¹

²

11.3.17

55 ANOS DE TUPARETAMA - O COMEÇO DA VILA BOM JESUS E SUAS PRIMEIRAS IGREJAS


Daqui a exatos 30 dias estaremos comemorando mais um aniversário da instalação do município de Tuparetama, quando em 11 de abril de 1962 tomava posse o prefeito nomeado João Tunu da Costa, 1º gestor do município. A data é mais conhecida como "Emancipação Política" (Tuparetama se desmembrava de Tabira, do qual era distrito) e também como o Dia do Aniversário da cidade, que "nascia" oficialmente naquele momento. Para celebrar os 55 anos de Tuparetama iniciamos hoje uma série especial de postagens no blog, resgatando fatos, momentos e personagens da História de Tuparetama. As informações utilizadas estão no LIVRO DO MUNICÍPIO publicação que editamos através da Casa da Cultura em 1999 na gestão do prefeito Vitalino Patriota, além de outras informações coletadas até o momento, num esforço de pesquisa continuada a respeito da nossa história.Não seguiremos uma ordem cronológica. 


O COMEÇO DA VILA BOM JESUS E SUAS PRIMEIRAS IGREJAS


Em 1983 na gestão do prefeito Pedro Torres Tunu a prefeitura iniciou o loteamento do Bairro Bom Jesus, inicialmente denominado Vila Bom Jesus. A vila teve início com a doação de 140 terrenos e de material para a construção das primeiras residências. 

Os terrenos que compõem a área inicial da Vila Bom Jesus foram adquiridos pela Prefeitura, de Otaviano Florêncio (Zé da Barra), Francisco Zeferino (Seu Chiquinho) e José Leopoldino da Silva, sendo que este último já possuía uma casa no local. 

A primeira residência construída no novo loteamento foi o imóvel de propriedade de Moacir Florêncio dos Santos. Num curto período de tempo ergueram-se muitas casas e pontos comerciais, formando ruas e definindo a Vila. 

Foto do acervo da Casa da Cultura de Tuparetama
Ainda no primeiro mandato de Pedro Tunu a prefeitura construiu os prédios públicos do Centro Social Zé Pretão (depois transformado em Creche Municipal e atualmente sede da Casa das Juventudes), da Cadeia e da Escola Francisco Zeferino inaugurados em 1986 durante a visita à cidade do governador do estado, Roberto Magalhães. 

A Assembléia de Deus foi a primeira igreja construída na vila, em 09 de agosto de 1987.

Em 1988 padre Adelmo Santos Simões celebrou a primeira missa católica na Vila Bom Jesus, no terreno doado pela prefeitura para a construção da capela. 

A capela católica foi construída no ano de 1991, com a renda de festas, leilões, rifas e bingos, tendo à frente das promoções a equipe de professoras municipais da Escola Francisco Zeferino e líderes comunitários como Luiz Leopoldino e Pedro Cordeiro. 

A primeira missa na capela foi celebrada em 1991 pelo padre Alberto Rodrigues, quando foi escolhida, em reunião com os fiéis e líderes comunitários, a padroeira da capela, Nossa Senhora da Conceição (Imaculada Conceição). A imagem da santa foi doada por Pedro Tunu. A promoção da festa da padroeira teve início naquele mesmo ano, no mês de dezembro. 

Tárcio Oliveira 
Texto revisado de "Tuparetama, o Livro do Município"
Por gentileza citar a fonte e autor ao utilizar essas informações

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...