28.12.12

FÍCUS DA ARBORIZAÇÃO DA CIDADE ESTÃO MORRENDO


Um tipo de inseto desconhecida no Brasil que está atacando árvores da espécie fícus chegou a Tuparetama.  Casos semelhantes foram detectados em vários países e neste ano fez grande ataque às árvores de capitais como Belo Horizonte. A praga recebeu o nome de mosca-branca-fícus. Ao sugar a seiva das árvores, ela provoca a queda das folhas, o que não é comum na espécie fícus. Quando a infestação é grande, o fícus chega a morrer.  Segundo pesquisadores de Minas Gerais, a praga foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2007, mas ainda não há uma forma eficaz de combate ao inseto.  

O fícus é a planta mais utilizada na recente etapa de arborização das ruas de Tuparetama, realizada no período de 2006 a 2008, sob comando do então Secretário de Obras, Pedro Torres Tunu. Em muitas cidades, por causa da destruição que a árvore causa, o plantio do fícus está proibido. Apesar de alertado sobre os problemas causados pela árvore quando grande, insistiu-se na sua distribuição e plantação.

Infelizmente o ficus foi plantado em Tuparetama em locais impróprios, como em calçadas, ruas e próximo a muros e construções. Com o desenvolvimento da árvore, as raízes agressivas acabam provocando grandes danos às estruturas e tubulações subterrâneas. Suas raízes irão procurar água e nutrientes, com se tivessem sempre uma intensa sede e fome. Se encontrarem um cano pelo caminho, servirá de fonte. Mais algum tempo e a calçada começa a rachar, o asfalto da rua levanta. As raízes começam, visivelmente, a mostrar sua força. Se elas encontrarem um muro ou parede pela frente elas não hesitarão em quebrá-lo para continuarem sua frenética busca por alimento e água. Quando começa a poda, descobre-se que as raízes já estavam sob os alicerces da casa, a um passo de provocar rachaduras nas paredes e comprometer a construção.

O uso do Fícus como árvore é indicado para parques e fazendas. Se quiser ter um em casa, mantenha-o em vaso. Segundo pesquisas da NASA, o fícus mantido dentro de casa filtra as toxinas do ar. Todo cuidado é pouco, também, ao podar o ficus, sua seiva leitosa é tóxica e pode provocar irritações e alergias na pele. 

Fonte consultada: www.jardineiro.net

  



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...