¹

1.9.12

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2012: ENTREVISTA COM IDELBRANDO VALDEVINO

Neto do ex-vereador Firmo Damião, Idelbrando Valdevino deu continuidade ao seu legado na política de Tuparetama. 

Com seu jeito peculiar de trabalho, misturando paciência, simplicidade e assistencialismo com atenção especial aos problemas de saúde das pessoas mais carentes, Idelbrando vem crescendo em popularidade e aceitação como político. Vamos conferir nossa conversa para este blog: 

TVA: Idelbrando, vamos começar falando sobre sua experiência como vereador? Como tem sido estes 4 anos de mandato? Fale-nos sobre eles e seus trabalhos.
Idelbrando: Antes, meus cumprimentos com orgulho, amigo Tárcio José, parabéns pela iniciativa e obrigado pela oportunidade de poder expor minhas ideias e sentimentos; cumprimento atencioso aos leitores e a todos meus conterrâneos. 
Apesar de meu avô, eterno Firmo Damião, ter trilhado caminhos políticos, não havia me percebido político, quando, por artimanha do destino, fui convidado de última hora, para completar o time dos candidatos do pleito passado. Foi quando para minha surpresa e mais ainda de muitos, meu nome constava na lista dos possíveis eleitos e consequentemente eleito. 
Começava o desafio, pouco experiente como legislador, mas muito experiente nas ações com a saúde, nas ações de encorajamento, de confiança, emprestando meu colo de amizade, quando por exigência da população precisei continuar na ambulância, aonde venho me desdobrando para atender a cada um da melhor forma possível. Aos poucos fui me percebendo político (da minha maneira), vivenciando a política que acredito: para o povo, pelo povo. Meu projeto maior como vereador é o trabalho em favor da pessoa humana. 

TVA: O que o motivou a candidatar-se novamente a uma vaga na Câmara? 
Idelbrando: “O começo de uma nova história”, slogan da campanha anterior, traduzia o meu pensamento de construir uma trajetória política diferenciada, humanizada, de proximidade com o povo, sorrindo juntos, sofrendo juntos, e assim crescer na experiência do amor em Cristo. Apesar das limitações e dificuldades, que não são poucas, poder ser referência para muitos nos seus sofrimentos me engrandece o espírito na vontade de servi-los e ser servido por Deus com sua proteção pelos muitos caminhos e estradas que tenho que percorrer. Preciso continuar, a experiência adquirida ao longo do mandato me diz que posso ser mais abrangente nas áreas de atuação e ainda, poder escutar meu coração dizer que posso prosseguir demonstrando toda atenção, carinho, respeito e amor fraternal por cada um, independente de sua opção partidária, pois antes do eleitor percebo um ser humano. 

TVA: Quais são as principais dificuldades para se fazer uma campanha política em Tuparetama? 
Idelbrando: Acredito que a grande dificuldade de se fazer política em Tuparetama se dá em todos os municípios, pela antiga cultura política do jogo de interesses e suas conveniências. É comum alguém querer levar vantagem em troca do seu voto, o que soa muito mal, pois ao voto que é comprado se descarta o compromisso, acomoda o eleito e desampara o eleitor. Não tenho recursos nem vontade de praticar tal política por não concordar, contudo vou seguindo firme pois o voto de Idelbrando é um voto de graça porque amizade, dedicação, respeito, solidariedade, ação em Deus, não tem preço. O meu voto é pago diariamente com trabalho, e este é o voto da gratidão.

TVA: Você tem uma atuação muito destacada na saúde. Como você vê o trabalho da gestão do prefeito Sávio Torres na área de saúde nestes seus últimos 4 anos?
Idelbrando: Percebo um grande interesse do prefeito Sávio Torres em torno da saúde: reformou o hospital como um todo, fez aquisição de novos equipamentos para o bloco cirúrgico, lavanderia industrial, apartamentos, convênios com diversas especialidades que o município não dispõe, renovação da frota de ambulâncias, etc. Não posso deixar de comentar a capacidade e desprendimento pela causa demonstrada por nossa secretária de saúde, Andrezza Guimarães, além de toda equipe de funcionários da saúde, que trabalha com amor e compromisso. Agradeço a atenção e parceria que nos possibilitou boas condições para efetuar um trabalho eficiente, com muito esforço.  O que nos causa certa dificuldade é o insuficiente quadro de médicos.

TVA: O que você gostaria que fosse feito em Tuparetama para melhorar ainda mais o atendimento à saúde da população?
Idelbrando: Precisamos de um ponto de apoio no Recife, que seja independente, com um melhor funcionamento, atendendo com dignidade àqueles que precisarem, deixando ainda um veículo à disposição dos enfermos em suas locomoções aos hospitais. O grande problema é o atendimento em áreas específicas, uma vez que, por mais que exista o interesse por parte do executivo, o ideal fica comprometido, pois médicos com especialidades são convidados a trabalhar no município mas não se disponibilizam a exercer suas funções nas cidades do interior. 
Imagino que para resolver mesmo, precisa-se de uma ação conjunta entre estado e municípios, com a instalação de um grande centro de atendimento especializado, em uma cidade polo aqui do alto sertão, para atender toda região. Um centro bem equipado, capaz de realizar todo tipo de exame, disponibilizando Cardiologistas, Pediatras, Ortopedistas, Neurologistas, etc., o qual receberia os encaminhamentos dos municípios que se encarregariam da triagem com o atendimento clínico-geral, repassando apenas os casos necessários. Dessa forma desafogaria os grandes centros, diminuiriam as distâncias para o pronto atendimento e assim, seríamos melhor assistidos.

