5.2.13

SECA E DÍVIDAS FAZEM TUPARETAMA CANCELAR SEU CARNAVAL.


A exemplo de muitos municípios sertanejos, Tuparetama optou por não realizar o carnaval deste ano. A principal justificativa é evitar gastos neste período de longa estiagem que vem penalizando a população. Em reunião da equipe da Secretaria de Cultura com o prefeito Dêva Pessoa (foto) e outros secretários municipais, realizada na noite desta segunda-feira (04/02) decidiu-se pelo cancelamento do Carnaval em Tuparetama, priorizando-se sobretudo as ações de enfrentamento à seca.

A programação do carnaval de Tuparetama já estava elaborada há mais de 15 dias. Com o tema “Carnaval Cultural – Resgatando Tradições” a idéia principal era realizar um carnaval de rua com ênfase naquilo que sempre caracterizou os festejos do período na cidade: O "boi de Zé Pretão”, os blocos Asa d’Arubu, da 3ª Idade e das Catraias e as matinês do “Pajeú Clube” com concurso de fantasia infantil. Nos últimos 5 anos a única comemoração carnavalesca oficial realizada pela prefeitura do município era o evento “Tupã-folia”, entre os meses de abril e maio, tocando axé em trios elétricos. 

A programação da retomada do verdadeiro carnaval de Tuparetama prevista para este ano não foi divulgada porque a Secretaria de Cultura e o prefeito do município estavam indecisos sobre a viabilidade da realização do evento, pelos motivos já citados. Decidiu-se por aguardar uma melhora no clima, mas a expectativa de chuvas não foi correspondida. Nas últimas semanas choveu na maior parte dos municípios da região, Tuparetama foi uma das exceções. Embora as poucas chuvas caídas na região não tenham sido suficientes para amenizar o drama da estiagem, em Tuparetama a situação só piorou. 

CONFIRA ABAIXO A NOTA OFICIAL DO CANCELAMENTO:





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...