¹

8.9.14

TUPARETAMA COMEMORA RESULTADO DO IDEB. EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO AVANÇOU

O governo municipal de Tuparetama tem motivos para comemorar. Obteve aumento significativo nos resultados do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas escolas municipais, divulgado na tarde da sexta-feira, dia 05/09 pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão ligado ao Ministério da Educação. 

Os resultados do IDEB são relativos a 2013. O IDEB mede a qualidade do ensino nos ciclos fundamental (1º a 9º ano) e médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O IDEB tem dupla função. Por um lado, avalia (em uma escala de 0 a 10) a qualidade da educação que já é oferecida. Por outro, propõe metas que escolas e redes de ensino devem atingir até 2021. 

Tuparetama já superou as metas previstas para 2015 e 2021. Nos anos iniciais (4ª série/5º ano) obteve o índice de 6.1, enquanto que a meta para 2021 é 5.7. Nos anos finais (8ª série/9º ano) atingiu o índice de 4.0, sendo a meta para 2015. A meta para 2021 nos anos finais é 4.8 (veja tabelas). 


Comparando os índices divulgados neste ano com os resultados relativos a 2011,  Tuparetama também comemora. Obteve aumento nos anos iniciais e nos anos finais.  A secretária municipal de Educação, Jeane Pessoa, comemorou os resultados e parabenizou alunos, professores, gestores escolares e toda equipe da Secretaria Municipal de Educação:  "O resultado do IDEB é consequência do trabalho com dedicação e compromisso. Nossas ações são voltadas para a qualidade do Ensino. As dificuldades e os desafios são imensos e sabemos que ainda há muito por fazer e muito a ser melhorado, mas estamos certos de que os méritos foram justos”, analisou.

O prefeito do município, Dêva Pessoa, que também é professor, festejou e comentou os bons resultados obtidos pela educação nesse seu primeiro ano de gestão: “Estamos muito contentes com os resultados, mas não estamos satisfeitos nem vamos nos acomodar, pois queremos alcançar desempenhos ainda melhores. Para isso não temos poupado investimentos, dentro do limite de nossa capacidade financeira e continuaremos proporcionando todo o necessário para que esses índices sejam ampliados. Tuparetama merece e tem direito a uma educação de qualidade."

Resultado do IDEB por Escolas Municipais (clique nas imagens para ver em tamanho maior):



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...