17.5.12

PROTESTO DE TUPARETAMENSES SEM ÁGUA NA VISITA DO GOVERNADOR


Moradores do Bairro Bom Jesus (Tuparetama) se organizaram com cartazes e com amostra da água que está sendo consumida na localidade e foram para um encontro com o Governador Eduardo Campos durante sua visita em Riacho do Meio (São José do Egito) na tarde de hoje, 17 de maio de 2012. 

Nos Bairros Bom Jesus, Santa Maria, São João e na chamada "parte alta" da cidade a situação já está  em estado de calamidade por falta d’água. Algumas ruas dessas localidades estão ha mais de 28 dias sem água. 

Segundo nos informaram os funcionários do escritório local da Compesa, o agravamento dessa situação se deu a partir de uma série de problemas que foram se acumulando ao longo dos dias, neste ano:  a falta de chuvas, o fim da água na Barragem do Bom Sucesso (que abastece a cidade), a falta de manutenção da adutora que leva água da barragem do Rosário para a cidade de Tuparetama (reduzindo a quantidade de água que chega aos reservatórios de distribuição da Compesa) e o defeito na bomba da estação de Bom Sucesso (são duas bombas responsáveis pelo envio de água para a cidade e dessas duas uma estava quebrada ha dois anos!). 

Em resumo, o descaso da gerência regional da Compesa é a causa da falta de abastecimento na cidade, pois água para distribuir, há.  E é bom salientar que a escritório local da Compesa tem feito tudo que pode para resolver a situação, mas na maior parte das vezes as decisões e soluções cabem à gerência regional.  Este blog teve acesso a e-mails enviados pelos funcionários locais para a gerência, noticiando os problemas e pedindo agilidade desde outubro de 2011. Sem respostas.

No encontro com o governador Eduardo Campos nesta quinta-feira os moradores levaram numa garrafa  amostra da água que estão usando (veja vídeo), comprada em carros-pipa e apanhada no "açude do governo" (antigo açude de abastecimento, a 3 km do Bairro São João), em colapso também.  Com cartazes, denunciaram a omissão da Compesa. Um grupo de moradoras conseguiu falar com o governador que, segundo elas, ficou indignado com a situação e prometeu tomar providências imediatas junto à Compesa. Vamos aguardar para ver no que vai dar.






[Fotos e vídeos cedidos por Ivanilda Rodrigues Bezerra ]


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...