¹

22.12.13

UMA FESTA DE CULTURA, TRADIÇÃO E FÉ NA 11ª MISSA DO VAQUEIRO DE TUPARETAMA


Tuparetama celebrou nesse sábado, 21 de dezembro, a sua 11ª MISSA DO VAQUEIRO. O evento, que é um dos mais tradicionais do calendário cultural e religioso do município, teve a participação de cerca de 350 vaqueiros, a celebração litúrgica com Padre Luizinho e a presença de Delmiro Barros e Banda Saia Rodada em shows após a missa. 

O dia de festa, que só terminou nas primeiras horas deste domingo, teve momentos de grande emoção e simbolismo, no desfile e missa dos vaqueiros; momentos de surpresa e alegria como a apresentação da UTI Móvel adquirida com recursos da própria prefeitura, fechando o cortejo dos vaqueiros à frente dos outros veículos e máquinas adquiridos pelo governo municipal neste seu 1º ano. Teve também momentos de demonstração de espírito de equipe e mobilização, como a limpeza da sujeira deixada pelos cavalos no pátio de eventos após a Missa: 25 funcionários municipais e voluntários deixaram o espaço limpo e pronto para receber o público para os shows da noite.



A programação da 11ª MISSA DO VAQUEIRO DE TUPARETAMA teve início por volta das 4 horas da tarde, com o desfile dos vaqueiros saindo do Bairro Bom Jesus em direção ao pátio de eventos, no centro da cidade, onde aconteceram a Missa e os shows musicais. A escolha do local foi feita na véspera do evento, por causa da expectativa das chuvas que caem na região desde a quinta-feira. 

Visivelmente animados com o clima chuvoso e beneficiados pela queda de temperatura, vaqueiros encourados, conduzindo faixas e banners em homenagem aos colegas já falecidos e vaqueiros de todas as idades (crianças, jovens e adultos) com a camisa do evento, seguiram em fila pelas ruas da cidade, acompanhados pelos aboios e versos dos poetas Valdir Teles, Aldo Neves e Antônio Neto. 



O prefeito Dêva Pessoa e secretários participaram ativamente do evento e acompanharam todo o percurso do desfile até o local da celebração. Alguns secretários como Orlando Ferreira, Adiraldo Rodrigues e Caca Rabêlo fizeram parte da comissão organizadora do evento que foi encabeçada por Sávio Pessoa, Romero Perazzo e Domênico Perazzo. A jovem poeta Mariana Teles, a equipe do CRAS municipal, da Educação e da Cultura também participaram da organização do evento. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...