¹

²

10.7.13

TUDO SOBRE A FESTA DE SÃO PEDRO 2013 DE TUPARETAMA. A volta da tradição.

Numa noite de muita chuva e frio na região do PAJEÚ, a população de Tuparetama comemorou o primeiro dia do seu tradicional São Pedro. Foi na sexta-feira, 28 de junho. A festa voltou para sua data original, ou seja, o dia de São Pedro, fato que não acontecia há 7 anos, quando vinha sendo realizada nos primeiros dias de julho. Por isso a atual gestão do município divulgou o evento com o tema “ A tradição está de volta”.

Além do resgate de várias tradições da festa, como suas gincanas e forró pé-de-serra, a festa teve novidades como a semana “esquenta povo” com realização de forró nos bairros da cidade, selecionados pelo concurso de ruas mais ornamentadas, forró nas comunidades rurais e escolha de homenageado do ano, sendo escolhido o sanfoneiro “Zé Pretão”, in memoriam (leia texto de Hesdras Souto, abaixo, sobre o homenageado). As três noites de festa foram conduzidas e anunciadas no palco por comunicadores da cidade, o jornalista Eduardo Rabêlo e o locutor Evilasio.

Em 2013 duas grandes paixões populares estiveram juntas no mês de junho: Festas juninas e futebol. A Prefeitura do Tuparetama, através de sua Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes se preparou para uma comemoração com paz e alegria. O arrasta-pé se espalhou pelos quatro cantos da Princesinha do Pajeú, como é conhecida Tuparetama e somou-se as gincanas de motos, Corrida de Jericos, Corrida da Fogueira e exibição da Final da Copa das Confederações no domingo, num telão montado no pátio de eventos, local da festa de São Pedro.

A abertura oficial do São Pedro 2013 de Tuparetama aconteceu na noite de sexta-feira (28) com a presença do prefeito Deva Pessoa, do vice Ivaí Cavalcante, dos vereadores da base do governo, assessores jurídicos e secretários municipais. Antes, às 9 da noite, o palco da festa teve o Momento Nobre da Poesia, sob coordenação da poetisa Mariana Teles. Vários apologistas da cultura e poesia popular estavam no palco da festa, como a dupla de violeiros Sebastião Dias e Gilberto Alves, os poetas da terra Adelmo Aguiar e Denilson Nunes, os jovens declamadores Matheus Rabêlo e Samuel Aragão e o declamador de Tabira Dudu Morais.

Os shows da noite foram iniciados pela Banda Forró do Amasso, seguida por GALEGO DO PAJEÚ e encerrados com LIMÃO COM MEL. Na sua mensagem de abertura da festa, o prefeito Dêva Pessoa frisou: “Agradeço a presença de todos, que se divirtam e que voltem pra casa em paz, um abraço no coração de cada um de vocês".

A 2ª noite do São Pedro de Tuparetama foi de muita música e poesia. Na verdade a programação começou à tarde, com o forró-pé-serra de Churrasco e banda. A festa continuou com Lostiba e depois Delmiro Barros, fechando o trio de artistas egipcienses. Após o show de Delmiro Barros, subiram ao palco os artistas de Arcoverde, Os PARICEIROS. Foi um dos shows mais elogiados pelo público e o vocalista da banda, George Silva, também fez questão de elogiar o evento: "Que me perdoem os outros lugares onde fiz shows com Os Pariceiros, mas em Tuparetama foi Incrível. Público fantástico. Som, palco e luz estavam perfeitos. Camarim, recepção, atenção, e despedidas maravilhoso. Decoração do espaço muito lindo e a caráter. E o show? foi o show! Parabéns Tuparetama já estou com saudade e querendo voltar”.  A noite foi encerrada com o talento e a energia de Maciel Melo, uma das atrações mais aguardadas.

O São Pedro encerrou-se no domingo, 30, e o forró foi até o dia raiar, por volta das 6 da manhã. Com o sol a pino, GATINHA MANHOSA e EDSON LIMA ainda cantavam e o povo dançava no Pátio de Eventos. A última noite da festa começou com a banda ENCANTO DE MULHER(Carnaíba). Em seguida foi a vez da prata da casa, com o sanfoneiro Ranato Pessoa e sua banda ACORDE MATUTO. Renato e banda entregaram o palco ao artista recifense JOSILDO SÁ, num show de muita energia e música de qualidade.

Após entregar premiações aos vencedores das gincanas, placas aos moradores das ruas ganhadoras do Concurso de Ornamentação junina e placa de homenagem aos familiares de Zé Pretão, o prefeito Deva Pessoa agradeceu aos visitantes, aos filhos ausentes e ao público em geral, pediu muita paz, saúde e generosidade, e afirmou: “SE DEUS QUISER ESTAREMOS AQUI DE NOVO EM 2014". Na noite também foi anunciado o resultado dos concursos da Barraca Mais Bela da Festa (a Comissão resolveu não indicar nenhuma vencedora em especial, considerando TODAS vencedoras) e o Comércio com melhor ornamentação junina, sendo escolhida a loja de eletromóveis CASA LIGHT.

O cantor Edson Lima e a banda Gatinha Manhosa foram a atração responsável pelo show de encerramento do São Pedro de Tuparetama. O espaço da festa ficou completamente tomado por uma multidão que prestigiou o evento até seu último momento, considerado um dos melhores e maiores em toda a região do Pajeú. Edson Lima esquentou a noite fria na terra da diversidade cultural com seus maiores sucessos, num repertório preparado para a noite tão especial, finalizando o show com a famosa mesa da amargura.


ZÉ PRETÃO, HOMENAGEADO DO TRADICIONAL SÃO PEDRO DE TUPARETAMA
(Texto de Hesdras Souto)  


Tuparetama está mais uma vez realizando sua tradicional festa de São Pedro. Esse ano a Secretaria de Cultura veio com a proposta de resgatar as tradições que outrora havia na cidade, como a Corrida de Jegues, a Corrida da Fogueira, Gincana de Motos e o concurso das Ruas Mais Enfeitadas. E pela primeira vez na história da cidade, a festa de São Pedro homenageia um artista. 

O Homenageado do Tradicional São Pedro de 2013 é o sanfoneiro José Severo da Silva, o famoso Zé Pretão, cuja ligação com a música remonta ainda aos anos 50. Zé Pretão sempre foi ligado à música. Aos oito anos de idade aprendeu tocar fole com seu irmão.

Em 1950, Zé Pretão participou do BOI DE SEVERO em São José do Egito, trazendo então, junto com seus amigos Antônio Romão e Domingos João a idéia para Tuparetama. Foi criado o BOI DE ZÉ PRETÃO, um Bloco Carnavalesco anárquico, popular, irreverente e bastante animado. 

Quando não estava em período carnavalesco Zé Pretão costumava animar os forrós da cidade com seu fole, companheiro inseparável. José Severo da Silva foi um sertanejo que suplantou as agruras da pobreza, venceu as dificuldades do dia-a-dia e fez da música e da arte, sua arte de viver, levando alegria e diversão ao povo de Tuparetamense. Portanto, homenageá-lo nesse São Pedro de 2013 é apenas nossa obrigação, como forma de gratidão, respeito e reverência ao nosso multi-artista ZÉ PRETÃO. Pois, quando alguém do povo é homenageado, o próprio povo também se sente homenageado.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...