¹

22.10.15

ELEITO NOVO CONSELHO GESTOR DO AÇUDE DO ROSÁRIO. SITUAÇÃO DA BARRAGEM É DE COLAPSO



Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21 de outubro, na cidade de Iguaracy-PE, a eleição para membros e coordenadoria do Conselho Gestor do Açude do Rosário.   A composição dos membros do Conselho é dividida em  40% de representantes do poder público (prefeituras e secretárias dos municípios atendidos pela Barragem) 40% de representantes da sociedade civil e 20% de representantes dos usuários.

Estiveram presentes e participaram da eleição representantes  das diversas entidades inscritas: PREFEITURAS DE  TUPARETAMA, IGUARACY  E INGAZEIRA; DNOCS;  IPA; SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE PERNAMBUCO; CÂMARA DOS VEREADORES DE IGUARACY; ASSOCIAÇÃO DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE IGUARACY; IGREJA CATÓLICA; PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO; IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS; DIACONIA; CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE IGUARACY - COMDESI; SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE IGUARACY; ASSOCIAÇÃO RURAL LAGOA DO SERROTE; ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DE VARZINHA, JUNCO E MANDACARÚ; COOPERATIVA DOS IRRIGANTES DE IGUARACY - COIMPRIL; ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DE IZIDÓRIA; ASSOCIAÇÃO RURAL DE CONSULTA e  COMPESA. O  prefeito de Iguaracy, Dessoles, também participou da reunião.

A plenária foi coordenada pelo representante da APAC, Dr.  Nilson Henrique da Silva,  analista em gestão de recursos hídricos e climáticos e analista social. Na plenária também foi discutida a situação atual da barragem do Rosário, tendo como encaminhamento uma visita dos participantes ao local após a plenária. Foi citada  a ausência de representantes do município de São José do Egito que também é atendido pela Barragem e a informação de que  já se encontra em Iguaracy uma empresa para fazer a capinagem e limpeza da parede do Rosário.

O prefeito Dessoles falou sobre a necessidade de ações de esclarecimento e informações às populações de todos os municípios atendidos pela Barragem para que tomem conhecimento da real situação do Rosário e se conscientizem sobre o uso racional desta fonte de abastecimento da região.

Dessoles criticou o fato de que as pessoas em geral não conhecem a barragem e nem fazem ideia da sua importância e da importância de ações conjuntas para sua recuperação e conservação. O Secretário de Desenvolvimento Rural de Tuparetamna, Gilmar Aguiar, que é formado em Engenharia de Pesca, comprometeu-se a fazer uma atividade de orientação aos ribeirinhos e sertanejos sobre a prática adequada de pesca no local, atendendo solicitação do prefeito Dessoles.

A Diretoria eleita para os próximos três anos do Conselho Gestor do Açude do Rosário ficou formada pelo Presidente- Inacio Moura (Iguaracy),  Vice-presidente  Mário Gonçalves (Iguaracy) e Secretário Antonio Siqueira (Ingazeira).   

Fotos de Gilmar Aguiar e Dora Silva - Informações da Sec. de Desenvolvimento Rural de Tuparetama






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...