¹

²

5.11.15

CIENTISTA DE TUPARETAMA, GUILHERME LIMA É MESTRE COM PESQUISA SOBRE ESPÉCIE DA CAATINGA


O jovem filho de tuparetamenses, GUILHERME LIMA, é o mais novo Mestre em Ciências pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com um trabalho de Zoologia e Genética de Populações. 

O cientista de Tuparetama defendeu sua pesquisa intitulada "Filogeografia Mitocondrial de Tropidurus hispidus (Squamata: Tropiduridae) na Caatinga" no final de outubro, no anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB e teve a aprovação unânime da banca, que contou com três Doutores. O trabalho de Guilherme Lima recebeu ainda a recomendação para ser publicada em revista da área, dos Estados Unidos da América, com  divulgação mundial. 

Guilherme conversou conosco sobre seu trabalho: "É sempre um prazer divulgar a Ciência e representar nesse universo a nossa terra de Tuparetama. Sinto-me feliz em saber que meu esforço possa servir de exemplo e de incentivo para outros cintistas do lugar." Guilherme também detalhou um pouco da sua pesquisa:  "Para realizar o trabalho eu viajei por todo o nordeste  principalmente pela Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com as excursões científicas financiadas em parceria pelas universidades federais da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Brasília, coletando material da espécie (lagarto) para ajudar a compreender evolução baseada no DNA da espécie na caatinga.  A caatinga é um bioma rico de diversidade e pouco estudado, embora estejamos sempre em contato com ele."

Guilherme Lima  é um dos pioneiros no Brasil a realizar o trabalho desse tipo com essa espécie presente por toda a caatinga.  Para sua pesquisa nosso cientista recebeu também  uma bolsa de estudos de 2 anos obtida pelo CNPq (Ministério da Ciência e Tecnologia).

Guilherme Souza de Lima é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo.  Seus pais são os tuparetamenses Joao Gomes de Lima e Maria Salomé Souza de Lima (conhecida como Sula). - VEJA SLIDE COM FOTOS DA DEFESA DE GUILHERME




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...