melhor solução sempre tentando o consenso.

TVA2: Por outro lado ouvi muitas pessoas falando que esses banners que foram espalhados na cidade com a foto de Romero ao seu lado seria uma sugestão de que ele é o seu candidato...
SÁVIO TORRES: As pessoas precisam entender e saber separar as coisas. A idéia do vice-prefeito Romero foi homenagear o município na sua data mais importante, até porque ele faz parte do atual governo, é o meu vice, então só pode ser uma foto com nós dois, não é? Entendo que assim como ele muitas outras pessoas podem também manifestar suas homenagens a Tuparetama nesta data. Isso não tem nada a ver com campanha eleitoral.

TVA2: Sávio Torres pensa em candidatar-se novamente a prefeito num futuro próximo?
SÁVIO TORRES: Como diz o ditado “o futuro a Deus pertence”. O meu objetivo é continuar trabalhando intensamente para que no final do ano eu possa dizer a mim mesmo que fiz o máximo e o melhor que pude por minha terra natal. Que no final do meu mandato eu possa dizer que fomos muito além das condições do município, que está, como já disse, entre os que recebem o menor FPM do Brasil.

TVA2: Que conselhos ou recomendações você gostaria de deixar para seu sucessor?
SÁVIO TORRES: Tenho 3 conselhos importantes para qualquer gestor: 1) Acreditar que há um Deus vivo, que pode ajudar sempre. 2) Jamais subestimar sua própria capacidade de realizar. 3) Não desistir dos sonhos e projetos que possam melhorar a qualidade de vida da população. []

21 comentários:

Maicon Herverton disse...

A inteligência é fascinante, parabéns, ótima entrevista. Tanto do entrevistador como do entrevistado.

Hesdras Souto disse...

No discurso tudo é lindo. O Prefeito terminou a entrevista dizendo... para seu sucessor: "Não desistir dos sonhos e projetos que possam melhorar a qualidade de vida da população". Será que ele acredita mesmo que um ASFALTO em Tuparetama vai melhorar a qualidade de vida do povo? Um vez que, além de esquentar e muito a cidade, necessitará de reparos de tempos em tempos.

Outra questão. Quando ele falou no "Social" que vem sendo feito, eu achei mais assistencialismo do que, de fato, uma Assistência Social de verdade, que são coisas totalmente diferentes.

Para terminar, por enquanto, gostaria de saber porque o Busto do 1º Prefeito será o do seu Pai, João Tunú e não o de Severino Souto, o 1º Prefeito de fato e de direito de Tuparetama? Não estaria ele desconsiderando os fatos históricos!?

juninho gomes disse...

primeiramente queria parabenizar ao grande tarcio josé pelo blog.

Bem,uma das declarações feitas pelo prefeito não condizem muito com a realidade, como por exemplo:

Dizer que uma união com Vitalino ou com qualquer outro líder da oposição, é importante para que o município enfrente suas dificuldades, é na verdade uma forma mais suave de dizer que o importante é está no poder, sem oposição e sem criticas se possível

abraço!

Maicon Herverton disse...

Infelizmente vale ressaltar que o capitalismo jamais permitirá que Tuparetama seja uma cidade ideal pra se viver, principalmente com qualidade de vida... Sendo assim, o que foi, está sendo feito e será feito, tudo vale.

CIDADÃO disse...

PORQUE O AMIGO HESDRAS NÃO CONTESTA O CALÇAMENTO QUE SEU AVÔ O SAUDOSO SEVERINO SOUTO FEZ?POR SINAL MUITO BEM FEITO E QUE ELE MESMO TRABALHOU COM OS PRÓPRIOS PUNHOS,ERA MELHOR TER FICADO NO BARRO?AFINAL BARRO ESQUENTA MUITO MENOS QUE PEDRA! E QUE FOI UM GRANDE LUTADOR ENVOLVIDO DE CORPO E ALMA PELA EMANCIPAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO,POR AMOR A ESSA TERRA!OU ERA MELHOR TERMOS CONTINUADO SENDO DISTRITO DE TABIRA? SERIA MUITO MENOS PROBLEMAS PARA QUESTIONARMOS,NÃO ERA?
ISSO CHAMASSE EVOLUÇÃO,TODAS AS CIDADES DESENVOLVIDAS E ORGANIZADAS SÃO ASSIM,PORQUE TUPARETAMA NÃO?
NÃO SOU DO GRUPO DO PREFEITO,MAS TEMOS QUE RECONHECER E AGRADECER TUDO QUE VEM PARA TUPARETAMA,DESDE O SEU AVÔ ATÉ HOJE,VAI SERVI PARA NOSSOS FILHOS,NETOS COMO VOCÊ E OUTRAS GERAÇÕES.
QUE BOBAGEM CONTESTAR SÓ POR CONTESTAR!VAMOS PROCURAR GRANDES COISAS,COMO JOEL!
TÁ FICANDO RIDÍCULO,ORGULHE SEU AVÔ,COMO GRANDE HOMEM QUE FOI PARA NOSSA CIDADE!

