A 5ª edição do Prêmio Culturas Populares, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, vai premiar com R$ 10 mil 500 iniciativas de mestres, grupos/comunidades e instituições privadas que mantém vivo o patrimônio da cultura popular do país.
O objetivo do Prêmio Leandro Gomes de Barros é estimular uma das nossas maiores riquezas, a cultura feita pelo povo do Brasil.
O QUE É CULTURA POPULAR
A Unesco define Cultura Popular como “o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural, fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social”. Engloba folclore, cultura oral, cultura tradicional e cultura de massa. Entre manifestações da cultura popular brasileira já registradas – ou em processo de registro – como patrimônio imaterial pelo Iphan estão: Literatura de Cordel, Frevo, Bumba-meu-boi, Jongo, Fandango Caiçara, Tambor de Crioula, Congadas de Minas, Cocos do Nordeste e Marujada de São Benedito.
PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE A PÁGINA DO PRÊMIO CLICANDO AQUI.