¹

7.4.15

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARAM AMANHÃ (8) E QUINTA (9)

Foto: Divulgação
Anunciada desde o dia 31 de março (terça), acontecerá nos dias 8 e 9 deste mês (amanhã e quinta-feira) uma paralisação geral dos professores da rede pública estadual de Pernambuco.

A suspensão das atividades acontece como forma de protesto de advertência para que o Governo do Estado atenda as reivindicações da categoria. Segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), logo após os dois dias de paralisação será decidido se a categoria deflagra greve. 

Os professores protestam também contra a aprovação da proposta do Governo, de adequação do salário de 4 mil professores ao piso nacional, pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A proposta  fixa o piso em R$ 1.917. Segundo o secretário de Administração do Estado, Milton Coelho, o reajuste de 13,01% que os professores solicitam para a toda a categoria não pode ser concedido porque o Governo do Estado ultrapassou o limite prudencial de gastos com pessoal.

O projeto do governo do Estado, que faz adequação do salário de quatro mil professores ao piso nacional foi aprovado por 27 votos favoráveis e 11 contra no Plenário da Assembleia Legislativa. O Sindicato dos Professores (Sintepe) destacou que o reajuste não vai atender toda a categoria, e vai acabar com a diferença salarial entre os profissionais que têm apenas ensino médio e os que possuem graduação em nível superior.

O impasse levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a abrir um inquérito para apurar o descumprimento da lei federal do piso dos professores no Estado. Pela proposta, o piso será aplicado para as carreiras de professor com Licenciatura Plena e com formação em Magistério, desde que o educador não tenha habilitação específica e cumpra jornada de trabalho de 200 horas-aula no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. O pagamento será retroativo a janeiro.


DEPUTADOS QUE VOTARAM CONTRA OS PROFESSORES 
Adauto Santos-PSB.
Aglaison Junior-PSB.
Aluízio Lessa -PSB.
Angelo Ferreira- PSB.
Antonio Moraes - PSDB.
Beto Aciolly- SD.
Claudiano Martins - PSDB.
Clodoaldo Magalhães-PSB.
Diogo Moraes-PSB.
Dr. Valdi - PP.
Eriberto Medeiros -PTC
Franscismar Pontes- PSB.
Joao Eudes-PRP.
Joaquim Lira- PSD
Lucas Ramos - PSB.
Marcantônio Dourado - PSB.
Miguel Coelho- PSB.
Priscila Krause - DEM.
Raquel Lira - PSB.
Ricardo Costa - PMDB.
Rodrigo Novaes - PSD.
Rogerio Leao - PR.
Simone Santana - PSB.
Toni Gel - PMDB.
Valdemar Borges - PSB.
Zé Mauricio - PP.

DEPUTADOS AUSENTES:
André Ferreira - PMDB.
Eduino Brito - PHS.
Henrique Queiroz - PR.
Joel da Harpa - PROS
Lula Cabral - PSB.
Pastor Cleiton Colins - PP.
Pedro Serafim - PDT.
Professor Lupercio - SD.
Socorro Pimentel - PSL.
Vinicius Labanca - PSB.
 Guilherme Uchoa - PDT não vota por ser Presidente, mas é favorável ao Projeto do governo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...