¹

22.9.12

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2012: ENTREVISTA COM O CANDIDATO PEBA DA FARINHA

Vereador pelo PTB e candidato a reeleição, Peba da Farinha está entre os políticos mais populares da base aliada do prefeito Sávio Torres, popularidade que se deve sobretudo ao seu modo simples, humilde e sincero de ser e de expor suas idéias e seus sentimentos.  Vamos conferir nesta entrevista um pouco mais deste político singular: 

TVA: Peba, você é um político muito popular, mas poucas pessoas sabem seu verdadeiro nome. Qual seu nome de batismo e de onde veio esse apelido? 
Peba:  Meu nome é Sebastião Cezar da Silva Alves. Este meu apelido surgiu dos meus irmãos, e meu tio Antonio Wlisses que  chama Peba de Lourdes. Eu me sinto bem ser chamado assim. 

TVA: Fale-nos destes quatro anos como vereador. Que lições e quais experiências positivas você guardará deste mandato que termina em dezembro? 
Peba:  Aprendi que na vida política temos que ser responsáveis no que vamos dizer e fazer, muitas vezes num palanque falamos muito. Há candidatos que fazem promessas que não tem condições de cumprir como vereador. Como vereador, por exemplo, nós fazemos requerimentos solicitando alguma ação em benefício da comunidade, mas cabe ao Executivo, ou sejas, o prefeito, atender ou não. Sou um vereador realista, quando voto em um projeto faço um estudo se há condições ou não daquele projeto ser executado, por isso às vezes as pessoas não entendem a minha posição de acordo com o projeto.

TVA: Que tipo de críticas você e seus colegas vereadores costumam receber dos seus eleitores? Isso incomoda você? 
Peba:  São aquelas críticas de sempre, por exemplo, dizer que vereador não faz nada. Mas todos nós que somos vereadores sabemos da missão que temos numa Câmara,  defendemos os interesses dos munícipes, debatemos, emendamos projetos que ficam em apreciação na Câmara obedecendo os trâmites, esperando as Comissões darem parecer. Muitos acham que vereador tem que pagar contas de água, luz, doar material de construção, fazer obras na cidade, mas não é nada disso. Recebemos muitas críticas, mas me sinto bem assim mesmo, exercendo o mandato de vereador para o qual fui eleito pelo povo. Sei também que muitas dessas críticas são de pessoas que não vem às reuniões da Câmara e não conhecem o nosso trabalho. 

TVA: Por que você resolveu concorrer novamente a uma vaga na Câmara de Vereadores? 
Peba: Porque tenho um sangue político e em segundo lugar porque tenho um grupo de pessoas que me segue.  Tenho o apoio da minha família, da qual me orgulho.  Somos dez irmãos, não somos intrigados uns dos outros e temos amizade verdadeira com meus sobrinhos e primos.  Sou candidato mais uma vez por me orgulhar de dizer que meu nome sempre esteve limpo diante da vida pública, e por ter orgulho de representar o povo de Tuparetama.

TVA: Que propostas você gostaria de apresentar num próximo mandato na Câmara de Vereadores? 
Peba:  Tenho o sonho de ver construída uma ciclovia da cidade para o Bairro Bom Jesus. Também  a criação da Casa do Feirante, para que eles realmente tenham um canto pra ficar. Também acho importante  a aquisição de duas ambulâncias novas e de uma perfuratriz para atender a população da zona rural, perfurando poços. Precisamos ainda de ações para uma educação cada vez melhor e ampliar a rede de saneamento básico.

TVA: Como você faz para cobrir as despesas de uma campanha eleitoral como esta? Você tem ajuda de amigos? 
Peba: Quem me vê diz "Peba é doido' "Peba é burro" mas pra ter inteligência não preciso de aparência bonita nem nomes de famílias tradicionais. Sou organizado, trabalhei durante os quatro anos como se fosse igual a qualquer um outro cidadão comum, não fiquei dependendo somente do salário de vereador. Do meu salário consegui comprar meu carro para trabalhar, que será quitado agora em dezembro, com o salário que irei receber.  Fui botar a mão na massa para ganhar meu pão, fazer frete, vender água, trabalho com a amiga Carla Recepções, ela freta meu carro, sou motorista e se precisar faço as vezes de garçon e até de segurança nas festas que ela organiza. Sinto-me feliz e orgulhoso de ser o mesmo Peba da Farinha de sempre, que cresceu na vida pública sem se achar melhor do que alguém. Não deixei o poder subir para a minha cabeça. Sou assim mesmo, sou alegre na rua, em casa e com os meus companheiros, meus amigos de Câmara e quem me conhece sabe que minha alegria é estampada no rosto, sem falsidade.

TVA: Como foi que se deu a aliança do seu grupo político com o Deputado Ângelo Ferreira, com quem você tem boa ligação. Você deu alguma contribuição na costura desse apoio?
Peba: Sim. Veja bem, Tárcio, como se deu minha trajetória política: Faço parte desse grupo político desde 1982, quando tinha doze anos de idade e era torcedor de Pedro Tunú. Depois passei a ser eleitor e hoje sou vereador. Gosto do meu grupo político e ao terminar a campanha em 2004 ficando na primeira suplência, me senti um pouco esquecido.  Daí um pequeno grupo, no qual eu estava incluído, resolveu apoiar a campanha para deputado de Ângelo Ferreira. No final da campanha conseguimos 478 votos para Ângelo, e 504 votos para o Deputado Gonzaga Patriota.  Uma campanha que foi feita na antiga ambulância do município - modelo Caravan - que compramos por R$ 1.600,00.  E olha que deu trabalho arrumar o dinheiro, tivemos ajuda financeira só para  montar o som. Com o passar do tempo o deputado Ângelo foi ficando muito conhecido em nossa cidade, e outras pessoas se aproximaram do mesmo, mas Ângelo nunca escondeu o carinho que tinha por mim, pelo companheiro Tanta e pelos demais companheiros que o apoiaram no início. Em  2010 votei em Ângelo novamente e ao chegar o momento desta campanha de prefeito deste ano, nosso grupo rachou.  Foi aí que tivemos uma conversa com o Ângelo, para que decidisse quem iria apoiar para prefeito  e ele tomou a decisão de seguir a mim e a Tanta, que somos ligados ao companheiro Valmir Tunú e ao Prefeito Sávio Torres. Ou seja, fomos fundamentais nessa decisão do Deputado Ângelo Ferreira, que é uma grande liderança regional e só vem engrandecer nosso palanque.

