2.10.15

DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2016 - SURGEM OS PRIMEIROS NOMES DE MULHERES CANDIDATAS. TEREMOS VEREADORAS DESTA VEZ?

As mulheres são maioria no número de eleitores, mas na hora de concorrer a cargos eletivos, a diferença entre os número de homens e de mulheres é enorme. Tuparetama não é exceção. O desinteresse feminino em participar da disputa eleitoral é tão grande que as coligações chegam a penar para conseguir candidatas e cumprir a meta mínima de mulheres concorrentes exigidas pela legislação eleitoral. Algumas são lançadas para compor as chapas mas sequer chegam a fazer campanha. O retrospecto de candidatas eleitas não ajuda, é desanimador: em nosso município o número máximo de vereadoras eleitas para uma legislatura foi de 2 candidatas, para uma composição de 9 vereadores. A câmara atual de Tuparetama não teve nenhuma mulher eleita. 

Há perspectiva de mudanças desse quadro para 2016, com a ampliação da participação das mulheres na política local. Numa sondagem breve, o blog TVA constatou que há no momento pelo menos 8 nomes de prováveis pré-candidatas a vereadoras nas próximas eleições. Algumas são novatas em campanha, outras já concorreram, a exemplo de Priscila Menezes que concorreu com Vanilda Patriota na chapa majoritária das eleições de 2008 e atualmente integra o grupo da 3ª via em Tuparetama e a popular Cida da Boa Visão, filiada do PC do B. 

Ilustração de Raimundo Pajeú especialmente para o blog

Entre as novatas, um dos nomes mais comentados no momento é o da psicóloga Cecília Souto, filiada ao PSB e irmã do ex-vereador José Wilson. Indagada sobre a importância da participação feminina nas eleições em Tuparetama, Drª Cecília foi bastante enfática: “Temos consciência da importância da mulher no debate político com a sociedade. É preciso trabalhar na formação não apenas de palanques com mais mulheres em 2016, mas de um projeto que represente os anseios populares de uma política que garanta o bem comum da sociedade e isso se faz, sobretudo, com a participação da mulher no legislativo”. 

Temos também Fifita Luciano (ligada ao grupo político de Sávio Torres), Vandinha (atual secretária de Saúde do prefeito Dêva Pessoa), Neide (enfermeira, esposa do atual vereador Sávio Pessoa), Dora Silva (presidente da Associação Rural da Consulta e concorrente a Conselheira Tutelar nas eleições desse domingo, 04. Dôra é a única mulher do campo nesta lista atual de nomes) e a professora Luciana Paulino, com forte influência entre sua categoria profissional. 

Resta-nos torcer que o desejo dessas tuparetamenses se fortaleça e que suas candidaturas sejam viabilizadas, que possam ser realmente candidatas com o intuito de transformar positivamente a política local e mudar de vez essa nossa imagem negativa de que homens e sobretudo as próprias mulheres não gostam de votar em candidatas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...