¹

18.9.15

PESQUISA DO BIOMÉDICO RODRIGO PESSOA CONFIRMOU CASOS DE DENGUE E ZICA


Em maio deste ano, quando Tuparetama e outros municípios da região apresentaram um grande número de doentes com sintomas de Dengue e Zica, o biomédico e doutorando da UNIFESP, Rodrigo Pessoa viajou de São Paulo a Tuparetama  para realizar um trabalho de pesquisa (Clique aqui pra ler a postagem) decorrente de parceria entre a UNIFESP, o Instituto de Medicina Tropical (USP) e a Secretaria de Saúde de Tuparetama.

Rodrigo Pessoa fez a coleta de sangue de pacientes com sintomas das viroses para realização de pesquisa em São Paulo. O  pesquisador tuparetamense estuda os arbovirus causadores de doenças tropicais, como a Dengue e Zica.   

Em contato com o blog Rodrigo Pessoa informou o resultado dos testes das amostras de sangue coletadas em Tuparetama: 40,25% dos pacientes estavam positivos para vírus Zica e apenas 9,7% dos pacientes foram positivos para dengue do tipo 1.  O resultado da pesquisa confirma portanto o surto que estava acontecendo em Tuparetama no período entre abril e  maio deste ano.

Os resultados foram confirmados através de testes de biologia molecular, feitos em um laboratorio de virologia do instituto de medicina tropical da USP, todas as amostras positivas foram confirmadas através de sequenciamento. Segundo Rodrigo Pessoa, a positividade dessas amostras teria sido ainda maior, se tivessem sido coletadas no tempo correto, pois o tempo de viremia para o Zica é curto do 3 a 5 dia após o sinais e sintomas. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...