CIDADÃO disse...

JÁ IA ESQUECENDO,REALMENTE!SEVERINO SOUTO FOI O PRIMEIRO PREFEITO ELEITO,MAS O PRIMEIRO DA HISTÓRIA FOI JOÃO TUNÚ,NÃO VAMOS SER HIPÓCRITAS!SE FOCEMOS PREFEITOS DA NOSSA CIDADE,DURANTE UMA FESTA DE CINQUENTENÁRIO E O NOSSO PAI TIVESSE SIDO O PRIMEIRO PREFEITO DA HISTÓRIA,NÓS IRIAMOS COLOCAR UM BUSTO DO SEGUNDO PREFEITO??!!

Zé Carlos ex-eleitor de Vitalino disse...

ESSA UNIÃO É LOUVÁVEL PARA OS QUE NÃO QUEREM SAIR DO PODER E OS QUE QUEREM VOLTAR.O POVO TEM QUE DEIXAR DE SER BESTA. MUITOS DESSES QUE SERÃO AGRACIADOS COM ALGUNS CARGOS OU TRABALHOS NÃO PENSAM NAQUELES BESTAS QUE NA ÉPOCA DAS CAMPANHAS AJUNDAM, PATROCINAM, BRIGAM E ATÉ SE ENTRIGAM DOS FAMILIARES POR CAUSA DESSA DOENÇA POLÍTICA DE TUPARETAMA.A POLÍTICA TEM QUE LIBERTAR O POVO. VIVA A UNIÃO DE VALMIR,VITALINO E VANILDA E MAIS 4 ANOS, PERFAZENDO UM TOTAL DE 34 ANOS, FORA A REELEICÃO.É UMA VERGONHA VER UMA COISA DESSAS E É POR QUE VITALINO ACHA QUE O MUNICÍPIO ESTÁ INGOVERNÁVEL E SE NÃO TIVESSE.

Hesdras Souto disse...

É preciso reconhecer algumas coisas. Uma delas é que a evolução é boa, claro, mas devemos primeiro saber o que é evolução. Do barro ao calçamento, é uma evolução, pois com o barro há poeira, há lama e transtornos, inclusive respiratórios. Todavia, sair do calçamento para um ASFALTO é questionável se é uma "evoluação". Enquanto as cidades de 1º mundo estão tentando substituir o asfalto por outro tipo de piso, o 3º mundo, como nós, ainda acha qee o asfalto é uma boa opção.
Amigo, vamos ser franco, você realmente acredita que o asfalto que será construído vai durar 50 anos, como o calçamento que meu avô fez?????????????????

Se você acredita nisso, precisa rever seus conceitos. A temperatura do centro da cidade irá aumentar e muito, ou você não sabe que o pixe absolve calor????????? Ou que asfalto é totalmente IMPERMEÁVEL??????? ou ainda que ele se deforma, dependendo da temperatura??????

Você engana-se quando afirma que eu critico por criticar. Eu critico onde acho que merece um crítica, ou talvez, uma reflexão, como a questão do asfalto e a questão do busto. Em momento algum eu desmereci seu João Tunú, mas quem na verdade foi o 1º Prefeito foi Severino Souto, uma vez que só há prefeito quando há eleição. Os fatos históricos devem ser respeitados, independentes se estão ou não ligados a mim. Essa é minha tarefa como Cidadão.

