Os sertanejos do Pajeú tiveram novo ânimo nos últimos dias, com a volta das chuvas em várias cidades da região, depois de um mês de junho com poucas chuvas. O Pajeú ainda não está livre do trauma e dos prejuízos causados pelos recentes anos de seca, considerada a maior estiagem dos últimos 40 anos, mas 2014 já é considerado um ano "bom de chuva", que trouxe alívio e novas esperanças. A madrugada de chuva em todas as cidades do Pajeú, do sábado para o domingo, e a expectativa de mais chuvas nesta semana, segundo os institutos meteorológicos, são motivos de mais alegria.
A temperatura na região continua oscilando, mesmo com as chuvas. Há calor durante o dia, na média dos 26º - o que é considerada uma temperatura amena para o sertanejo - e nas madrugadas os termômetros despecam. Em cidades como Stª
Terezinha, Itapetim, Brejinho e Tuparetama as noites "geladas" marcam entre 20º e 18º, mas com
sensação térmica de 12º a 15º.
Outro problema que persiste, mesmo com a volta das chuvas, é a crise de abastecimento de água. A cidade de Itapetim ainda não saiu no colapso da falta de água e Tuparetama continua com racionamento, com alguns bairros recebendo água da Compesa apenas por dois dias a cada quinzena.