TVA: A campanha está na reta final. Como você avalia este momento atual da campanha política do seu grupo, a Coligação Tuparetama cada vez melhor? 
Peba: Uma campanha tranquila, pois pregamos a paz e nosso grupo é calmo. Voto se conquista com carinho, respeito e com propostas. Temos total liberdade para pedir votos pelo trabalho que o governo tem feito neste município. Somos bem recebidos em todas as residências. Eu prego o trabalho e as qualidades do nosso candidato Valmir Tunu, sem precisar maltratar ninguém para adquirir votos. Olha Tárcio, estamos chegando na reta final de uma campanha pacífica em que o nosso grupo trabalha com afinco sem descansar um minuto e tenho certeza: Valmir Tunu será o nosso prefeito. É o reconhecimento do trabalho feito no município pela administração de Sávio Torres.

TVA: Como é sua relação com o seu candidato a prefeito Valmir Tunu?
Peba:  Somos amigos ha muitos anos, sempre estivemos juntos nas farras, nas dificuldades e com os problemas para resolver. Eu sou testemunha da simplicidade e da maneira de Valmir ser, humilde e bom  companheiro. Quantas e quantas vezes nos encontramos para farrear e enquanto as pessoas se deslocam para outros locais nós ficamos no alpendre da sua casa, conversando, analisando e resolvendo as coisas. Comenta-se que Valmir é um candidato rico, mas não é não,  a gente sabe que o que ele tinha era um salário de secretário municipal, que ele perdeu por se afastar do cargo para disputar esta eleição, hoje somos nós que estamos ajudando-o. Estamos juntos e jamais deixaremos Valmir sozinho porque somos um grupo que luta em favor do povo de Tuparetama. Com certeza meu amigo Valmir será o nosso prefeito.

TVA: Que expectativas você tem em relação a um governo de Valmir Tunu, caso ele seja eleito? Peba: Um governo humano, pois Valmir tem competência porque toda a vida foi ligado ao ex-prefeito Pedro Tunú e ao atual prefeito Sávio Torres, que são grandes administradores. A capacidade de Valmir pode ser avaliada pela Secretaria de Transportes, todos os carros são organizados, limpos e procure qual carro de prefeitura que fica jogado na rua ao final de expediente. Daí vê-se a organização do ex-secretário Valmir Tunú.

TVA: Quais políticos a nível local, estadual ou nacional você admira e nos quais se espelha? Pode nos dizer por que? 
Peba:  Admiro Lula nacionalmente, pois provou que não precisa ter todas as formaturas para se fazer um grande governo. Precisa de coragem, boa equipe e vontade de fazer. Pra mim é o eterno presidente do Brasil.  A nível estadual, admiro o imortal Miguel Arraes de Alencar, que tinha carinho e respeito ao povo de Pernambuco, principalmente os mais carentes, foi um grande governador. No município tenho admiração pelo atual prefeito Sávio Torres, pois não existem barreiras nem dificuldades que façam com que ele desista de buscar obras e benefícios para nossa Tuparetama. É um político notável, reconhecido em Pernambuco e em toda a região do Pajeú como um grande prefeito. Como político, procuro  me espelhar na garra do ex-prefeito Pedro Tunú, que fazia política como eu, com a cara e a coragem.

TVA: Você faz parte da base aliada do prefeito Sávio Torres. Como você avalia este governo municipal? 
Peba: Um político tem que ser fundamental nas suas convicções e nas suas posições, por isso eu defendo esse governo do prefeito Sávio Torres, que tem trabalhado incansavelmente por essa cidade e continua trabalhando, por isso Tuparetama hoje é reconhecida como uma cidade desenvolvida e muito organizada, apesar do pequeno FPM que recebe.

Ficha do candidato Peba, disponível no site do TRE


TVA: O que o eleitor pode esperar de Peba, elegendo-o como vereador?
Peba:  O mesmo de sempre, este homem simples, que procura ser correto e  ficar longe da maldição da corrupção. Um vereador que vai lutar por todas as classes sociais, respeitando o pecuarista, o agricultor, os professores, sem achar que ninguém é mais do que ninguém e dando razão a quem tem, na Casa Legislativa.  Essa Casa onde sempre recebi as pessoas com alegria e pronto para ouvir as suas sugestões, respeitando funcionários e todos os companheiros vereadores.  Por isso eu quero me despedir desta entrevista pedindo votos para mim e para o meu candidato a prefeito. Dizer que minha vida é normal, onde estarei na rua com todos vocês, com meu sorriso, com um aperto de mão, um abraço desse companheiro Peba da Farinha  número 14111 e Valmir  14 para prefeito.

TVA: Peba, muito obrigado pela entrevista. Desejo a você sorte e sucesso nesta campanha.
Peba: Quero deixar um cheiro para todos os tuparetamenses e agradecer a você, companheiro Tárcio,  pelo espaço que me deu no seu blog.  Quero dizer Tárcio, que passada a eleição, estaremos como antes, nos encontrando com os amigos no grupo da terceira idade, aos sábados.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...