¹

7.10.12

ELEIÇÕES 2012 EM TUPARETAMA: Como foi o domingo de votação

Um dia longo, tenso e barulhento. Assim foi o dia 07 de outubro, domingo de eleição em Tuparetama. 

Concluindo os três meses de campanha política, esse domingo não poderia ser diferente, pois se a disputa eleitoral começou amena, tranquila, em clima de respeito mútuo, terminou com eleitores e candidatos com ânimos exaltados e muita provocação, sem falar no excesso de barulho. Houve momentos, nestas últimas semanas, em que eu me perguntava se as pessoas achavam que poderiam ganhar a eleição na base do “vamos ver quem grita mais e quem faz mais poluição sonora”. 

O desrespeito não se limitou apenas às provocações pessoais, também esteve presente nesse domingo de eleição nas ruas sujas com panfletos, santinhos e adesivos, nas corridas de motocicletas (sem os canos de escape, para se fazer mais barulho) e no descumprimento da lei, que proíbe aglomeração de eleitores. Pelas fotos podemos ver que desde cedo, logo pela manhã, os eleitores se concentraram na praça em frente a prefeitura (amarelos) e no pátio do Posto BR, ao lado da prefeitura (vermelhos). Com policiamento insuficiente, restou torcer para que não acontecesse qualquer agressão mais séria entre os dois grupos. Felizmente, tudo terminou em paz.

Os "amarelos" ladearam afizeram um corredor ocupando larga faixa nas duas laterais da  PE-275 
Por volta das 11 da manhã os "amarelos" iniciaram uma passeata de motos mas foram impedidos pela PM

Atendendo a convocação dos partidos, eleitores foram votar vestidos de vermelho ou amarelo
Em vários momentos durante o dia, eleitores ergueram nos braços seus candidatos Dêva e Valmir (nesta foto)
Frente a frente, cada grupo político se manteve firme a tarde inteira aguardando o final da votação





As escolas da rede estadual Cênego O. Torres e Erneste de S. Leite (foto) concentraram as urnas da cidade. As outras sessões de votação também foram escolas, a Francisco Zeferino Pessoa no Bairro Bom Jesus e a Anchieta Torres, na zona rural, Distrito Santa Rita.
Muita sujeira nas ruas da cidade, a exemplo da calçada da Escola Ernesto de S. Leite.


O morro do cruzeiro no centro da cidade foi um dos locais escolhidos pelos jovens para acompanhar a movimentação política nas ruas da cidade e a aglomeração na frente da prefeitura.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...