31.12.12

CRIADA A ASSOCIAÇÃO ÍTALO-BRASILEIRA DE TUPARETAMA ANTÔNIO PERAZZO


Com o nome de Associação Ítalo-Brasileira Antonio Perazzo, foi criada em Tuparetama a primeira organização do tipo no interior de Pernambuco, na noite desse sábado, 29 de dezembro. 

A ideia da Associação e do PROJETO DE INTERCAMBIO CULTURAL entre a cidade de TUPARETAMA(PE) e de SALERNO(CA) na Itália, foi apresentada na Câmara de Vereadores de Tuparetama, em Palestra conduzida por Álvaro Perazzo e Valdir Perazzo (veja fotos). O auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado para a palestra, com a presença de vereadores, secretários, professores, empresários, estudantes e jornalistas. 


A iniciativa partiu da Família Perazzo de Tuparetama (PE), proposta por Álvaro Perazzo, Argemiro Perazzo, Gustavo Perazzo, Valdir Perazzo e Regina Pessoa. A família Perazzo de Tuparetama é de origem italiana e alguns dos seus membros já estabeleceram vínculos com a cultura originária. Com a criação da associação e a realização do projeto de intercâmbio, haverá possibilidades de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região do Pajeú, a partir do intercambio cultural, artístico, econômico, profissional, industrial com a Itália. 

Uma das primeiras metas é transformar a cidade de Tuparetama em uma cidade gemelada à cidade de Salerno, capital da província de Salerno, na Região da Campagnia. A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível econômico e cultural, através dos quais cidades ou vilas de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. 

Por unanimidade, as pessoas presentes à palestra-reunião abraçaram a ideia da associação e escolheram o nome de Antônio Perazzo, o camponês italiano que se estabeleceu no sertão do pajeú e aqui gerou seus inúmeros descendes. Foi composta também uma comissão provisória de cinco membros, presidida por Álvaro Perazzo, que dará encaminhamento aos processos de articulação, mobilização e registro da entidade.














Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...