¹

21.9.14

PREFEITURA DE TUPARETAMA E SEBRAE SE UNEM PARA APOIAR PRODUÇÃO ARTESANAL DO MUNICÍPIO


Resultado de parceria da Prefeitura de Tuparetama com o SEBRAE,  através da Secretaria Municipal de Cultura, o município está recebendo uma assessoria em design e criação voltada para o aperfeiçoamento e desenvolvimento local do artesanato. O "alvo" é  a cooperativa feminina de artesãs "Mulheres de Talento", com seus trabalhos "Fina Arte".

A assessoria tem se reunido com as artesãs tuparetamenses para a criação de novos produto e de inovação daqueles já existentes.  O processo resultará numa coleção de produtos exclusivos e com características da cultura local,  de olho nas expectativas do mercado. Essa aproximação entre design e artesanato tem como desafio melhorar a produção e a vida da artesã, ampliando os horizontes do fazer artesanal, sem perder a perspectiva de sua história. Destacam-se também nesse trabalho conjunto o estudo e a pesquisa das bases do produto, o acesso às novas tecnologias para o aperfeiçoamento da maneira de fazer, o que envolve conhecimentos, máquinas e equipamentos e processos de produção.

As profissionais indicadas pelo SEBRAE atuam respeitando a imaginação, a cultura e a origem de conhecimentos das artistas locais. Ao talento e à capacidade criativa das artesãs aliam-se os procedimentos técnicos, gerenciais, comerciais e financeiros que já vem sendo trabalhados com os artesãos de Tuparetama desde o ano passado, através de várias oficinas gratuitas oferecidas pelo SEBRAE e pela Secretaria de Cultura.  

Como resultado da consultoria de design e criação,  a  FINA ARTE terá nova linha de produtos, com uma estética mais depurada, dirigida ao mercado consumidor mais exigente.  


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...