23.2.13

TUPARETAMA TEVE A 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A ESTIAGEM E ABASTECIMENTO DE ÁGUA


Aconteceu nessa sexta-feira, 22 de fevereiro, no Teatro Municipal (Secretaria de Cultura de Tuparetama) a 1ª Audiência Pública referente ao estado de estiagem que atinge o semiárido brasileiro e consequentemente o Sertão do Pajeú-PE, região do município de Tuparetama.  

A Audiência cobrou providências de curto, médio e longo prazo aos governos municipais, estadual e federal quanto à 
  • Extensão da Adutora do Pajeú de Serra Talhada  até Itapetim 
  • Limpeza e desassoreamento dos reservatórios de água
  • Perenização dos rios Pajeú e Moxotó, com a construção de barragens sucessivas ao longo de seus percursos
  • Construção de açudes de médio porte nos 20 municípios que compõem o Território de Cidadania do Sertão do Pajeú
  • Recomposição das matas ciliares do Rio Pajeú e Rio Moxotó

Essas cobranças, se atendidas, garantem segurança hídrica para o consumo humano e animal, desenvolvimento regional e capacidade de superação dos próximose inevitáveis ciclos de estiagem que atingem o semiárido brasileiro.

Durante a Audiência foi salientada a grave situação que ameaça os municípios do Pajeú, como Tuparetama. Caso a estiagem se prolongue nesses primeiros meses de 2013 - o que vem acontecendo - todos os municípios entrarão em colapso total de abastecimento de água . 

A Audiência foi presidida por Alexandrino Pereira (S. J. do Egito) e contou com a presença de representantes da Adagro, IPA, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Tuparetama,  Presidentes e sócios de todas as associações rurais do município, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural,  Diretor Municipal de Cultura,  STR, Coordenadoria Municipal de Educação do Campo, Alunos e professores da Rede Estadual de Ensino e outras pessoas da comunidade. O prefeito Dêva Pessoa foi representado pelo vice, Ivaí Cavalcante. As ausências mais sentidas foram de vereadores municipais, de representantes das igrejas do município e das escolas do campo de Tuparetama (Anchieta Torres e José Agostinho).












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...