¹

1.10.12

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2012: ENTREVISTA COM O CANDIDATO TANTA

Amigo pessoal do prefeito Sávio Torres, um dos nomes a ser cogitado para a candidatura a prefeito da cidade, presidente do PTB, líder da situação e atual presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama o ainda jovem Tanta já é dono de uma invejável trajetória política iniciada na militância rural e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Tanta é o último dos candidatos a vereador de Tuparetama entrevistados pelo blog. Vamos conferir?

TVA: Você tem uma larga convivência com a população rural e um forte eleitorado entre eles, daí gostaria de saber sua opinião sobre a situação do produtor e das famílias rurais com esta estiagem? 
Tanta: Como produtor rural resido no campo, sei perfeitamente das dificuldades que enfrentamos ao longo dessa estiagem. Mas sei também que por sermos agricultores que não desistem nunca dos seus ideais procuramos sempre tirar desse torrão seco as nossas lições para continuarmos acreditando que teremos dias melhores pela frente.

TVA: Como você está vendo e como avalia a atuações dos governos municipal, estadual e federal no enfrentamento dessa questão da estiagem prolongada em nossa região? 
Tanta: Em alguns pontos avalio positivamente, pois o governo municipal tem melhorado a vida dos produtores do nosso município através de atendimento à falta de água com carros pipa, de perfuração de poços, escavação de cacimbas e bebedouros, assim como o abastecimento simplificado em várias comunidades.  Também há ação dos governos estadual e federal no que diz respeito ao Garantia Safra, a Operação Pipa através do Exército Brasileiro. E através da Conab há a  venda barateada de milho para a ração dos animais. Mas precisamos fazer ainda muito mais, para que o homem do campo resida na sua propriedade com dignidade e com decência.

TVA: Para quantos mandatos você já se elegeu? Por que decidiu candidatar-se novamente? 
Tanta: O povo por duas vezes me deu a oportunidade de representá-lo e isso pra mim é motivo de muita satisfação. Decidi candidatar-me novamente porque acredito que a política é um instrumento de transformação. Uma transformação que procuro fazer com responsabilidade, sempre em defesa do povo, daqueles que mais necessitam. Acredito que já contribui muito, mas sei perfeitamente que posso fazer muito mais.

TVA: Quais os projetos que você conseguiu apresentar e aprovar como vereador, sobretudo quais os que lhe dão mais orgulho? 
Tanta:  São vários, mas posso citar a criação de um centro para apoio e tratamento de dependentes químicos e desamparados;  projeto que institui o serviços de prevenção à gravidez precoce; projeto para criação de cordeltecas nas escolas municipais;  substituição dos quadros negros por lousa branca nas salas de aula; imunização de profissionais que lidam diretamente com crianças no município; doação de luminosos para carroças de tração animal que trafegam nas rodovias do nosso município; projeto para plantação de árvores frutíferas nas partes baixas da cidade e também distribuição de mudas às comunidades rurais. Posso afirmar que nesses dois mandatos como vereador apresentei  centenas de requerimentos solicitando sempre a qualidade de vida do meu povo.

TVA: Fale-nos da sua experiência nesses dois anos, como presidente da Câmara de Vereadores, o que você conseguiu fazer em benefício dessa Casa e quais têm sido seus maiores desafios? 
Tanta: Certamente esse é um sonho de todos os parlamentares, chegar até a presidência da Casa. A minha experiência maior foi em dividir tarefas com aqueles que compõem comigo a Mesa Diretora, sem esquecer todos os funcionários. Tenho orgulho de contar com essa equipe que tem sempre me mostrado dedicação e por isso mesmo juntos melhoramos muito esta Casa. Compramos veículo novo, instalamos internet com menos custos, melhoramos o prédio da Câmara Municipal, compramos móveis e equipamentos, e sobretudo, valorizamos o trabalho de todos os profissionais desta Casa. O meu maior desafio mostrar a nossa capacidade, minha e dos meus colegas vereadores, que juntos sempre podemos fazer muito mais. 

TVA: Tanta, você começou sua vida política como sindicalista (STR) e com uma postura de esquerda. Depois de eleito passou, gradualmente, a assumir uma postura mais tradicionalista e conservadora – a meu ver. Quais são suas principais influências e referências políticas? Quais políticos você admira? 
Tanta: Sempre me espelhei no líder sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva. Sempre votei todas as vezes em que foi candidato. E esse certamente é o político que mais admiro no Brasil. Mas também tenho admiração por muitos outros, tanto de esquerda como de direita.  A exemplo da esquerda, admiro os companheiros Armando Monteiro, Aloísio Mercadante, Ciro Gomes, Dr. Miguel Arraes de Alencar e o nosso atual  governador Eduardo Campos. Da direita não posso deixar de citar o ex-senador Marco Maciel, os ex-governadores de Pernambuco Roberto Magalhães e Joaquim Francisco e o ex-governador de São Paulo Mário Covas.

