¹

8.4.14

BARRAGEM DA INGAZEIRA - CHUVAS AMEAÇAM ALAGAMENTO DE ÁREAS AINDA NÃO INDENIZADAS. DNOCS DIZ QUE NÃO HÁ RISCOS


barragem_ingazeira_visita_13

Do blog de Nill Junior:

Moradores que residem às margens da área onde vai ser represada água com a nova Barragem da Ingazeira estão apavorados. Com as últimas chuvas e após as intervenções da empresa contratada pelo DNOC’s, muitas casas estão sendo ameaçadas pelo volume de água que tem se acumulado com as chuvas.

Alunos não estão conseguindo mais acesso à estrada que levaria para a escola, moradores estão vendo a água começando a invadir terrenos. O pior é que boa parte das famílias ainda não foi indenizada e não tem como sair do local ou até para onde ir.

Segundo publicação do Diário Oficial,  37 famílias estão credenciadas para receberem as indenizações de suas terras localizadas na área da barragem de Ingazeira, o que ainda não representa a totalidade. Como não receberam o dinheiro, nem estas famílias falam em deixar a área.

Segundo o Presidente da Câmara de Tuparetama e Presidente da Comissão Parlamentar do Alto Pajeu, Joel Gomes, em entrevista a Anchieta Santos, as famílias terão um prazo de 30 dias para reclamar o valor e a ausência de algum bem não relacionado junto ao DNOCS.

DNOCs garante que famílias nas margens de Barragem não serão afetadas

Joel nos estúdios da Rádio Pajeú
Joel nos estúdios da Rádio Pajeú

Engenheiros do DNOCs garantiram hoje ao prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB), que não há risco de inundação das casas ribeirinhas à obra da Barragem da Ingazeira, ou de Cachoeirinha. Mesma garantia foi passada ao Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Joel Gomes, que também acompanha o caso.

“Estive no local e há a garantia de que não há risco de invasão dos imóveis”, disse Torres. Mais cedo, moradores que residem às margens da área onde vai ser represada água com a nova Barragem da Ingazeira disseram que estavam apavorados com a chegada da água. Técnicos do DNOCs também decidiram liberar boa parte da água que estava sendo represada para evitar problemas.

Participando do Debate das Dez, Joel Gomes e Luciano Torres comemoraram o fato de que segundo publicação do Diário Oficial,  37 famílias estão credenciadas para receberem as indenizações de suas terras localizadas na área da barragem de Ingazeira, o que ainda não representa a totalidade. Como não receberam o dinheiro, nem estas famílias falam em deixar a área.

As famílias terão um prazo de 30 dias para reclamar o valor e a ausência de algum bem não relacionado junto ao DNOCS. As indenizações variam entre  R$ 80 e R$ 100 mil. O vereador adiantou que nos próximos dias sairá uma relação com mais  famílias indenizadas.

Medo de ações criminosas: Joel afirmou que há necessidade de que essas famílias sejam assessoradas. Primeiro, para garantirem que com o dinheiro possam adquirir área similar na mesma região. Segundo, como há muitos idosos e pessoas sem costume de pegar em tanto dinheiro, para evitar aproveitadores ou mesmo ação de criminosos que tenham acesso à lista de beneficiários.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...