O jovem advogado e professor Dirceu Rabelo vem reforçando a cada dia sua trajetória de conquistas e sucesso na profissão, confirmando-se como legítimo "herdeiro" do sobrenome Rabêlo, solidificado na história do Direito em Pernambuco pelo imortal José Rabêlo de Vasconcelos.
No último dia 13 (quinta-feira) Dirceu Rabelo foi a São Paulo para a defesa do réu Josuel, natural do sertão pernambucano. Josuel mora com sua família, filhos e irmãos na favela do Jaguaré em São Paulo, e em razão de ameaças de um traficante local, chamado de "Gago", o assassinou com arma de fogo. Josuel disparou cinco tiros nas costas do traficante em frente a residência deste.
No juri Dirceu Rabelo sustentou a tese de que o acusado matou em legítima defesa. O réu foi absolvido por unanimidade pelo pleno da 5ª Vara do Tribunal do Júri, no fórum da Barra Funda em São Paulo.
O promotor que atuou no júri foi Hidejalma Muccio, muito conhecido no Ministério Público Paulista. Hidejalma é autor renomado de direito processual penal e professor universitário, sendo um dos mais requisitados promotores atuantes no júri do estado de São Paulo.