TVA: Você tem se destacado na Câmara Municipal e nos palanques, em todos estes anos, como defensor incondicional do prefeito Sávio Torres. Como é seu relacionamento político com Sávio e que avaliação pessoal você faz destes 8 anos de mandato? 
Tanta: Talvez esse destaque seja pela minha postura, de nunca calar e ser sempre firme e realista nas minhas posições, de certa forma às vezes muito fortes. Tenho consciência de que a tribuna da Câmara e os palanques são também instrumentos para divulgar os meus trabalhos e demonstrar ao eleitor a minha força de agir. Não sou um defensor de Sávio, sou um defensor do trabalho, do progresso e dos avanços que Tuparetama adquiriu durante esses oito anos. O meu relacionamento político com Sávio é de confiança.   Por ser o presidente do nosso partido PTB, pela confiança no trabalho sério que ele desempenha e por ser leal aos quadros do nosso grupo político. Mas a minha lealdade maior é na defesa do meu povo.

TVA: Há problemas na comunidade de Tuparetama que lhe preocupam como político, cidadão e pai de família? Quais problemas você considera mais urgentes e que propostas você teria para ajudar a combatê- los? 
Tanta: O problema maior da nossa comunidade é a falta de empresas que tragam empregos e benefícios para nossa população. Isso me preocupa, porque acredito que os jovens e aquelas pessoas que buscam um trabalho precisam se deslocar por empregos nos grandes centros, e às vezes seus pais e suas mães poderão nunca mais vê-los, ou se perdem no mal que corrompe os jovens nas cidades grandes. Como parlamentar e cidadão tuparetamense, procuro contribuir para transformar Tuparetama em uma cidade cada vez melhor. E tenho certeza que posso contribuir muito através de programas sociais e projetos estruturadores que ajudem  a combater o desemprego, por exemplo.

TVA: Como você avalia até este momento o desempenho da campanha da sua coligação TUPARETAMA CADA VEZ MELHOR? 
Tanta: Avalio positivamente, porque vejo a alegria estampada no semblante do povo de Tuparetama, com as manifestações populares, através das caminhadas, das carreatas, e sempre com a certeza da nossa vitória.

TVA: Que qualidades de gestor público e político você gostaria de ressaltar na pessoa do candidato a prefeito Valmir Tunu? 
Tanta: Nosso candidato se destaca pela humildade, pelo carinho e pela decência que inspiram esse menino. Valmir é um rapaz honesto, que sempre batalhou de forma limpa, de um jeito exemplar. Uma das suas maiores virtudes é ter o coração grande. Certamente ao eleger Valmir prefeito da nossa cidade vamos construir uma Tuparetama cada vez melhor.

TVA: Numa entrevista para este blog o então pre-candidato a vereador Elizio Neto deu a entender que saiu do PTB por se sentir vítima de homofobia. Eu sei que essa entrevista lhe deixou bem chateado. Você se acha homofóbico? Como você reagiria se soubesse que um filho ou filha sua é gay? 
Tanta: Olha Tárcio, primeiro eu quero informar que não sou homofóbico. Sou uma pessoa que respeita a todos, independente de sua orientação sexual. Porque vivemos num país democrático, onde as pessoas podem fazer suas escolhas por sua livre vontade, e buscar no seu modo de ver, as vontades que lhes são peculiares. Quanto a sua pergunta sobre minha reação se tivesse um filho gay, eu digo que reagiria de forma natural, porque a maior virtude de um ser humano não está na sua opção sexual, mas no caráter e nos seus princípios. Sobre a entrevista do companheiro Elizio Neto, esse assunto já foi esclarecido, e Elízio é um rapaz inteligente, uma pessoa que tem demonstrado muita eficiência no que faz e que certamente também está ajudando Tuparetama a crescer nesse ritmo acelerado.

Ficha do candidato Tanta no site do TRE

TVA: Quais são os maiores defeitos e quais são as principais qualidades do político Tanta?O que o eleitor pode esperar de Tanta, elegendo-o como vereador? 
Tanta: Tenho defeitos como todas as pessoas, mas também tenho qualidades. Orgulho-me de ter qualidades como a honestidade e a lealdade.  No meu currículo e na minha história de vida não há nada que venha a desabonar minha conduta.  Eu costumo dizer, Tárcio, que não tenho cabelo quebrado, o eleitor pode esperar deste amigo Tanta um trabalho sério, com dignidade. Estou sempre pensando positivamente, confiante de que juntos vamos transformar Tuparetama numa cidade cada vez melhor. 

TVA: Tanta, muito obrigado pela entrevista. Deixo com você meu desejo de sorte e sucesso nesta sua campanha.
Tanta:  Eu também agradeço. Um abraço Tárcio e vamos pra vitória!

Um comentário:

junior gomes disse...

armando e eduardo de esquerda só se for jogando bola

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...