¹

²

22.11.16

MAIS UMA IMPORTANTE CONQUISTA: TUPARETAMA É CONTEMPLADO COM O SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO



Tuparetama foi contemplada com o Selo Unicef – Município Aprovado/Edição 2013-2016. O Selo é um reconhecimento concedido ao município pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. O comunicado oficial se deu na tarde desta terça-feira (22/11) pela Coordenação do escritório do UNICEF em Pernambuco e encaminhado ao articulador do Selo Unicef em Tuparetama, Gilmar Aguiar, à presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Helena Lima e ao prefeito Dêva Pessoa. 

Esta é a primeira vez, de três edições, que o município é contemplado. As duas edições anteriores ocorreram durante a gestão do ex-prefeito Sávio Torres e as metas necessárias para receber o selo não foram atendidas. 

“Esta gestão fez um grande esforço no sentido de implantar ao longo desses 4 anos os programas para a infância e a adolescência - citou o atual prefeito Dêva Pessoa - "Nenhum gestor trabalha visando ganhar o prêmio, mas é importante quando vem o reconhecimento de um órgão tão sério, como o Unicef. Isso mostra que as nossas políticas estão no caminho certo e apresentam um resultado positivo. Evidentemente o mérito é compartilhado com todos da gestão e da comunidade, sobretudo os secretários e suas equipes de trabalho da Saúde, da Educação e da Assistência Social. Parabenizo a todos com grande orgulho”, completou Dêva. 

Ao todo, 1.262 municípios do semiárido brasileiro foram inscritos nesta edição do Selo Unicef. Eles foram acompanhados e pontuaram, de agosto de 2013 a agosto de 2016, em ações, projetos e iniciativas no contexto do desenvolvimento social e garantia de direitos da criança e do adolescente. 

“Recebi a comunicação hoje à tarde – comentou Gilmar Aguiar, articulador municipal – bem como os parabéns da equipe do Unicef ao comitê municipal do Selo e a todos os envolvidos na conquista. Com certeza estamos muito felizes com o resultado obtido mesmo sabendo que ainda há muito a ser feito. No entanto ser aprovados pelo Selo Unicef mostra que estamos no rumo certo. Esperamos que a haja sensibilidade e boa vontade para continuar as políticas públicas voltadas para a garantia de direitos das crianças e adolescentes nos próximos anos”. 


O articulador também destacou alguns dos responsáveis pelo trabalho em prol do Selo em Tuparetama: “É com muita felicidade que quero agradecer imensamente, em nome da comunidade, a todos que se envolveram nesta luta, ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, aos jovens do NUCA,Conselho Tutelar, aos colegas secretários e diretores municipais e suas equipes de trabalho, aos gestores escolares, coordenadores de programas, pais de alunos, à colega Aldinete Lima que nos acompanhou nestes 4 anos de trabalho e foi importantíssima nas orientações e nas cobranças e agradecemos em especial ao gestor Dêva Pessoa". 

Os secretários municipais envolvidos nas ações em prol do Selo festejaram a conquista. A atual secretária de Saúde, Morganna Perazzo destacou o esforço da equipe e da gestão nos serviços de atenção à gestante e à criança e parabenizou a comunidade que ganha com toda essa mobilização reconhecida pelo Selo Unicef. 

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Rosicleide Oliveira,“O prêmio é aprova inequívoca de nossa luta no setor social. Estou bastante feliz com mais esta conquista, isso mostra os avanços de Tuparetama em políticas públicas para crianças e adolescentes. Não fazemos apenas pelo Selo, mas pela convicção de que devemos nos empenhar diariamente para garantir os direitos e proporcionar qualidade de vida para essa parcela da nossa população”. 

A ex-secretária de Saúde e 1ª dama Núbia Mamede, que esteve envolvida nas primeiras ações referentes ao Selo, frisou que “para conseguir esse reconhecimento internacional do Unicef o governo e suas secretarias devem trabalhar de forma integrada e promover ações que melhorem os índices de saúde, assistência social e educação. Foi o que fizemos nesse governo: melhoramos os serviços no pré Natal e na primeira infância; a distribuição de renda melhorou consideravelmente por meio da boa gestão dos programas sociais; diminuímos as taxas de mortalidade e natalidade e quanto aos índices de Educação então, nem se fala, estamos entre os primeiros lugares no IDEB e no IDEPE. 

O secretário de Educação, Inaldo Marques, também falou sobre a premiação de Tuparetama: “É um momento de grande alegria saber que o trabalho da equipe da Educação realmente contribuiu para a aprovação do Selo Unicef, assim como as demais secretarias envolvidas. Quem ganha com o Selo é a sociedade tuparetamense, que teve nesses quatro anos uma equipe de governo e um conjunto de organizações dedicados à tarefa importantíssima de  assegurar às crianças e adolescentes espaço de cidadania e qualidade de vida. Vale a pena ressaltar nessa conquista do Selo a participação dos adolescentes através do NUCA. O núcleo foi um canal democrático de discussão política e protagonismo, favorecendo o debate e a proposição de melhorias da gestão, da qualidade de serviços como merenda e transporte escolar, da avaliação dos trabalhos do governo, entre outras iniciativas".



( Fotos do arquivo do blog / momentos dos Foruns Municipais pró Selo Unicef)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...