4.12.12

ENTREVISTA COM O VICE-PREFEITO ELEITO IVAÍ CAVALCANTE: "Eu acredito que o homem pode transformar a política, não a política transformar o homem"

O professor, empresário, líder do PC do B local e agora vice-prefeito eleito Ivai Cavalcante terá 2012 como um ano inesquecível em sua vida. 

De colaborador fiel e defensor intransigente do atual governo municipal  até maio deste ano, passou para o time adversário por sentir-se escanteado no processo político do grupo do prefeito Sávio Torres. Entrou na Frente Popular por Tuparetama como candidato a vice de Dêva Pessoa, a chapa dos "professores de matemática" que alcançou a vitória histórica do dia 07 de outubro. 

Quem é este novo Ivaí e como ele quer trabalhar em 2013 são assuntos da nossa conversa a seguir:  
   
TVA: Ivaí, agora que já se passou o primeiro mês depois da eleição, a emoção da vitória continua a mesma? 
IVAÍ:  Meu amigo Tárcio ganhar é sempre bom, melhor ainda é da forma que foi conquistada esta vitória. Continuo me emocionando sempre que relembro como foi nossa campanha e como foi o dia da vitória. 

TVA: Como você avalia esta campanha e seus resultados? 
IVAÍ:  Tárcio foi uma campanha de altos e baixos, mas com a certeza de que não seria fácil vencer o candidato apoiado pelo prefeito Sávio Torres. Esse era o nosso pensamento no inicio. Mas assumimos no grupo o compromisso de que iríamos trabalhar de forma limpa e ética. A todo momento em nossas reuniões levamos ao público as propostas para melhorias de qualidade de vida de nosso povo, e foi este povo que nos confiou o mandato pelos próximos 4 anos. Não vou dizer que os resultados obtidos foram surpresas para o nosso grupo, se eu dissesse isso estaria faltando com a verdade pois todos nós do grupo sabíamos que sairíamos vitoriosos, pois trabalhamos com garra e união para isso.

As belas e a fera
TVA: Quais foram os momentos mais difíceis desta campanha? 
IVAÍ: No início da campanha quando começamos as nossas reuniões, quando fizemos a nossa primeira reunião e tinha exatamente 15 pessoas além dos candidatos a vereadores, sendo que o candidato a prefeito Deva Pessoa fez o seu discurso por telefone pois estava em Recife resolvendo problemas com seu partido. Esta reunião aconteceu no Bairro Santa Luzia. Mas em nenhum momento desistimos de nossos objetivos, e uma das coisas que mais nos chamou atenção foi a movimentação popular que cresceu durante a campanha. Eu tinha comigo a convicção de que iríamos ganhar as eleições, tanto que na quinta-feira, dias antes da votação, mandei fazer uma faixa com os dizeres: "Eu já sabia deu 55", para que o nosso eleitor caso perguntasse sobre a nossa expectativa a gente demonstrasse confiança, pois sabemos que tem aquele tipo de eleitor indeciso que só vota em quem ganha, com medo de "perder o voto". 

TVA: Você teve que engolir muitos desaforos e muitas provocações nesta campanha? O que mais te magoou? 
IVAÍ: Um comportamento que me chateou muito foi o de algumas pessoas do grupo do prefeito Sávio Torres,  que me chamavam de traidor.  Teve também algumas criticas sobre minha vida pessoal, tipo de baixarias que na maioria das vezes são comentários sem fundamento, mesmo porque não devo nada a justiça da terra e muito menos a justiça divina. Eu quero dizer a essas pessoas que tomei uma posição política madura e consciente,  pois eu fazia parte de um grupo considerado “PEQUENO” que contava com Danilo e Ailton Miguel, que não teve o espaço merecido na base aliada do prefeito Sávio Torres, então juntos chegamos a um consenso do que era melhor para o grupo fechar com a oposição. Assim fizemos e viemos para somar e trabalhar com empenho. Foi o que aconteceu. Essa é a melhor resposta que temos para dar as pessoas que nos criticaram.   

Candidato em campanha
TVA: Como estão os trabalhos de transição com a atual equipe de governo? 
IVAÍ: Estamos com uma equipe contábil e jurídica cuidando disso. No primeiro momento foi encaminhado a solicitação de alguns dados e as informações recebidas serão discutidas com toda a equipe. O que queremos é que tudo seja feito com harmonia e com transparência. 

