¹

5.11.13

ESTIAGEM COLOCA TUPARETAMA ESTÁ ENTRE AS CIDADES EM ESTADO DE ALERTA CONTRA DENGUE


mapa_470

Em vermelho, as cidades que estão em situação de alerta (Fonte: Secretaria de Saúde de Pernambuco)


O Governo do Estado anunciou na semana passada a redução em 75,7% do número de casos de Dengue registrados em Pernambuco em relação a 2012. O resultado positivo também diminuiu o número de mortes, que caiu em 33,3%, fazendo com que a Secretaria Estadual de Saúde antecipasse a campanha prevista para 2014. Mesmo com a redução, 69 cidades de Pernambuco estão em risco de surto e outras 75 em situação de alerta.

Os números são referentes ao período de janeiro a outubro de 2013, quando foram registrados 14.824 casos de dengue, sendo 140 considerados graves. Em 2012, o número chegou a 61.074 ocorrências, que levou o Estado a classificar a doença como epidemia. 

A classificação de “situação de alerta” na qual Tuparetama está incluída corresponde aos municípios com o índice entre 1% e 3,9% dos imóveis infectados com larvas. A preocupação do Governo com a proliferação foca os municípios em risco de surto e situação de alerta, que estão espalhados por todo o Estado (veja o mapa), principalmente pelo período de estiagem, que faz com que as pessoas armazenem mais água em casa.

Por isso, ainda este ano serão distribuídas 40 mil capas para proteger depósitos de água. O objetivo do governo, segundo o secretário de Sáude Antônio Figueira, é reduzir em 10% o número de mortes no Estado em decorrência da dengue. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...