TVA: Você é funcionário público. Falta um vereador na câmara que defenda firmemente a categoria dos servidores municipais? Não parece que os funcionários são sempre esquecidos? 
Idelbrando: Não podemos esquecer que nosso município recebe o menor FPM (Fundo de Participação do Município) do país. Nossa economia gira principalmente em torno do funcionalismo público. Estes por outro lado se sentem desmotivados e não recebem o que gostariam, mas não acredito em esquecimento, a atenção devida fica comprometida pelo elevado número de funcionários e como a prefeitura só pode usar 40% de sua receita com pagamento de pessoal, dificulta-se o pagamento de um melhor salário. 
Para tentar resolver estas questões estaremos unidos com o futuro prefeito buscando aprovar o PCC (Plano de Cargos e Carreiras) imprescindível aos funcionários públicos de nossa cidade. Vale lembrar que aprovamos o aumento de salário dos motoristas e o piso salarial do professores, citados anteriormente. 

TVA: Como você avalia estes dois primeiros meses de campanha, sua e do seu candidato Valmir Tunu? 
Idelbrando: Tenho uma visão positiva da campanha, ela está bem avalizada pela competente administração de Sávio Torres. Por outro lado temos Valmir, que sempre esteve envolvido nos processos administrativos e com o apoio do grupo, de apaixonados por Tuparetama, desempenhará seu papel de gestor de forma satisfatória. 
Particularmente sou bem aceito em todos os lugares onde passo. Estou tendo uma resposta também positiva quando avalizei minhas candidaturas pelas boas ações realizadas no decorrer de minha vida, com ações em prol da qualidade de vida de muitos tuparetamenses. 

TVA: Você é um vereador muito popular. Como é seu estilo de trabalho político? Como você se relaciona com seus eleitores?
Idelbrando: Me dou bem com todos, procuro atendê-los sem distinção, dentro de minhas possibilidades, mesmo que em alguns momentos eu esteja beirando a exaustão. Aquele que não vota em Idelbrando também reconhece o meu trabalho e não tem nada contra, meu índice de rejeição é praticamente zero, isto me deixa muito feliz. Sou a favor da consciência livre. As pessoas deveriam respeitar a escolha do outro. Nenhuma vantagem particular pode estar a frente de uma boa amizade. Devemos ficar contentes se o outro está bem. Se é difícil sentir-se assim, ao menos busquemos entender que a política deve ser feita para todos, sem distinção.. 

TVA: Quais são os tipos de pedidos que um vereador recebe das pessoas, no seu dia a dia? 
Idelbrando: Os pedidos são os mais variados, são muitas as carências, a maioria dos pedidos se trata de melhoramentos na cidade e na zona rural. No meu caso, eles estão mais relacionados a problemas ligados à saúde.

TVA: A quem você costuma ouvir ou pedir conselhos quando se trata de assuntos políticos? 
Idelbrando: Olha Tárcio, eu me considero uma pessoa até certo ponto ingênua no meio político mas esta ingenuidade me protege da soberba, do interesse próprio. Não posso deixar de ouvir os grandes políticos de nossa cidade que fizeram história, como Pedro Torres e seu irmão Sávio Torres, porém, escuto mais ainda meu coração e minha consciência que sempre pedem para eu dar o melhor de mim. 

Ficha do candidato Idelbrando no site do TRE

TVA: Quais são as propostas que o vereador Idelbrando gostaria de aprovar na câmara, no caso de ser reeleito. Você pode citar algumas? 
Idelbrando: As minhas propostas serão sempre apresentadas com o objetivo de buscar o melhor para o município e o povo. Elas vão surgindo de acordo com a realidade de cada dia, mas já posso adiantar que considero importante um projeto da desvinculação da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, ficando a Secretaria de Esporte independente para melhor atender aos desportistas de Tuparetama; o projeto do Plano de Cargos e Carreiras – PCC e outros projetos que ajudem a solucionar problemas como o desemprego com incentivo para micro empresas e pequenas indústrias, a questão das drogas e violência, atendimento à juventude e terceira idade, meio ambiente e abastecimento,  entre outros.

TVA: Quais são as vantagens e benefícios de se viver em Tuparetama?
Idelbrando: Tuparetama é uma cidade que se destaca por seus encantos, daí a denominação de “Princesinha do Pajeú”. Somos uma grande família, nosso povo carrega a cultura do zelo e orgulho de morar nesta terra. Temos um povo solidário que abraça as dificuldades do próximo e mais ainda, temos uma política assistencial que resolve muitos problemas da classe mais carente.

TVA: O que o eleitor pode esperar de Idelbrando, elegendo-o como vereador? 
Idelbrando: Acredito que a sociedade tuparetamense confia no meu trabalho e sabe das minhas intensões. Esta credibilidade foi construída a duros passos e diz que preciso honrar cada voto, procurando ser melhor ainda, demonstrando a vontade de trabalhar pelo bem comum e de crescer mais e mais como vereador das leis, da ação, vereador do povo. Por isso o eleitor pode esperar a mesma garra, a mesma dedicação, o mesmo ombro amigo, com atenção especial aos menos favorecidos. Por isso e muito mais, escute o seu coração pois ele escuta a voz da verdade, se fui testado acho que fui aprovado. Preciso do apoio de todos, 45555 é Idelbrando, 45555 é mais você. 

TVA: Idelbrando, muito obrigado pela entrevista. Desejo boa sorte e sucesso nesta sua campanha.
Idelbrando:  Muito obrigado a você também, Tárcio. Espero que todos leiam e gostem. Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...