4.2.13

A REUNIÃO DA CULTURA COM O PREFEITO DÊVA PESSOA, ARTISTAS E PRODUTORES DE TUPARETAMA


A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Tuparetama promoveu na última quinta-feira, 31/01 a 1ª Reunião com artistas e produtores culturais do município. Além do público alvo, a reunião contou com a presença do prefeito Dêva Pessoa, do vice-prefeito Ivai Cavalcante, da secretária de Educação Jeane Pessoa, do secretário de Governo Adiraldo, do presidente da Câmara de Vereadores, Joel Gomes, e dos vereadores Diogenes Patriota, Sávio Pessoa e Hidalberto Lima. 

Os principais objetivos da reunião foram a apresentação da concepção de trabalho da secretaria, a abertura da discussão de propostas de ação e calendário de eventos, o mapeamento cultural do município, maior atenção aos artistas do campo, o convite à mobilização para o Sistema Municipal de Cultura e o incentivo para o cadastro de produtores culturais na Fundarpe, condição para a participação no edital de projetos para o Funcultura 2013. A Secretaria de Cultura de Tuparetama dará total apoio aos interessados, disponibilizando servidores para orientar sobre a aquisição dos documentos necessários, o envio de um procurador à Recife para afetuar os cadastros e, principalmente, contará a partir deste mês de fevereiro de um Assessora Técnica que acompanhará a elaboração de projetos culturais dos artistas e produtores culturais de Tuparetama, Diana Athenas Magalhães. 


Para a equipe da Secretaria de Cultura, a reunião foi muito satisfatória. Apesar do curto tempo para mobilizar os artistas, um grande público compareceu ao Teatro Municipal Poeta Manoel Filó, local da reunião. Estavam presentes poetas, músicos, diretores de teatro, artesãos, dançarinos, locutores das rádios comunitárias, além de representantes do Ponto de Cultura Dançando nas Alturas (Cia. de Danças populares de Tuparetama), do Grupo de Teatro Theophilos, do Grupo de 3ª Idade Rainha da Paz, do Curso de Artes Plásticas, do Procampo, da Casa das Juventudes, do Balaio Cultural e da Noite da Seresta. 

Em sua fala aos presentes o prefeito Dêva Pessoa ressaltou o significado da data, quando se completava 30 dias de sua gestão e reafirmou o compromisso do governo municipal em apoiar, valorizar e promover todos os segmentos culturais de Tuparetama. Entre as sugestões, críticas e colaborações de artistas e convidados, a reunião teve o vereador Joel Gomes afirmando que a Câmara de Vereadores fará uma revisão da Lei Orgânica Municipal que dará mais destaque e melhores condições legais para o desenvolvimento da cultura local. O vereador Diogenes Patriota apresentou um dos seus primeiros projetos, a criação de uma semana municipal da leitura. A secretária Jeane Pessoa destacou a importância da parceria da Educação com a secretaria de Cultura e anunciou a realização da 1ª conferência municipal de educação do campo, prevista para este semestre. Já o poeta Adelmo Aguiar informou sobre a realização de um Festival de Repentistas em abril.











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...