TVA: Você tem grande atuação na área esportiva além de sua ligação com o setor da educação. Como tem sido o seu diálogo com esses setores antes e depois das eleições? 
IVAÍ: Tárcio, esse diálogo sempre foi e tem sido o melhor impossível. Sou ciente de que temos uma divida com esses seguimentos pois, pode acreditar, o apoio que recebi deles nesta campanha foi intensivo. Uma coisa eu lhe digo, eu tinha o respaldo de todos meus alunos e  de muitos colegas professores, além do apoio da maioria dos desportistas de Tuparetama. Tenho absoluta certeza de que  fiz a escolha certa ao me aliar ao grupo de Dêva Pessoa, onde fui bem acolhido, em vez de permanecer com outras pessoas insatisfeitas e sentindo-se desvalorizadas por parte da escolha do candidato a prefeito de Sávio Torres.

TVA: O que você gostaria de realizar na área esportiva neste novo governo em que você é vice-prefeito? 
IVAÍ:  Muitas coisas como por exemplo, terminar a iluminação no Estádio Lucena Chalega, construir a arquibancada no Ginásio de esportes da cidade, mantgarantir a realização de todos os campeonatos e acrescentar mais alguns no calendário esportivo do município. E há o projeto que acho mais importante: montar uma escolinha de futebol para que possamos preparar muitos atletas. Eu só vou me dar por satisfeito com esse projeto quando profissionalizar pelo menos um desse garotos talentosos que temos na cidade. 

TVA: Quais seus planos políticos para 2013. Você continua no PC do B? Como está o partido no momento? 
IVAI: Meus planos para 2013 são os melhores possíveis. Quero ser um parceiro do prefeito Deva e dos secretários do município para Tuparetama ter um governo modelo, como esse município jamais viu, um governo com transparência e muito trabalho. Vou continuar no PC do B e quero fazer desse partido uma referência na política de Tuparetama.

TVA: Por que você resolveu apoiar e divulgar o campeonato de futebol ainda neste ano, já que está como adversário do atual governo e foi tão criticado por afastar-se da Diretoria de Esportes? 
IVAI: Eu tenho um compromisso com esporte de nossa cidade, independente de lado político em que eu esteja. Dei meu apoio neste final de Campeonato de Futebol porque percebi que o governo municipal de certo modo abandonou o campeonato e cortou as despesas. Então eu não podia deixar de contribuir para que o campeonato terminasse com sucesso, não esqueço que  tive o apoio de 7 equipes de futebol das 10 do município.

Com Danilo no Encontro de Vereadores Eleitos
TVA: Já lhe pediram voto para o Conselho Tutelar (eleição em janeiro)? Que acha dos comentários de que esta eleição do conselho tutelar está se tornando uma 2ª campanha política? 
IVAI: Algumas pessoas já me pediram voto, felizmente podemos votar em 3 candidatos. Eu acho que deveriam mudar essa eleição para uma data mais adiante, até que toda a "agitação" da campanha eleitoral tivesse diminuído, mas infelizmente não podem adiar.  Como essa eleição para o Conselho Tutelar ficará muito próxima da campanha política, é natural que as pessoas misturem as coisas,  tanto que já ouvi gente dizendo que só votará em "boca preta" ou que só votará em "pé-rapado".

TVA: Então pegando essa "deixa" sua, eu quero lhe perguntar se é verdade que você apoia e está pedindo voto no Facebook para o candidato ao Conselho Tutelar, Ivandelso Borge? Você tem recebido críticas por apoiar um candidato que fez campanha contra você? 
IVAÍ: Uma coisa lhe digo, Tárcio, sempre vou votar em quem tem competência e pelo que sei quando Ivandelso foi conselheiro fez um bom trabalho. A questão dele ter votado contra mim foi porque ele tem um cargo de confiança no governo Sávio Torres, então ele teve lá seus motivos... 

TVA: Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores de Tuparetama? 
IVAÍ: Que podem acreditar na nossa equipe, e que teremos uma grande responsabilidade mesmo porque chegamos com o voto do povo.  Seremos governo de quem votou e de quem não votou na Frente Popular por Tuparetama. Eu acredito que o homem pode transformar a política, não a política transformar o homem. []


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...