¹

²

25.2.16

DÊVA PESSOA ENTREGA 'TABLETS' A AGENTES DE SAÚDE. A INICIATIVA É PIONEIRA NA REGIÃO


Em evento realizado no Centro de Convivência João Gomes de Araújo (Casa da 3ª Idade) o prefeito Dêva Pessoa entregou aparelhos eletrônicos aos ACS (Agentes Comunitários de Saúde). Os tablets serão usados agentes com o objetivo de potencializar o acompanhamento da saúde do Tuparetamense. O treinamento para utilização do programa foi realizado também esta semana com os agentes e técnicos. 

O sistema informatizado - MAS- apresenta todas as fichas cadastrais e de trabalho solicitadas pelo Ministério da Saúde. Isso possibilitará um monitoramento em tempo real das ações destes profissionais. O MAS é uma plataforma que auxilia e otimiza a gestão pública. Composto por 3 módulos, o MAS aprimora o trabalho dos agentes comunitários de saúde, agiliza processos dos gestores com relatórios em tempo real e exporta os dados para o Ministério da Saúde de maneira simples e ágil. 

O aplicativo MAS, idealizado para tablets Android, contém todas as fichas do E-SUS, novo modelo implantado pelo Ministério da Saúde em 2014. A partir de agora os Agentes de Saúde preenchem as fichas através do aplicativo de maneira prática e sem erros. Com o aplicativo, o ACS tem maior controle das fichas e não há perda dos dados cadastrados, pois são sincronizados e enviados para o banco de dados. Através do Painel, os gestores acompanham o dia-a-dia dos agentes de saúde, podendo visualizar os dados coletados e sincronizados pelos agentes através do tablet. Com a definição de metas para cada agente de saúde, fica fácil realizar análises aprofundadas através de gráficos claros e objetivos, o gestor visualiza os resultados de maneira rápida, otimizando as tomadas de decisões. 

O envio das fichas para o Ministério da Saúde ficou bem simples. Através do Painel, o gestor seleciona o período que ele deseja e o sistema gera um pacote compatível com o programa do Ministério da Saúde. Sem necessidade de digitar todo o conteúdo novamente. 

No encontro com os agentes de saúde para a entrega dos tablets, o prefeito Dêva Pessoa fez questão de destacar a importância do projeto pioneiro na região "Estamos sempre em busca de soluções criativas e eficientes para nossa gestão, que resultem na melhoria dos serviços prestados à comunidade. Parabenizo o esforço e a dedicação da nossa equipe de agentes de saúde que sempre fez um grande trabalho, mas com certeza essa nova ferramenta trará resultados ainda melhores para todos nós". 

A Secretária Municipal de Saúde, Vanda Lúcia Cavalcante, também falou a respeito da iniciativa: "A Secretaria de Saúde parabeniza a todas as pessoas envolvidas que possibilitaram a implantação deste projeto em Tuparetama, sobretudo o prefeito Dêva Pessoa. Com esforço, dedicação e espírito de equipe conseguimos superar os obstáculos e colocar a saúde de Tuparetama em posição de destaque na região". 

Além da facilidade e eficiência no atendimento da população o tablet substituirá as inúmeras fichas impressas que os Agentes utilizavam, diminuindo dessa forma a grande quantidade de papel gasta para confeccionar essas fichas, o que mostra também a preocupação da gestão com economia e com o meio ambiente.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...