10.2.13

PREFEITURA DE TUPARETAMA COMEÇA A DISTRIBUIR RAÇÃO EM COMUNIDADES RURAIS


A Prefeitura de Tuparetama não estava fazendo jogo de cena nem usando uma desculpa qualquer quando anunciou em nota oficial através da Secretaria de Cultura que não realizaria festejos de carnaval neste ano por causa da situação de emergência provocada pela estiagem.  Recursos do governo municipal, entre eles os que seriam utilizados no carnaval, estão sendo empregados em ações para amenizar o drama de famílias do campo.  

Neste sábado de carnaval chegou a Tuparetama o primeiro carregamento de cana-de-açucar que foi distribuído nas comunidades rurais de Carnaúba e Barriguda, com a presença do prefeito Dêva Pessoa e do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Orlando Ferreira.  O produto destina-se a alimentação de animais. 

Outros carregamentos serão entregues nas demais comunidades já na próxima semana.  O alimento, uma alternativa barata para a escassez de pastagens e ração animal, será comprado a preço de custo pelos criadores cadastrados em suas associações rurais. A prefeitura de Tuparetama responsabiliza-se pelas despesas maiores, que são o transporte e a logística de distribuição, através da sua secretaria de Desenvolvimento Rural. 

Dêva Pessoa e Orlando, que vem acompanhando de perto o drama da estiagem para as famílias do campo nesses dois anos (antes de prefeito Dêva é técnico do IPA e foi vereador; Orlando foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais) destacaram o fato de que nesse longo período esta é a primeira vez que a prefeitura municipal investe na ajuda para o pequeno produtor rural na sua difícil  e dispendiosa tarefa de alimentar seus animais. Por causa da omissão do poder público a maioria dos criadores vendeu "quase de graça" seus animais ou perdeu quase todos, mortos de fome e sede. 









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...