¹

22.8.12

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2012: ENTREVISTA COM O CANDIDATO DANILO DO PT


Dando sequência às entrevistas com os candidatos a vereador de Tuparetama, trazemos a nossa conversa com o jovem candidato Danilo Augusto, também conhecido como Danilo do PT, já entrevistado por este blog quando ainda pre-candidato:


TVA: Danilo, não tem como começar esta entrevista sem falar no assunto da reviravolta do PT local, com a adesão de vocês à Coligação Frente Popular por Tuparetama. O PT foi o primeiro partido a declarar apoio ao pré-candidato Valmir, antes mesmo dele ser referendado. Por que e como se deu essa mudança, de Valmir para Dêva? 
Danilo: Tarcio, é bom lembrar que no PT - o partido do nosso ex- presidente da república LULA e nossa atual presidenta DILMA - todas as decisões passam pelo crivo do Diretório.  É ele o responsável por algumas decisões que não podem ser tomadas pelos filiados e esta decisão de apoiar a candidatura de Dêva e de indicar o companheiro Ivaí Cavalcante para vice-prefeito foi aprovada por todos os membros do Diretório. As explicações foram dadas à população e isto é um acontecimento superado, o momento agora é outro,  estamos com Dêva e vamos à vitória.

TVA: Você e Ivai Cavalcante ocupavam cargos de confiança na administração municipal. Muitas pessoas ainda hoje julgam que vocês agiram precipitadamente ou numa espécie de loucura, afinal, segundo argumentam, ficaram sem emprego e no prejuízo financeiro. Já ouviram este tipo de crítica? Como reagem a elas? 
Danilo: Posso lhe dizer, Tárcio, que nossa decisão foi tomada pensando no melhor para nossa cidade e tomada pelo coletivo tanto do PT como o PCdo B, partido de Ivaí.  Há um provérbio na Bíblia que diz que o bom nome é melhor que as muitas riquezas. Nossa decisão foi apoiada por grande parte da população e as críticas que surgiram eu entendo como o desejo daqueles que preferiam nossa permanência lá. 

TVA: Você se sente confortável na oposição? Já bateu algum arrependimento? 
Danilo: Refleti muito pra tomar esta decisão e estou pronto pra gozar das consequências boas e ruins. Me sinto bem na Frente Popular.  Não terei muito tempo pra conviver na oposição pois logo, logo, seremos situação.

TVA: Como está o PT agora? Antes o partido passava por crises internas e vivia uma espécie de racha. Isso mudou ou continua? 
Danilo: A Democracia interna do PT nos proporciona momentos de calorosos debates, mas sempre chegamos a um denominador comum.  Foi assim em 2008 está sendo agora em 2012, com uma adesão um pouco maior. O momento atual no PT é de unidade politica.

TVA: Você tem muitos votos entre os evangélicos? Como está o apoio dos seus irmãos de credo, com sua ida para a oposição? Parece-me que a maioria dos evangélicos apóia o prefeito Sávio Torres... 
Danilo: Olha Tárcio, é bom que se diga que nenhum evangélico deve votar em alguém só porque é evangélico, os evangélicos devem analisar todos os candidatos e discernir se os candidatos são pessoas lúcidas e comprometidas com as causas da justiça e da verdade.  Tenho recebido o apoio de boa parte dos meus irmãos de fé, apesar das denominações religiosas não tomarem posição oficial.  Tenho votos em todas elas, inclusive de alguns Pastores, dentre os quais destaco o Pasto Alfredo. Por questões de ética não posso citar outros.

TVA: Você faz parte do grupo de candidatos jovens cujas campanhas pretendem trazer renovação no legislativo municipal. Que tipo de renovação você gostaria de trazer para a câmara e para a política de Tuparetama? 
Danilo: É importante lembrar que se eu for eleito, não será a câmara que irá se adaptar a mim, mas eu que devo me adaptar ao sistema da Casa que tem seu regimento interno, existe a LRF-Lei de responsabilidade Fiscal, a Lei orgânica do munícipio e outros documentos que um vereador deve ter contato para pode legislar corretamente, então a renovação que pretendo trazer começa na condução do meu mandato usando uma ferramenta chamada "Plenária de Base".  Essa plenária acontecerá a cada trimestre nas comunidades e nos bairros, prestando contas das ações do meu mandato. 
Como vereador irei propor a implantação de políticas públicas que enfrentem os problemas sociais e econômicas do nosso município. Quero estar em contato permanente com os movimentos sociais e culturais organizados da nossa cidade e estar levando à Câmara as necessidades de todas as camadas da população, em especial as mais simples e sofridas.  Por tudo isso eu acredito que uma Renovação é necessária.  Se essa renovação será  total ou parcial quem vai dizer é as urnas.

