¹

28.4.15

28 DE ABRIL - DIA DA CAATINGA. UM BIOMA CONSTANTEMENTE AMEAÇADO


[Do site do Jornal do Commercio ] Único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga é, também, o menos conhecido e estudado pelos pesquisadores no País. Hoje (28), data em que é celebrado o Dia Nacional da Caatinga, entidades não governamentais do Sertão pernambucano enfatizam a importância da conservação das riquezas naturais para o desenvolvimento do bioma. 

A caatinga ocupa 11% do território nacional e se espalha por dez estados do Brasil, com várias espécies de animais e plantas ameaçadas pelo desmatamento, as queimadas e a caça ilegal. No Estado, o bioma se encontra presente no Sertão e Agreste e tem como principal característica a vegetação seca, em consequência das chuvas irregulares da região.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a caatinga e o cerrado são os únicos biomas brasileiros não considerados Patrimônio Nacional. Há cinco anos, tramita no Congresso um projeto de emenda à Constituição Federal, a PEC 504/2010, que pode incluir os biomas na lista e reforçar sua preservação.
LEIA MATÉRIA COMPLETA CLICANDO AQUI

Mais:
NILL JUNIOR: Ameaças à caatinga marcam reflexão sobre seu dia no Pajeú
MMA: Saiba mais sobre o bioma Caatinga
TRIBUNA: Dia da Caatinga é momento de comemorar bioma apenas brasileiro
G1:Riqueza da Caatinga inspira exposição fotográfica em Petrolina

No blog Tarcio Viu Assim estou sempre postando fotos da caatinga (ou do que nos resta dela) revelando a grande beleza que há na natureza e nas paisagens que nos cercam.  Ao contrário do que se costuma falar e mostrar nos meios de comunicação sobre o sertão, a caatinga não é feia, nem seca, nem morta, nem infértil.   Para homenagear o DIA DA CAATINGA, SELECIONEI ALGUMAS FOTOS JÁ PUBLICADAS nesses vários anos de mais de 2 mil postagens do blog:

















Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...