Agora, VOCÊ, que não tem coragem nem a descência de dizer quem é, deveria dobrar a língua para falar de mim, me mandando orgulhar meu avô. Eu orgulho tanto ele, que jamais tive medo de dizer o que eu penso e sempre me preocupei com Tuparetama. Além disso, nunca me submeti aos caprichos de quem quer que seja só para desfrutar também das benésses do poder, porque sou íntegro.

Por fim, farei novamente outra crítica, e é construtiva, viu?. MELHORE SEU PORTUGUÊS E ORGULHE SEUS PROFESSORES, POIS SUA ESCRITA É RIDÍCULA.

Jacquielle Nóbrega disse...

Não queremos desmerecer a figura ilustre que foi o Sr. João Tunú da Costa, só queríamos que a pessoa de Severino Souto, fosse homenageada de forma merecida, e que como todos sabem foi um homem desbravador que lutou pela emancipação política de sua cidade, até mesmo contra pessoas que hoje fazem parte do poder,lutou pela sua cidade com afinco e dedicação sem obter nada em troca diferente dos políticos atuais, e é claro que nos enquanto familiares e pessoas esclarecidas que somos, diferentes de outros mais, não podíamos assistir a esse circo sem nos pronunciarmos ou nos omitirmos só pra satisfazer o ego de alguns.

Dennis Nascimento disse...

Minha salva de palmas para Sávio. Uma entrevista coerente, com bom posicionamento e sem precipitações.
Respondeu claramente e bem respondido, a todas as questões que estavam em aberto para sociedade ao todo.
E como sempre, soube agir com inteligencia e como um real politico, com dinâmica, diplomacia e perspicácia, principalmente quando questionado em relação ao ex-prefeito. Parabéns Sávio!

Queria ressaltar também as criticas de algumas pessoas diante o fato do busto que será erguido na cidade. Conheço a familia Souto, tenho um imenso respeito e amizade por alguns membros da familia, e também acho que Severino Souto seria digno do busto tanto quanto o outro homenageado. Contanto, acho que alguns membros da familia estão misturando politica com rixa familiar (coisa que os proprios falam ser prejudicial a cidade), isso é perceptivel diante a situação e chega a ser ridiculo de certa parte, usar como argumento a temperatura do calçamento para se justificar, sinceramente vamos ser coerentes?

Seria, de longe, previsivel ressaltar quem seria o homenageado ao busto. A decisão já foi tomada e creio eu que tal discussão será em vão e completamente desnecessária, afinal de contas se fosse pra discutir e fazer questão, que tivessem colocado a boca no trombone antes de tudo ser decidido.

E lembrem-se nem sempre um busto resume as bondades de um homem.

Hesdras Souto disse...

"E lembrem-se nem sempre um busto resume as bondades de um homem".
R- Você tem razão. Talvez uma ESTÁTUA de 25 metros não fosse capaz de resumir a bondade e o caráter de Severino Souto.

"Seria, de longe, previsivel ressaltar quem seria o homenageado ao busto. A decisão já foi tomada..."
R- Realmente, QUEM SABE da história da cidade (que não é seu caso) presumiria quem fosse. A decisão sempre é tomada por uma única pessoa.

Para qu você entenda melhor.

1 - Nunca houve rixa familiar,(procure saber mais). Nossa famílias sempre se deram muito bem.

2 - Apenas creio que o busto deveria ser de Severio Souto, ou também um Busto dele.

3 - Quem tá sendo incoerente é você. Fiz uma crítica, à parte da questão do busto, sobre o projeto de alfaltar Tuparetama, que creio e provo ser uma péssima idéia.

"Ridículo" é opinar sem ter conhecimento de causa e mais "ridículo" ainda é bater palmas com os olhos fechados!!!

Dennis Nascimento disse...

Caso você não entendeu, a ultima frase do meu comentário foi positiva, e eu também acho que nem uma estatua de 25m seria capaz de retratar a bondade de seu parente.

Outra coisa, entenda bem, use o seu alto grau de intelecto para interpretar melhor as palavras dita, eu não disse que as família nunca se deram bem, apenas que vem tendo um conflito devido a esse busto, talvez eu tenha me expressado mal, mas ouve má interpretação.

Além do mais eu também acho que seria digno 2 bustos.

E já que você conhece tão bem a historia do município tão quantos outras pessoas, a ponto de duvidar do conhecimento de tais outras, creio eu que você está perdendo tempo fazendo tempestade em copo d'agua.

