4.6.12

50 ANOS DE POLÍTICA EM TUPARETAMA

Texto escrito por:
Iago Siqueira, Lívia Pessoa, Maria Eduarda Nunes e Pedro Henrique.

Alunos da 8º série da Escola Estadual Ernesto De Souza Leite.

Trabalho de Língua Portuguesa 
Profª. Silvana de Siqueira Souza Leite









         Tuparetama foi emancipada no dia 11 de abril de 1962. Foi assinado um decreto pelo governo do estado elevando a vila ao estado de cidade. João Tunú da Costa foi nomeado por Dr. Cid Sampaio para ser o primeiro prefeito da cidade. Nove meses depois veio a primeira eleição que elegeu o Sr. Severino Souto de Siqueira como o primeiro prefeito eleito, do novo município. 

     Cinquenta anos depois o cenário político de Tuparetama mudou. Em entrevista com alguns representantes da política local, colhemos as seguintes opiniões: 

      “Nas primeiras eleições, os eleitores entravam na cabine pensando em eleger um prefeito que proporcionasse o melhor para a cidade, mas infelizmente hoje em dia já é uma regra da maioria dos eleitores votarem por dinheiro” diz Vitalino Patriota e acrescenta “eu vejo os empresários investindo alto nas campanhas, gastando fortunas para se eleger e nós sabemos que tudo o que eles gastam, gastam em excesso, vão procurar uma forma de tirar da sociedade, eu vi isso acontecer a partir do ano de 2000, quando observei que estava ocorrendo algumas mudanças na condução da política partidária na condução do reconhecimento de humanização na atenção a pobreza, no caso da saúde, da ação social e outros, por essas mudanças eu Vitalino Patriota já disse muitas vezes que não sou mais candidato, não quero mais mexer com isso, eu prefiro criticar, criticar com fundamentalismo e com lógica política”. 

       “A política de Tuparetama sempre teve uma peculiaridade muito grande, porque as coisas só acontecem de ultima hora. A política da cidade sempre foi organizada, mas eu acredito que antigamente existia mais respeito, hoje eu vejo que essa questão de respeito foi deixada de lado. E existia também a questão partidária, quem era do partido, defendia aquelas idéias mesmo se elas estivessem erradas”, diz Deva Pessoa.  []


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...