¹

23.10.13

TUPARETAMA DARÁ INICÍO NESTE FINAL DE SEMANA AO PROJETO "CARAVANA DA CULTURA"



A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes inicia neste final de semana o projeto CARAVANA DA CULTURA, em parceria com associações rurais do município. A ação contempla uma das reivindicações dos povos do campo de Tuparetama para a cultura, no sentido de apoiar, divulgar e incentivar os artistas, grupos tradicionais e saberes das pessoas que vivem na zona rural. Reconhecer e priorizar os artistas e as manifestações culturais do campo foi uma das propostas apresentadas tanto na Conferência Municipal de Cultura realizada este ano, quanto nas discussões do Orçamento Participativo. Em consonância, a Secretaria Municipal de Cultura manifestou desde janeiro, no lançamento das propostas de ação para 2013, o reconhecimento da necessidade e da importância de direcionar suas atividades além do limite urbano do município, o que foi também uma orientação do gestor Edvan Cesar Pessoa (Dêva).

A proposta inicial da Caravana da Cultura foi construída e discutida em reuniões com as associações rurais que realizarão as primeiras edições: Consulta (26 de outubro) e Carnaúba (16 de novembro). Na verdade a Caravana da Cultura é uma idéia em construção e terá formatos diferentes, respeitando-se as características e especificidades de cada comunidade rural. O que se tem como definido é que num primeiro momento a Caravana será mensal e estará voltada sobretudo para valorização das artes e tradições locais, de cada agrupamento, sem deixar, porém, de incentivar o intercâmbio entre artistas das diversas comunidades do campo e artistas da cidade ou de outros municípios. 

Neste sábado, dia 26, a CARAVANA será aberta na Comunidade Consulta, uma das mais distantes da cidade, e contará com diversas atividades e apresentações (confira no cartaz) com início previsto para as 7 horas da noite. O clima festivo será garantido com serviço de bar e lanchonete (com renda para a associação), fim de noite com muito forró sob a responsabilidade de Zé de Pananca e dos Sanfoneiros Dida e Rodrigo Tunu, com a banda “Os Forrozeiros”. Um concurso com os casais forrozeiros mais animados será realizado durante a festa. A CARAVANA NA CONSULTA prestará homenagem a dois senhores da localidade, o mestre construtor de casas de taipa conhecido por Barreirão (Antônio João de Melo) e o multi-artífice Onofre Mendes Beserra, conhecido como o Mudo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...