¹

23.8.12

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2012: ENTREVISTA COM O CANDIDATO EXPEDITO MARQUES

Dono de uma extensa trajetória política, o candidato a vereador Expedito Marques é o recordista em número de mandatos como legislador do município. De oratória fluente e posições firmes, Expedito é reconhecido também pelo seu estilo à moda antiga de fazer política, em que prevalecem valores como fidelidade partidária, respeito à palavra dada e verdade "doa a quem doer". Vamos à entrevista:

TVA: Expedito, certamente você é o candidato a vereador com o mais extenso currículo político de todos. Você pode nos fazer um resumo de sua trajetória política? 
Expedito: Fui candidato ao cargo de vereador a 1ª vez em 1966, no governo de Elias Pessoa, tive 40 votos ficando na 1ª suplência. Logo após 4 anos veio um mandato tampão, conseguindo o dobro dos votos, aí começou de fato e de direito a minha história política. Mesmo sendo oposição só adotava a sistemática com várias aprovações. 
Em seguida veio a eleição de Antônio Bolinha para prefeito e eu fui o segundo vereador mais votado, com 228 votos. Seguiu-se mais um mandato meu como vereador, na 2ª eleição do prefeito Tilia (Elias Pessoa). Também fui vereador nos 1º e 2º mandatos de Pedro Tunu, no 1º mandato de Vitalino e ocupei o cargo de vice-prefeito na sua 2ª gestão. Dei uma pausa pensando em me afastar definitivamente da vida política mas não consegui. Resolvi disputar mais um mandato perfazendo assim o oitavo em minha história de vida. 

TVA: Você não acha que já é hora de se aposentar da vida política? 
Expedito: Acho que não é tempo de deixar a política, pois faço parte da tripulação deste grupo (base aliada do prefeito Sávio Torres), estamos todos a bordo de um Navio. Sabemos que a lei da disciplina e a necessidade da boa navegação não permite que os verdadeiros tripulantes abandonem a embarcação enquanto existir sobreviventes. E eu faço parte destes sobreviventes. 

TVA: Você foi o secretário de Obras do prefeito Sávio Torres nestes 4 anos de mandato. Certamente é uma das secretarias com mais atribuições, pois Sávio faz uma administração com recorde de construções. Como foi esta experiência de trabalhar com Sávio? 
Expedito: Tem sido uma experiência muito valiosa em minha vida fazer parte deste governo de Sávio Torres. Foi como se eu fizesse uma “faculdade”. Aprendi muito nestes anos como Secretário de Obras e Urbanismo e sinto-me ainda mais seguro sobre o que fazer ao sentar-me numa cadeira de vereador. Tenho orgulho deste trabalho que só aumentou minha contribuição e minha dedicação com responsabilidade e com perseverança em benefício da minha querida Tuparetama. 

TVA: Que tipo de contribuição você acredita que ainda pode trazer para a câmara de vereadores e para a política de Tuparetama? 
Expedito: Olha Tárcio, eu acho que ainda posso contribuir muito. Quer saber como? Com toda experiência que tenho, com todas as contribuições recentes através do meu trabalho, acredito mesmo que não vou precisar de professor para me conduzir na tarefa de fazer minha querida Tuparetama crescer ainda mais.

TVA: Como você definiria o seu estilo de atuação como vereador? 
Expedito: Bem Tárcio, posso resumir meu estilo dizendo que procuro agir segundo meus conhecimentos e me guiando dentro da Lei. 

TVA: Como você avalia estas primeiras semanas de campanha sua e do seu candidato a prefeito Valmir Tunu? 
Expedito: Avalio como duas aeronaves que antes de decolarem primeiro aquecem suas turbinas. Foi o que fez o grupo de Valmir Tunu neste 1º mês. 

TVA: Que propostas você acha que os candidatos a prefeito e vereador devem fazer para os eleitores de Tuparetama? 
Expedito: Tárcio, as propostas dependem de cada um. Mas as propostas que se fizer ao eleitor, cada candidato deve se esforçar para validá-las.

TVA: Quais são, a seu ver,  as ações que devem ser realizadas na próxima administração municipal? 
Expedito: Eu entendo que das ações que devem ser realizadas na próxima administração, a principal é dar continuidade ao governo que vem sendo realizado no município e investir principalmente em saúde, educação e promoção da cidadania. 

