¹

2.12.16

SÃO JOSÉ DO EGITO E REGIÃO COMEMORAM CENTENÁRIO DE ZEZÉ LULU



Nesse sábado, 03 de dezembro de 2016 será realizada uma grande festa em homenagem aos 100 anos do repentista Zezé Lulu. O evento acontecerá no Sítio Serrinha em São José do Egito-PE, local de nascimento de Zezé. 

O poeta repentista José Gomes do Amaral, o famoso Zezé Lulu, nasceu em 04 de dezembro de 1916, no Sítio Serrinha, distrito de São José do Egito - PE. Filho de Luiz Ferreira Gomes e Maria José de Santana, ambos agricultores. Com apenas seis anos de idade, Zezé Lulu já assistia às noitadas de cantoria do poeta Antônio Marinho, seu tio por afinidade, quem mais tarde teria como referencial poético. Luiz Ferreira, pai de Zezé, grande incentivador do filho, foi quem realizou o sonho do filho nas cordas da viola e no verso do repente. 

Zezé Lulu Iniciou sua carreira em 1940, participando em sua primeira cantoria na residência do Sr. José Bento, no Sítio Serrinha, lugar onde nasceu, cantando com o poeta Amaro Bernardino, também filho da região. Sua grande fonte de inspiração são coisas simples do sertão. 

Zezé se casou no ano de 1937 com Laura Gomes dos Anjos, com quem teve duas filhas: Maria Zélia Gomes e Maria Rosélia Gomes. Zezé Lulu era analfabeto. Não deixou livros publicados. Foi premiado em vários concursos poéticos. Deixou apenas um cordel em parceria com Manoel Xudú Sobrinho. 

Sua primeira poesia: A noite estava dormindo
Canta o galo dando hora 
Me levantei saí fora, 
A lua vinha saindo. 
Aquele clarão tão lindo 
fiquei prestando atenção 
Pensei em forrar o chão, 
E me deitar na calçada, 
Vendo a lua debruçada, 
Na janela do sertão. 

Cantando com João Severo, o poeta terminou um verso assim: “Você é muito poeta, Porém não tem ciência” Zezé Lulú desceu feito um raio e registrou essa pérola: 

"Esta palavra ciência, 
Deus a mim não concedeu 
A minha mão não escreve 
Minha boca nunca leu 
Mas vivo estudando os livros 
Que a natureza me deu”.


No evento do Centenário do poeta Zezé Lulu também será exibido um documentário em curta-metragem chamado "Lulu". No curta a família do poeta conta um pouco da história do cantador. O documentário tem como realizadores o casal Vilma Queiroz e José Alberto Júnior  em parceria com a Pajeú Filmes.  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...