¹

24.6.15

CRISE HÍDRICA: SEM ÁGUA NO BOM SUCESSO E COM COLAPSO DO ROSÁRIO, TUPARETAMA PASSARÁ A SER ABASTECIDA POR CARROS-PIPA

Açude Municipal do Bom Sucesso, cenário desolador em junho de 2015
Em comunicado à população de Tuparetama, a COMPESA confirmou o que todos já esperavam acontecer diante a escassez de chuvas nos últimos meses: aumento de racionamento da água nos próximos dias. Com o fim da água na Barragem do Bom Sucesso (foto) e colapso da Barragem do Rosário, previsto para os próximos meses, se não chover, a cidade de Tuparetama passará a ser abastecida por carros-pipa.  (veja cópia do comunicado).



A tragédia da escassez de água e o absurdo da volta do abastecimento com lata dágua em pleno século XXI que atinge Tuparetama e outras cidades do Pajeú  é resultado da soma ingrata de seca prolongada + aquecimento global+ falta de planejamento e de investimento dos governos estadual e federal em saneamento e ampliação de fontes de abastecimento+falta de vontade política. 

A pergunta que todos se fazem é: com a perspectiva de prolongamento da estiagem e esgotamento das poucas fontes de abastecimento (barragens, açudes e poços), paralização das obras da barragem da Ingazeira (ninguém protesta? Quem se mobiliza?) e dúvidas, atrasos e polêmicas nas obras da adutora do São Francisco, como ficará nossa região nos próximos meses em que se intensifica o período de calor e seca? 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...