¹

1.10.12

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2012: ENTREVISTA COM O CANDIDATO THIAGO LIMA

Descendente de um dos fundadores de Tuparetama, o famoso Cel. Manoel Benedito e filho do ex-vereador João Lima, Thiago herdou a tradição política da família e está fazendo sua segunda campanha para eleger-se vereador. Na primeira vez, em 2008, perdeu a eleição por apenas um voto!  Vamos à entrevista com o jovem candidato da Frente Popular por Tuparetama:  

TVA: Thiago, em que momento de sua vida você se deu conta que gosta de política e que seria candidato? 
Thiago: Tarcio, como é de conhecimento de todos, sou filho do ex-vereador João Lima, sendo assim a minha criação foi dentro do meio político, onde acompanhei meu pai nos seus mandatos que mesmo quando não era mais vereador nunca deixou de servir ao povo. Nasci dentro da política, assim foi simples, segui apenas a tradição do meu pai e busco da continuidade a sua história com integridade e respeito. 

TVA: Qual a influência de sua família e sobretudo de seu pai, o ex-vereador João Lima, na sua formação política? 
Thiago: Meu pai, como homem simples sempre procurou educar a mim e ao meu irmão na base do respeito ao próximo, qualidade que eu busco levar para o meu comportamento político. Minha família é de total importância para qualquer atitude a que eu venha tomar, me aconselhando e me servindo de esteio sempre. Os ensinamentos de meu pai tanto como político e cidadão eu levo para minha vida pública. 

TVA: Como jovem, que visão você tem da realidade política de nosso município? 
Thiago: Tuparetama vem evoluindo muito no âmbito político, a noção de fazer política vem sendo restaurada, prova maior é a campanha do candidato Dâva Pessoa que está sendo impulsionada pela juventude consciente e livre da nossa cidade. Como jovem me orgulho em fazer parte de um grupo limpo que não tem histórico sujo nem é manchado por escândalos, busco fazer uma campanha humilde, contando com os meus amigos e a juventude que me segue para assim, ser representante deles na casa legislativa. 

TVA: Quais problemas sociais presentes em Tuparetama você considera mais urgentes e que propostas você teria, como vereador, para ajudar a combatê-los? 
Thiago: A falta de emprego e oportunidade de especialização profissional para os nossos jovens é responsável por grandes problemas no nosso município, que acabam levando o nosso jovem para uma condição difícil, muitos deles entrando no mundo das drogas e se distanciando do ambiente familiar e escolar. Se houvesse um programa social que realmente surtisse efeito e conseguisse atrair o jovem para atitudes saudáveis evitaria muitas mazelas com as quais somos obrigados a conviver. Como vereador, além de fiscalizar o gestor independente de quem seja, irei propor parcerias com o poder executivo para melhorar as condições da nossa população. Mesmo sendo uma cidade pequena, temos problemas dignos de grandes cidades, e através da educação do esporte e da cultura acredito que possamos transformar essa realidade. 

TVA: Além dessas questões, quais as outras propostas de atuação como vereador que você tem apresentado aos seus eleitores? 
Thiago: Preocupo-me muito com o pequeno produtor, vejo as dificuldades por água no nosso município e procurarei ajuda-lo, é uma de minhas propostas a aquisição de uma máquina perfuratriz para perfuração de poços nas comunidades rurais. Irei propor o Compra Direta para nossa cidade para ajudar o os pequenos produtores onde os alimentos produzidos serão comprados pela prefeitura e distribuídos nos órgãos públicos da cidade, a exemplo de escolas, hospitais e afins. Como temos uma grande parcela da população jovem que estuda fora da nossa cidade e muitos deles passam por dificuldade para custear o transporte irei cobrar do gestor ajuda no transporte para os que se deslocam para outras cidades a fim de terminar os estudos, como outras cidades veem fazendo ha muito tempo. É o mínimo que podemos fazer por esses jovens. Além de ser um fiscalizador do gestor me comprometo em honrar o voto de cada um, e votar pelos interesses do povo. 

TVA: A campanha eleitoral entrou em sua fase final. Como foi a caminhada da coligação FRENTE POPULAR POR TUPARETAMA até agora, e em especial a caminhada da sua campanha para vereador? 
Thiago: Surpreendente. Começamos uma campanha com grandes dificuldades com um grupo ainda em formação e através de muito trabalho, muitas adesões ao longo da campanha e a força inquestionável do nosso povo que vem dando um verdadeiro exemplo de coragem e liberdade. Chegaremos ao fim da disputa vitoriosos. O nosso grupo, formado por uma maioria jovem começou a escrever um novo capítulo na história política da nossa cidade e com certeza chegaremos ao próximo domingo com Dêva Pessoa prefeito eleito de Tuparetama. 
Minha campanha de vereador foi de muitos sacrifícios, devido as poucas condições comparada a outros candidatos, mas com apoio de minha família e com a ajuda de grandes amigos e de Deus integrarei o time de vereadores da próxima legislatura. Procurei inovar na forma de fazer política, sem pressionar ninguém a votar em mim nem no meu candidato, vejo o voto um instrumento importante que não pode ser ganho sobre pressão. Fiz uma campanha limpa, honesta e com certeza terminará vitoriosa. 

