“O educador se eterniza em cada ser que educa.” (Paulo Freire).
O município de Tuparetama perdeu na madrugada desta segunda-feira, 24 de julho, a sua primeira professora, Maria Inete de Vasconcelos Pessoa Valadares, “Dona Mirenete”. O falecimento ocorreu em João Pessoa-PB.
Filha do fazendeiro e líder político de Tuparetama, Sr. Francisco Zeferino Pessoa (Seu Chiquinho), Dona Maria Inete tem uma bela e importante história relacionada à Educação do município. Foi a primeira tuparetamense a cursar Magistério e formar-se como professora, numa época em que somente os filhos de famílias mais abastadas podiam dar continuidade aos estudos, fazendo o curso Ginasial (da 5ª a 8ª série) e Magistério nas cidades vizinhas ou em Recife.
Dona Maria Inete foi também a primeira professora de Tuparetama nomeada pelo Estado, quando em 1957 passou a integrar a equipe da Escola Reunida Rural de Tuparetama, posteriormente Escola Ernesto de Souza Leite.
Em 1992 Dona Maria Inete visitou a Casa da Cultura quando fizemos esse registro fotográfico e a entrevistamos para compor os arquivos de documentação histórica do município.