TVA: Quantas vezes você foi candidato a vereador? Que diferenças você está sentindo agora em relação às outras campanhas anteriores? 
Danilo: Esta é a segunda vez que o meu partido me indica como candidato a vereador. As diferenças são poucas, mas são significativas: existe uma diferença positiva, pois boa parte do povo está exigindo mais qualificação do seu candidato quer saber suas idéias assim como analisam sua história. Uma diferença negativa é o aumento da venda de votos, percebe-se que  muitos eleitores querem primeiro saber o que você tem pra oferecer financeiramente para depois se comprometerem com você. Mas isto não me intimida estou na luta pelo voto consciente e creio que desta vez vou colher os votos necessários pra ser eleito. 

Danilo com seus candidatos majoritários, Dêva e Ivaí
TVA: O que amadureceu no político Danilo, depois de todos esses anos envolvido na política local? 
Danilo: Tárcio,  tem três coisas que me ajudaram a amadurecer politicamente:  o tempo, o sofrimento e a reflexão.  Não tem como ser o mesmo Danilo depois desses anos na política.  Comecei na política estudantil como presidente de grêmios e de entidades de estudantes secundaristas.  Daí ingressei na politica partidária como militante - aos 14 anos iniciei minha militância politica no PT -  depois fui presidente do partido, aos 19 anos de idade e candidato candidato aos 20 anos.  
As experiências adversas que passei com pessoas ou com “práticas” foram importantes também para um amadurecimento sobre a realidade política local. Hoje reflito sobre cada situação que passei e que passo, e percebo um Danilo mais pé no chão, centrado. Posso dizer que ainda há muito para aprender, a estrada é longa.

TVA: Sua entrevista anterior para o blog rendeu muitos comentários e causou algumas polêmicas. Você repensou alguns dos assuntos tratados na entrevista? Você mudaria alguma coisa do que você falou antes ou gostaria de complementar/esclarecer algum assunto anterior? 
Danilo:  Olha Tárcio,  a entrevista que dei foi em um momento, hoje estamos em outro totalmente diverso. Acredito que minhas atitudes já refletem a mudança de algumas coisas que falei.

TVA: Quais são os planos de ação para seu trabalho como vereador? Pode citar algumas propostas que você se compromete em defender na câmara? 
Danilo: Sei que vereador não é executor, é Legislador.  E que também fiscaliza, propõe, cria leis e outras coisas mais. Mas o vereador pode encampar algumas lutas em beneficio do povo.  Uma destas será a implantação da Casa do Estudante de Tuparetama no Recife ou em Serra Talhada. Sei que será uma luta onde pretendo envolver a Juventude da nossa cidade. Tenho também como proposta a implantação do Estatuto do Idoso destinado a regular os direitos assegurados às pessoas de idade, e de dispor de seus direitos fundamentais e de cidadania, bem como a assistência judiciária, também voltar-se para sua vigilância e de defesa, por meio de instituições públicas. Entendo que o Orçamento Participativo é importante para a comunidade,  através do qual iremos retirar as decisões discutidas democraticamente e que apresentam as prioridades estruturais do nosso município. Precisamos do Estatuto da Juventude, que garanta os direitos fundamentais da nossa juventude. 
Mas lembro que estas ações serão apresentadas depois de discutidas com toda sociedade. Sei que existem problemas sérios afetando nossa Juventude e quero, junto com os jovens e com a participação também do executivo, discutir e propor saídas para enfrentar essas questões. 
Vamos fiscalizar a aplicação dos recursos orçamentários do munícipio para que cheguem de fato à população. Como vereador quero fiscalizar e lutar por Educação, Saúde,Cultura e Assistência Social para todos e de qualidade. Estas são algumas das propostas que defenderei como vereador, para isso Tárcio dependo do voto de todos os tuparetamenses.

