¹

30.7.13

TUPARETAMA TEM O MELHOR IDH ENTRE OS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE NA REGIÃO DO PAJEÚ

A ONU divulgou em conjunto com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. O estudo divulgado no início desta semana confirmou que o Nordeste é a região do país com os menores IDHs – índices de Desenvolvimento Humano. 

O IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. 

No Sertão do Pajeú nenhum município teve nota inferior a 0,500, considerada " índice muito baixo" mas alguns ficaram quase no limite da nota, a exemplo de Flores (0,556), Calumbi (0,571) e Brejinho (0,574). O melhor IDH é o de Triunfo (0,670). 

Entre os municípios da região considerados de pequeno porte (com população abaixo dos 10 mil habitantes) Tuparetama foi o que obteve melhor nota: (0,634). Vale lembrar que o índice de IDH considerado ideal é aquele com pontuação acima de 0,800. 

Veja o ranking de IDH dos municípios do Pajeú:


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...