E sobre o 'ridiculo' que eu citei não foi sobre o que vc rebateu, e sim sobre o seu comentário em relação a temperatura que calçamento recebe.

E quero ressaltar novamente o que eu deixei em negrito no outro comentário:
Conheço a familia Souto, tenho um imenso respeito e amizade por muitos membros da família, e também acho que Severino Souto seria digno do busto tanto quanto o outro homenageado.

Quero ressaltar mais outras 2 coisas:
• Quando falei "Seria, de longe, previsivel ressaltar quem seria o homenageado ao busto." eu me referi devido o homenageado ser parente do prefeito da atual gestão.

Outra coisa, não quero dar continuidade a isso até porque não fiz disso uma discussão só expus meu ponto de vista, nem muito menos quero isso em rede social, até porque comentei aqui, lerei aqui.

Ah e mais ridículo ainda é atirar pedras de olhos fechados, fica a dica.

Obrigado.

Anônimo disse...

O POVO PRA COMENTAR BESTEIRA....
AI AI....


PERAIIII, CALMA....

VAMOS PRA FESTA DE TUPARETAMA, ESQUECE FALAR DA VIDA DE SÁVIO, VITALINO, DIÓGENES E GEORGE E ETC...

VAMOS PRA FESTA PESSOAL, POLÍTICA É EM OUTUBRO..

PARABÉNS SÁVIO, PARABÉNS VITALINO, PARABÉNS GEORGE, PARABÉNS FUTURO VEREADOR DIÓGENES, PARABÉNS TUPARETAMA POR TER GENTE PARA LUTAR PO ELA, PARABÉNS TÁRCIO OLIVEIRA PELA CULTURA, PARABÉNS AMIGOS TUPARETAMENSSES. XÔ CRITICADORES SEM FUNDAMENTOS....

Hesdras Souto disse...

Então pelo visto está havendo equívoco das 2 partes. Eu entendi perfeitamente o que você falou na última frase. Concordei com vc inclusive, apenas usei o exemplo para falar de meu avô!

Sobre..""Seria, de longe, previsivel ressaltar quem seria o homenageado ao busto." eu me referi devido o homenageado ser parente do prefeito da atual gestão"". Mesmo sabendo que o atual prefeito é filho do prefeito nomeado, não só eu, mas muitas e mutias pessoas não imaginariam que realmente fosse um busto de João Tunú, ou APENAS dele.

- Sobre o calçamento, Dennis, eu realmente não creio que seja uma cosia boa para a cidade. Sávio ter calçado muitas ruas na cidade foi uma coisa muito boa e merece elogio sobre isso. Agora, ASFALTAR não é uma uma boa idéia. Mas vamos encerrar isso por aqui.

Obrigado pelo elogio ou pela ironia: "alto grau de intelecto"!

P.S: Apedrejar nunca foi uma atitude nobre, expor as idéias sim! Assim como vez fez e merece todo o respeito!

Graça Sousa disse...

Tuparetama nunca mais terá um Sávio Torres, o futebol nunca mais terá um pelé, o fórró nunca mais terá um Luiz Gonzaga, a fórmula 1 nunca mais terá um Senna, a nossa paróquia nunca mais terá um Pe. Claudevan, a música romântica nunca mais terá um Roberto Carlos e o Brasil nunca mais terá um LUUUUUUUUUUULA. E pra fechar com chave de ouro, nós nunca mais veremos uma cocada de leite que mãe fazia e um doce de leite que madrinha Ana de Chico Fernandes fazia tambem e tão bem, depois de tudo isso saudade não mata não, por que se matasse..............
Bjus pra todos nós Tuparetamenses que juntos faremos tambem cinquenta anos de história, não direto, mas indiretamente vc jovem pode não está fazendo 50 anos junto com Tuparetama, mas seus pais, avós e etc. BEIJÃO

ROBERTO MEDEIROS disse...