TVA: Você é pobre, financeiramente falando, e representa um partido pequeno (a nível local). Como é que se faz uma campanha sem dinheiro? 
Danilo: Nossa campanha é feita com imensas dificuldades.  Não faço parte de família de renome, muitas vezes me falta até um transporte para fazer minha visitas. Estou desempregado, a maioria dos membros ativos do PT também não possuem renda, mas com algumas doações que recebemos dos amigos e correligionários conseguimos fazer o mínimo necessário.  Graças a Deus temos uma militância aguerrida liderada por Jonas de Melo, vice-presidente do PT. Essa militância é voluntária, aprendemos a defender nossos ideais sem receber dinheiro para isso, sempre digo que somos o PT de 1980, estamos conscientes das dificuldades.  Sabemos que muitos candidatos dispõem de estruturas grandiosas, mas talvez não tenham o apoio popular como nós temos. Tenho recebido muitas demonstrações de carinho e de admiração das pessoas, pela nossa luta e coragem.  Vamos explorar bastante o nosso tempo no guia-eleitoral que teve início nesta semana. Mas acredito que vale a pena todo esse sacrifício e toda luta. Guardo comigo a frase de um irmão que diz: "Quanto maior a luta, maior é a vitória". Uns confiam na força do dinheiro pra vencer, eu confio em Deus e acredito na consciência das pessoas de bem. 

Ficha do candidato Danilo, no site do TRE


TVA: Alguém do PT, de expressão estadual, virá a Tuparetama neste período para apoiar sua campanha e seu candidato Dêva? 
Danilo: Sim. Recebi a informação que nosso Deputado Manoel Santos, também conhecido como Manoel da CONTAG virá a Tuparetama apoiar nossa candidatura e a dos companheiros Dêva e Ivaí. Assim como o presidente da CUT-PE (Central Única dos Trabalhadores), o companheiro Carlos Verás. Aqueles que não puderem estar aqui participarão da campanha através do guia eleitoral, como fará o nosso presidente estadual e Deputado Federal Pedro Eugênio.

TVA: O que o eleitor pode esperar de Danilo, elegendo-o como vereador? 
Danilo: Um vereador de muita garra, força e coragem para desempenhar seu papel.  Um vereador amigo do povo, em contato direto com todas as camadas da população. Tenho plena consciência das limitações de um vereador, mas quero citar meu lema de campanha “Juntos nós podemos mais” e para que estas idéias entrem em ação é necessário que você que lê esta entrevista no dia 7 de outubro me leve a mais uma etapa deste processo votando 13333. Não sou apenas um novo nome, tenho uma nova politica para Tuparetama. Aqueles que desejarem conhecer mais das nossas propostas, me procurem, estou à disposição de todos para ouvir e apresentar as propostas.  Fé em Deus e vamos a vitória!

TVA: Danilo, muito obrigado pela entrevista. Desejo a você sucesso nesta campanha. 
Danilo: Agradeço a você e aos leitores do blog a oportunidade de mostrar um pouco mais de mim. 

7 comentários:

APARECIDA disse...

DANILINHO ESTÁ DE PARABÉNS !!!! MERECE MEU VOTO.

JULINHO DO BAIRRO SÃO JOÃO disse...

Demorou 07 anos para dizer que a gestão que comanda Tuparetama não corresponde às suas expectativas, não pactuando com o governo que tanto lhe deu apoio e emprego. Porque?

Anônimo disse...

valeú Danilo estou com vc.



maria das graças da vila bom jesus!

Francisco de Assis Gonzaga disse...

Nossa Tuparetama Precisa de um Jovem assim preparado de muita capacidade... eu não ia votar com vc mais vejo nos comicios e no guia eleitoral que vc merece ser um vereador a partir de hoje estou com vc também

Cícero da Vila disse...

Esse tá fora acho ele meio alucinado,meio maluquinho...

Mário Mendes disse...

Ele (Danilo)não tem responsabilidade nem nos cargos que o prefeito deu a ele oito anos,foi testado em vários setores,não deu conta de nenhum ou melhor não comparecia,só enrolou,por isso não voto nele.Dá chance a quem tem compromisso.

Anônimo disse...

Muito bem Danilo..estamos juntos nessa luta...Vc tem potencial de chegar onde sonha e mostrar a força da juventude na política!!!


Wesley Samuel Cordeiro Pereira( filho de Dinha do bolo)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...