1.6.13

A SEMANA DO GOVERNO MUNICIPAL, NO BLOG DA PREFEITURA DE TUPARETAMA:

ABERTURA do PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO PAULO FREIRE


A abertura oficial do Programa Paulo Freire aconteceu na segunda-feira (27 de maio) no Centro Recreativo Prof. Rabêlo, com a presença de alunos/alunas, professores, secretários municipais e do prefeito Dêva Pessoa. O Programa Paulo Freire atende a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Em Tuparetama funcionarão 10 turmas, sendo oito turmas distribuídas nas escolas Francisco Chaves Perazzo e Francisco Zeferino Pessoa e duas turmas no campo, nas comunidades rurais da Consulta e Santo Agostinho.

REUNIÃO DO BNB COM AGRICULTORES DE TUPARETAMA 


O Banco do Nordeste de Sertânia esteve em Tuparetama na segunda-feira (27 de maio) em discussão com agricultores do município sobre renegociação de dívidas rurais, por conta da LEI 12.249, que facilita muito a quitação de operações do Pronaf (exceto Pronaf B) contratadas até 31/12/2006 no valor original de até R$ 35.000,00. 
Agricultores em atraso que moram em municípios afetados pela seca/estiagem, como é o caso de Tuparetama, podem ter suas dívidas atualizadas pelos encargos normais, sem multas ou sansões por inadimplemento e o melhor, o produtor pode liquidar com descontos que variam de 75% a 85%. A reunião contou com a participação do prefeito Dêva Pessoa, do Secretário de Desenvolvimento Rural Orlando Ferreira e da Técnica do IPA em Tuparetama, Marceleine Pessoa.

PLANEJAMENTO COM ARTESÃOS DO MUNICÍPIO


Atendendo a convite da Secretaria de Cultura de Tuparetama, artesãos participaram de um encontro na Casa da Cultura para apresentar seus trabalhos, falar sobre as dificuldades enfrentadas nos seus ofícios e discutir propostas de ação para o segmento. No encontro a equipe da Secretaria de Cultura anunciou a iniciativa do aluguel de um estande para a Fenearte 2013 (em julho), a disponibilidade de quiosques gratuitos na Festa de São Pedro deste ano e a intenção de promover a Feira de Artes e Artesanatos na semana do folclore, em agosto. Dentre as principais demandas apresentadas pelos artesãos, salientou-se a necessidade de uma organização do setor, através de associação ou pelo menos como movimento articulado. Apesar da ausência de muitos artistas convidados, a reunião foi satisfatória como ponto de partida para o trabalho conjunto visando o desenvolvimento e a promoção do artesanato do município. Uma próxima reunião está agendada para o dia 06 de junho (quinta-feira).

DOCUMENTAÇÃO DE MORADIAS RURAIS 
DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA


O governo Municipal acompanhou a oficialização dos documentos de entrega e posse das casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida, de 29 famílias do campo ( 22 da Comunidade Rural do Cajueiro e 07 do Distrito Santa Rita). As casas, construídas na gestão passada, já se encontram com diversos problemas e muitas falhas de alvenaria e de construção. A prefeitura municipal está agilizando a solução dos problemas detectados. Uma reunião com a construtora, funcionário da CAIXA, representante da Prefeitura e beneficiários foi agendada para discutir ações necessárias e encaminhamentos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...