TVA: Você faz parte daquele grupo de candidatos que possui votos de eleitores das duas coligações que concorrem este ano em Tuparetama. Como é sua relação com o grupo adversário?  
Thiago: De respeito e amizade. A minha posição na majoritária é respeitada por eles como a deles por mim. Quando eleito, não serei vereador de um ou de outro e sim da população tuparetamense e quem foi ou não meu adversário será representado por mim igual ao que me confiou um voto. Foi esse o maior aprendizado político que eu herdei do meu pai e é assim que pretendo fazer a minha história dentro da Câmara, com respeito aos dois lados e fidelidade ao meu grupo. 

TVA: O que você diria a favor do seu candidato a prefeito Dêva Pessoa, que qualidades você enxerga nele? 
Thiago: Deva é sem sombra de dúvida hoje a melhor opção para Tuparetama. Jovem, de origem simples, aberto ao diálogo e com muita vontade de trabalhar pelo seu povo. Além de larga experiência trabalhando com o homem do campo, é professor, extensionista rural e foi um excepcional vereador. Representa a força do novo e com certeza fará um mandato com atenções para educação e para saúde, áreas vitais para o bem estar social. Acredito na sua capacidade para o avanço de nossa terra. O voto dado a Deva é o voto de liberdade de quem quer ver outra forma de governar na nossa terra. Sem nenhuma ligação familiar com famílias tradicionais vejo nele a esperança de dias melhores. 

TVA: As candidatas mulheres deste ano desistiram. Qual sua opinião sobre a participação das mulheres na política de Tuparetama? Você acha que os nossos partidos políticos ainda são muito machistas? 
Thiago: Acredito que deve existir a participação feminina em qualquer segmento da sociedade, principalmente na política. De motivações particulares houve realmente uma grande desistência. Não acredito que os partidos se comportem preconceituosamente, mas que falta maior incentivo a participação delas na política. 

TVA: Quais políticos – locais, regionais ou nacionais – você admira e procura inspirar-se? 
Thiago: Em caráter local eu admiro meu pai João Lima, por conhecer como ninguém a sua conduta e saber da sua dedicação a Tuparetama. Regionalmente, admiro o nosso governador Eduardo Campos que foi votado pela primeira vez em Tuparetama pelo nosso grupo e que restaurou nosso estado. Nacionalmente, admiro Lula, o gênio. 

TVA: Por muito pouco você não conseguiu se eleger nas eleições anteriores. Você chegou a entender quais foram os motivos? Que experiências positivas das campanhas anteriores você trouxe para esta campanha? 
Thiago: Perdi por um voto na última campanha e de início isso repercutiu muito psicologicamente, mas como acredito que para tudo existe sua hora, me candidatei novamente e coloquei meu nome a disposição do meu grupo outra vez. Da campanha passada, trago experiências que me ajudaram muito nessa e continuo caminhando com os amigos e a família para uma eleição vitoriosa. A hora chegou. Thiago Lima para inovar 55555! 

Ficha do candidato Thiago Lima no site do TRE


TVA: Quais são os maiores defeitos e quais são as principais qualidades do político Thiago Lima? 
Thiago: Como cidadão sempre cumpri com minhas obrigações,procurando ser um bom filho, um bom irmão e um cidadão do bem, sem desrespeitar o adversário e sempre ajudando ao próximo independente de cor de bandeira. Apesar da minha pouca idade, procuro agir com integridade em tudo que faço e sem faltar com a verdade para os meus, acredito que isso seja uma grande virtude para qualquer homem, político ou não. Quanto ao defeito, acredito que o principal é a minha sinceridade que as vezes acaba gerando efeitos contrários e pode magoar alguns. 

TVA: O que o eleitor pode esperar de Thiago, elegendo-o como vereador? 
Thiago: Olha Tárcio, o eleitor vai ter em mim um vereador do povo, sem ser preso a gestor nenhum e defensor da minha cidade. Sempre serei fiel ao meus princípios políticos e leal ao grupo que me acolhe e irá me ajudar a chegar a vitória no próximo domingo. 

TVA: Thiago, muito obrigado pela entrevista. Desejo a você muita sorte e sucesso nesta campanha
Thiago: Tárcio, agradeço a você não só pela entrevista, mas pelo trabalho limpo e imparcial realizado ao longo da campanha no seu blog. Além da sua enorme bagagem cultural, você é um dos orgulhos da nossa terra. Um grande abraço!






GENTE DE TUPARETAMA - Observar, caminhar, trabalhar...








Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...