¹

1.9.15

EM AUDIÊNCIA NO DNOCS, VEREADOR JOEL GOMES ACOMPANHA SITUAÇÃO DA ADUTORA DO PAJEÚ E BARRAGEM DA INGAZEIRA

Foto do Facebook do vereador Joel Gomes
O vereador de Tuparetama, Joel Gomes (PR) participou na última sexta feira  (27/08) de audiência com a cúpula da 3ª. DR do DNOCS – Coordenadoria-Pernambuco, em Recife. A audiência foi marcada pelo deputado federal Gonzaga Patriota e pelo deputado estadual Rogério Leão representado pelo chefe de gabinete, Pedro Souto. 

Segundo apurado na audiência, a Adutora do Pajeú (tida como única salvação a curto prazo para a grave crise de abastecimento da nossa região)  poderá ter as Estações Elevatórias de Afogados da Ingazeira e Tabira  prontas ainda em setembro. Caso isto ocorra, serão efetuados testes para levar água a Tuparetama, Iguaraci, Ingazeira e  São José do Egito, através da Linha Adutora do Rosário/São José do Egito, sem que a Estação Elevatória de Riacho do Meio esteja concluída.  No entanto o DNOCS não confirma se essas duas primeiras EEs estarão prontas no tempo estimado, embora já estejam garantidos os recursos. 

O vereador Joel Gomes indagou a respeito da energização das Estações Elevatórias, cujos projetos foram entregues a Celpe-Serra Talhada. Teme-se que a concessionária poderá não demonstrar interesse, mandar contratar uma empresa e apenas, ao final, dar seu aval ou não. Nesse sentido há a perspectiva do DNOCS pleitear à COMPESA, (que tem maior pressa para aliviar o sofrimento da população) que energize as Estações Elevatórias. 

Outro ponto abordado na audiência diz respeito às obras da Barragem de Ingazeira, que estão paralizadas novamente. A Ordem de Dispensa poderá ocorrer nos próximos dias. Constava no Orçamento de 2015 apenas  R$ 1.000.000,00 e este valor já foi consumido pelas obras da barragem. Surpreendente saber que em 2014 foram devolvidos à União recursos destinados à barragem. 

O vereador Joel Gomes comentou: "Tantos deputados federais prometeram empenhar-se por recursos para que a obra da Barragem de Ingazeira, obra que teve seu primeiro Decreto de Desapropriação assinado no dia 21/06/1941, pelo ex presidente Getúlio Vargas! Nos parece que os nossos representantes pouco fizeram pelo povo sedento de água e de uma sobrevivência digna. Temos exceções, lógico. Só nos resta aguardar que recursos sejam destinados pelos nobres parlamentares pernambucanos, na ordem de R$ 10.000.000,00 para que em dezembro/2015 vejamos nosso sonho virar realidade e acabar o pesadelo da falta de água no Pajeú".

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO, NO BLOG DE NILL JUNIOR ( Clique AQUI ) E NO BLOG DE MARCELO PATRIOTA (Clique AQUI)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...