UM ROBERTO CARLOS E UM PELE CONCORDO, MAS UM SÁVIO,NÃO!
NA ÉPOCA DE PEDRO FOI UM MITO,CONSTRUIU TUPARETAMA!
VITAL REVOLUCIONOU A SAÚDE E A ASSISTÊNCIA SOCIAL DIRETA,COM SUA ESPOSA,TAMBÉM MUITAS OBRAS,MAS COM MENOS CARNAVAIS DE INAUGURAÇÃO!
VEIO SÁVIO,COM MUITA VAIDADE NO QUE FAZ E BOM GOSTO,APROVEITANDO BEM SUA ÉPOCA COM MUITO MAIS RECURSOS E ÓTIMOS GOVERNOS,LULA,DILMA E EDUARDO,TAMBÉM ESTÁ CONSTRUINDO MUITO,JUNTANDO OS GOVERNOS E O GOVERNO DELE COM OS ADJETIVOS QUE JÁ LHE DEI = UM GOVERNO QUE CHAMA MAIS ATENÇÃO,NÃO MAIS NEM MENOS QUE OS DE PEDRO OU VITAL.
AGORA VOU DORMI E DEIXAR MINHA PRIMA TAMBÉM.

PAULO SOUSA disse...

Graça vc disse a verdade sem demagogias e quando o novo prefeito entrar, vai encontrar uma cidade totalmente extruturada, pena q pessoas que já se foram ñ estejam presentes nesta grande festa, como meus pais MANOELZINHO BENEDITO E CELINA NOGUEIRA e meus tios e tias q tanto amaram essa cidade e contribuiram como tantos outros com nossa tuparetama e ñ se encontram com-nosco, mas quando tudo estiver acontecendo nossos pensamentos estarão interligados com eles onde quer q eles estejam, vamos nos dar as mãos e esquecer rancores q ñ leva a nada só discordis e intrigas...

Anônimo disse...

Esse Roberto Medeiros falou certo, Professor Vitalino fez muito sem todos os recursos atuais, Savio tem seus méritos, que é ir buscar recursos,mais com a vantagem de ir buscar e realmente existir a verba, soete a dele, já os outros , tambem iam buscar , mais aí é onde está a diferença, ir buscar onde não tem,vendo desta maneira Vitalino foi uma fera, fez e muito com tão pouco apoio, quem discordar desta versão, desconhece a verdade, assim podemos falar não existe outro Vitalino, pode até existir mais acredito que não entrou na vida política ainda, espero que entre.

ELEITOR QUE MORA FORA... disse...

caro amigo dennis estou vendo que voce é uma pessoa que conhece bem a historia de tuparetama e como estamos vivenciando um momento politico queria saber de voce quem voce acharia que deveria ser o candidato a prefeito apoiado por SAVIO TORRES? temos hoje dois nome ;ROMERO PERAZZO E VALMIR TUNÚ.ABRAÇO E ESPERO QUE VOCE COMO CONHECEDOR DA HISTORIA DE NOSSA TERRA RESPONDA ESSA PERGUNTA SEM PUXAR SACO DE NINGUEM APENAS SEJA REALISTA ABRAÇO..

Dennis Nascimento disse...

Caro ELEITOR QUE MORA FORA, sou apolitico, apenas comentei a postura do prefeito diante a entrevista, porem espero que os eleitores não coligados parem de se deixar influenciar por esse velho pensamento de simplesmente votar em quem o prefeito apoiar sem nem ao menos ouvir propostas. Creio que a sociedade deve 'abrir os ouvidos' e avaliar qualquer candidato de qualquer partido, afinal de contas esse é o momento oportuno para que a politica Tuparetamense mude de vez ou acabe com essa monotonia. Abraço e desculpas por não responder objetivamente a sua pergunta.

RITA DE CÁSSIA disse...

BOM, TENHO QUE RECONHECER QUE ELE É UM PREFEITO DE OBRAS E MUITAS OBRAS, TUPARETAMA HOJE ESTA MUITO DIFERENTE EM RELAÇÃO A UM PERÍODO CURTO DE TEMPO, MAIS QUERO SALIENTAR QUE FALA-SE MUITO EM PAVIMENTAÇÃO E ESQUECEM DO SANEAMENTO BÁSICO, ISTO AINDA ESTÁ DEIXANDO MUITO A DESEJAR, GOSTARIA DE SABER O POR QUE DE NÃO HAVER ESSE INVESTIMENTO, É POR FALTA DE RECURSOS, NÃO HÁ PROJETOS PARA ESSA FINALIDADE??

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...