TVA: Você já foi vice-prefeito do município, na gestão de Vitalino Patriota. Como você vê essa possibilidade de reaproximação do seu grupo político com a família Patriota, você é favorável? Essa nova união é possível? 
Expedito: Meu amigo, em política tudo é possível. 

TVA: Quem foram os grandes vereadores da história de Tuparetama? Você pode nos citar alguns nomes e dizer por que? 
Expedito: Veja bem, todos os vereadores de Tuparetama foram antes de tudo grandes sofredores. Não tinham as facilidades de hoje, das parcerias com governos e verba própria. Então acho que a seu modo e dentro de suas limitações cada um foi Grande e deu sua contribuição para o crescimento do município. 

TVA: Por sua experiência em campanhas eleitorais, quanto você acha que um candidato a vereador deverá gastar, em média, nesta campanha atual, para ter chances de se eleger? 
Expedito: Eu acredito que a eleição de um vereador depende muito mais dos seus serviços prestados. Sei que há gastos com material de campanha como panfletos, carro de som, faixas e bandeiras, mas o dinheiro só serve para esse tipo de despesas e aí depende das condições financeiras de cada um, não tem como estimar uma quantia. O que posso afirmar é que nenhum candidato sério faz compra de votos, isso eu sou totalmente contra. 

Ficha do candidato Expedito Marques no site do TRE


TVA: Como está a campanha política na zona rural, em especial no Cajueiro e Santa Rita, comunidades onde você sempre foi bem votado? 
Expedito: Está aquecendo-se para decolar. 

TVA: Como produtor rural e associativista, me fale da situação atual das famílias rurais com relação a esta estiagem. O que está sendo feito a nível de governo municipal e estadual? Que outras ações precisam ser feitas de imediato? 
Expedito: Tárcio, a situação não é nada boa. Os agricultores estão perdendo grande parte dos seus rebanhos por falta de alimentação e água. Estamos à espera de milho da CONAB que segundo os representantes do governo estadual ainda não veio porque o produto está em falta no mercado. Quanto às ações necessárias eu acho que além dos poços que já se encontram perfurados é necessário a abertura de mais poços artesianos e amazonas, com a oferta de água tanto para o consumo humano quanto dos seus animais. De uma coisa eu tenho certeza: precisamos fazer mais esforços para atender o homem do campo e suas famílias. 

TVA: O que o eleitor pode esperar de Expedito, elegendo-o como vereador? 
Expedito: Pode contar um vereador muito experiente e cada vez mais preparado, principalmente agora depois da contribuição que deu aos oito anos do governo do prefeito Sávio Torres. 

TVA: Expedito, muito obrigado pela entrevista. Desejo boa sorte e sucesso na sua campanha.
Expedito: Eu que agradeço. Estou à sua disposição e à disposição dos eleitores de Tuparetama, sempre que precisarem. 

3 comentários:

Graça Sousa disse...

PARABENS Expedito, aqui só precisaria de três vereadores assim.

Anônimo disse...

PARABENS MEU QUERIDO PAI QUE DEUS O ABENÇOE SEM DUVIDA O MAIS EXPERIENTE
ORGULHO DE SER SUA FILHA ORGULHO DE SER FILHA DE TUPARETAMA.
UM ABRAÇO QUERIDO AMIGO TARCIO.


DOLORES MARQUES

Junior sousa andrada disse...

Moro em são paulo á 28 anos e sempre acompanhei os movimentos politicos de Tuparetama, e sempre vi a figura deste baluarte estampada em todos os movimentos, Expedito é um homem honrado e sério, pena que como um soldado nunca subiu de posto, deram pouca chance a Expedito nunca teve o direito de disputa uma vaga no execultivo, porque? não vou me prolongar porque Expedito dispensa comentarios sobre sua carreira politica, tem defeito tem, tem méritos tem, e quem não tem defeito que atire a primeira pedra, eu acho meu querido Expedito, que vc passou muito tempo defendendo uma bandeira como muitos outros e essa bandeira nunca foi capaz de te abrigar do frio, tão pouco do sol ardente deste sertão, o tempo passou e vc não vil, mas posso te garantir que vc vai deixar um legado pra futuras gerações que quiserem entrar no mundo da politica. < um abraço força e fé>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...