¹

12.7.15

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2016: COM 43,75% SÁVIO TORRES É O NOME MAIS CITADO NA ENQUETE

A 1ª enquete do blog relacionada às eleições municipais do próximo ano quis saber QUAIS PESSOAS os visitantes do blog GOSTARIAM QUE FOSSEM CANDIDATOS APREFEITO EM 2016. Fizemos uma lista com oito nomes, levando em consideração algumas pessoas que são citadas em geral como prováveis candidatos. A lista foi disponibilizada em ordem alfabética e este é o critério a ser utilizado em todas as enquetes do blog. 

Apesar da enquete não ter validade como pesquisa, em respeito aos leitores do blog e votantes, utilizamos a tecnologia (paga) do SurveyMonkey, serviço online americano que permite mais rigor e melhores ferramentas de averiguação e segurança em enquetes e pesquisas. Por isso mesmo o relatório com resultado da enquete é fornecido por IP, a "identidade" do computador do usuário. Seguimos o critério de apenas 1 votação por IP, ou seja, cada pessoa poderia votar apenas 1 vez em cada equipamento (computador, tablet, notebook...). Quem votou deve ter observado que após escolha dos nomes e envio da votação, a enquete ficava indisponível, para evitar repetição de votos.

No entanto com algum conhecimento hacker, alguns votantes conseguiram entrar no sistema e repetir por inúmeras vezes a votação. Constatamos no relatório final a utilização de alguns IPs com dezenas de votos numa só pessoa. Dois IPs em especial foram alterados para repetir a votação (mais de 100 votos) em dois nomes específicos da lista. Por questão de ética estamos omitindo os números dos IPs e dos nomes beneficiados pela artimanha. 

Desse modo, apesar da enquete ter recebido um total de 456 votações, descartamos as votações repetidas por IPs, mantendo apenas como válida a 1ª votação de cada IP, chegando assim ao total de 96 votações válidas. (Fica aqui nossa 1ª reflexão já de olho nas eleições 2016: se não se respeita as regras de uma simples enquete, o que pensar do que vem por aí?

E este é o resultado final da nossa 1ª Enquete, tendo à frente com quase 50% dos votos o nome do ex-prefeito Sávio Torres, em seguida o nome do atual prefeito Deva Pessoa e em 3° o nome de Romero Perazzo. Tanta e Renato Granjeiro foram os menos citados.  Confira: 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...