¹

²

8.11.15

67 ANOS DA ESCOLA ERNESTO DE SOUZA LEITE - ENCONTRO DE BANDAS E FANFARRAS (03)


A escola pioneira de Tuparetama, Ernesto de Souza Leite, está completando 67 anos. Entre as atividades programadas para comemorar a data, foi realizado no sábado, dia 07/11 um Encontro de Bandas e Fanfarras com a participação da Banda Paulo Rocha (Tuparetama) da Fanfarra da própria escola e de mais 4 bandas convidades, de Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Iguaracy e Jabitacá. As bandas fizeram um desfile pelas principais ruas da cidade no final da tarde (veja fotos no blog) e apresentaram-se à noite na Quadra da Escola.

Breve histórico da Escola Ernesto

A "Rainha das Letras de Tuparetama" foi construída em terreno doado pelo fazendeiro Ernesto de Souza Leite e inaugurada em 29 de outubro de 1948, pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, município do qual fazia parte a então Vila Bom Jesus (Tuparetama). Em 1950 passou a funcionar com o nome de Escola Típica Rural tendo como primeira professora Nabel de Melo Arruda, de Sertânia. Ela residia no prédio escolar composto, então, de um sala de aula, uma cozinha, um banheiro e um quarto. 

Em 1957 recebeu a denominação de Escola Reunida Rural de Tuparetama, passando a funcionar com maior número de professores, entre eles Mª Inete de Vasconcelos Pessoa, a primeira professora tuparetamense nomeada pelo Estado, Isaura de Melo Arruda, Mª Adelaide Valadares Vieira, Ivone Siqueira, Terezinha Perazzo Leite, Zuleide Vasconcelos Pessoa , Maria do Socorro Vasconcelos Pessoa, Maria Ivete de Vasconcelos, Maria de Lourdes P. Valadares, Maria Adelaide Valadares, Maria de Lourdes Veras Gois, Eliete Leite do Amaral, Severina Nunes de Farias, Ivone Siqueira Perazzo e Maria das Dores Nunes de Farias. 

Em 1960 passa a denominar-se Escola Reunida Ernesto de Souza Leite, contando com três salas de aula e com os professores Maria Vasques Nogueira Bezerra(Onélia), Mª Pinto Medeiros, Maria das Mercês Gomes, Risoleta Santos, Edileuza Vasconcelos, Terezinha Maria de Jesus, Maria Salete Menezes, Maria do Socorro Menezes, Beatriz Aragão e Simone Perazzo. Em 1978 foi implantado o 1º grau maior e a escola recebeu a denominação de Escola Ernesto de Souza Leite- Ensino de 1º grau, passando a contar com um professor em regime especial para sua direção. O prédio já não dispunha de espaço físico para atender a quantidade de alunos, necessitando de urgente ampliação. Alguns professores desta época: Mª Aldvan Leite Perazzo, Vilma P. Leite, Mª Francinete B. Silva, Mª Adelaide Leite, Rita Maria P. Leite de Lima, Maria José L.Pessoa, Cleonice L. Ferreira, Maria Jose Lima Vieira, Vitalino P. Neto, Luiz Gonzaga P. Leite, Dinair L. Perazzo, Maria do Socorro Lima, Maria de Lourdes Lima, Maria das Graças Araújo, Maria de Lourdes Pessoa, Luzia Ana Pessoa, Josefa Ana Pessoa, Angélica Lima Leite, Maria Luiza P. Rafael, Maria Lúcia P. Rafael, Maria de Lourdes Ferreira, Rita Siqueira. 

Em 1986 assumiu a direção a professora Vilma Perazzo Leite. Em sua gestão foi implantado o 2º grau -Estudos Gerais- e o prédio da escola foi ampliado com a construção de novas salas. É dessa época a construção da sua murada. Em 1994, durante a direção de Mª de Lourdes Conceição a escola foi ‘adotada’ pela CELPE (presidida por Luiz Gonzaga Perazzo), resultado de programa criado pela Secretaria Estadual de Educação. Durante esse período de ‘adoção’ foram construídas a quadra de esportes (sem cobertura) e mais três salas. 

De 2000 até a presente data a Escola teve também na direção os professores Vitalino Patriota Neto, Francinete Brito, Rita Siqueira, Antônio José do Nascimento e Lúcia Pessoa, tendo recebido diversos serviços de ampliação e melhorias na infraestrutura, sendo a mais recente a reforma da quadra escolar, com construção da cobertura.  

A bandeira da escola foi criada em 1984 por Maria Salete de Menezes Torres e o hino foi criado em 03 de março de 1996 por Dedé Monteiro (letra) e Wlisses de Souza Lima (música).











Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...