¹

7.8.17

LITERATURA EM FESTA EM SERRA TALHADA. EVENTOS COMEÇAM NESSA TERÇA, DIA 08.


Novidades agitam o sertão na cultura, literatura e entretenimento durante esta semana. O FLIST - Festival Literário de Serra Talhada e a Feira do Livro do Vale do Pajeú acontecem na Estação do Forró e Vila Ferroviária, de 08 a 11 de agosto, em prol do fortalecimento do conhecimento pela inclusão literária, trazendo uma ampla e diversificada programação. 

Além de shows de malabarismo, palhaços, trapezistas, brincadeiras lúdicas e contação de histórias integram a agenda dos eventos que envolverão lançamentos literários, oficinas, palestras e leituras dramáticas com diversos nomes de respaldo na região, no estado e no país que se movimentam em torno ainda de homenagem aos 70 anos do premiado escritor pernambucano Raimundo Carrero

O escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito integra na terça (dia 08), mesa com o tema “A literatura não tem bons sentimentos” que envolverá conversa com Carrero sobre a construção do seu universo literário. “Nós conversaremos sobre literatura. Carrero dirá como chegou a ela e porque permanece escrevendo e sobrevivendo através da escrita, mesmo depois de dois AVCs, que quase o matam. Carrero, que se considera um escritor dono de uma técnica, falará do processo de construção dos seus romances e personagens. Também falará sobre a experiência com o jornalismo e qual a contribuição deste para a criação dos seus romances. Eu serei mediador na conversa. A palavra será de Carrero, o homenageado”, completa. 

A programação da Feira do Livro do Vale do Pajeú envolverá também outras importantes ações de impacto que instigarão o público da região em torno das artes, das letras e da cultura com apresentações de grupos como “As Severinas” e a apresentação do “Humor na Feira” com Zelito Nunes e Eugênio Gerônimo. 


DIA 08- TERÇA FEIRA 
09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias. 15 h –. Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo Gilvan Santos. 21 h – Clênio Sandes e Chico Pedrosa: uma mistura explosiva de humor, causos, piadas, cordel e muita poesia.

DIA 09 - QUARTA FEIRA
09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas ebrincadeiras lúdicas. Contação de histórias. 15 h –. Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Mistura Pernambucana. 20 h –Grupo de Xaxado Cabras de Lampião 21 h– Show As Severinas.

DIA 10 - QUINTA FEIRA 09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias. 15 h –. Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo Sertão Frevo e o Hip Hop Resistência nas Ruas. 20 h –Mulheres de sol e sangue – Performance poética com a atriz Daniela Câmara 21 h– Henrique Brandão

DIA 11 - SEXTA FEIRA 09h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias. 15h –. Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo de Xaxado Zabelê. 20h–A mulher no atual cenário poético do Pajeú - Recital e bate papo com as poetisas Elenilda Amaral, Izabella Ferreira, Sara Cristovão, Thyelle Dias. Mediação de Izabelly Moreira 21h– Humor na Feira com Zelito Nunes e Eugênio Gerônimo. 22h – Apresentação do show Simplesmente com a cantora e poetisaLeda Dias. Participação especial de Encerramento com Truvinca.

CINE CLUBE LAMPIÃO/MUSEU DO CANGAÇO 

DIA 08 - TERÇA FEIRA - 15 h – Papo Amarelo – O Primeiro Tiro. Redenção.
DIA 09 - QUARTA FEIRA - 15 h - A Dona do Pecado dos Outros. Um Homem sem Sorte.
DIA 10 - QUINTA FEIRA - 15 h – Bicho de Sete Letras. Infinito de nós 2.
DIA 11 - SEXTA FEIRA - 15 h – A Nona Cidade. Lampião e o Fogo da Serra Grande 

LANÇAMENTOS DE LIVROS 

DIA 08 - TERÇA FEIRA - 
19h30- Lançamento do livro – A MAIOR BATALHA DE LAMPIÃO: SERRA GRANDE E A INVASÃO DE CALUMBI, de Lourinaldo Teles Pereira Lima.
20h- Lançamento do livro DICIONÁRIO DE FOLCLORE PARA ESTUDANTES , de Rúbia Lóssio e Mário Souto Maior
20h30- Lançamento do livro ALMANAQUE PERNAMBUCO DE CAUSOS, MAL-ASSOMBROS E LOROTAS , de Rúbia Lóssio e Roberto Beltrão
DIA 09 - QUARTA FEIRA 
19h30- Lançamento do livro – DE VOLTA A MINHA TERRA, de Adelmo Santos.
20h00- Lançamento do livro AS DUAS PEDRAS. CONTOS E PROSAS, de Paulo César Gomes 
DIA 10 - QUINTA FEIRA 
18h30 Lançamento do livro CONECTANDO SABERES DA ESCOLA: ESCOLA , LITERATURA, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES,RELATOS E PROPOSTAS DE ATIVIDADES, de Adeilson Pinheiro Sedrins
19h- Lançamentodo livro IN VIVO, de Sabrinna Alento Mourão
19h30 –Lançamento do livro CANTA DORES, de Isabelly Moreira.
20h- Lançamento do livro NOITE EM CLARA – UM ROMANCE (e uma mulher) EM FRAGMENTOS,de Sidney Niceas
20h30-Lançamento do livro ASPECTOS DESCRITIVOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA LÍNGUA FALADA EM PERNAMBUCO, de Adeilson Pinheiro Sedrinse Edmilson José de Sá (Org)
DIA 11 - SEXTA FEIRA
19h – Lançamento do livro o GOGO DE OURO, de José Amaurílio de Sousa

SALA DAS PROSAS I 

DIA 08 - TERÇA-FEIRA - 14 h- Oficina Meu Livrinho com Sabrina Carvalho e Camilo Maia- Editora Livrinho de Papel Fínissimo 19 h -A literatura não tem bons sentimentos - O escritor Ronaldo Correia de Brito conversa com o homenageado da festa, Raimundo Carrero, sobre a construção do seu universo literário
DIA 09 - QUARTA-FEIRA - 14 h- Oficina Meu Livrinho com Sabrina Carvalho e Camilo Maia-Editora Livrinho de Papel Fínissimo 19 h - Sobre os esforços que fazem a ficção - Marcelino Freire conversa com o homenageado Raimundo Carrero e relembra a experiência como aluno em suas oficinas de escrita.
DIA 10 – QUINTA-FEIRA-  19 h- Delírios de Criação e Loucura - Uma leitura dramática da obra de Raimundo Carrero com as atrizes Ana Nogueira, Fabiana Pirro e Sílvia Góes.
DIA 11 – SEXTA-FEIRA - 10h - Movimento Respeitem os 8 Baixos – Roda de conversa com Anselmo Alves (Produtor cultural) e Truvinca (Mestre de sanfona de 8 baixos) e mediação da pesquisadora Lêda Dias. ( Museu do Cangaço) 14h – Mulherio das letras de Pernambuco – Uma roda de bate papo com Patrícia Vasconcellos (Edta Caleidoscópio), Aninha Ferraz ( Edta Coqueiro) e Débora Echeverria ( Edta Cubzac) 14h-Workshop de Criatividade e Escrita com o Escritor Sidney Niceas. 18h30- De literatura e a nossa identidade sertaneja - Conferência do escritor Adriano Marcena. 19h30 - 40 anos no ar – Francisco José apresenta o seu livro e conversa sobre a jornada de um repórter pelos cinco continentes.

OUTRAS ATIVIDADES 

ESCAMBO DE LIVRO: Será um espaço para as pessoas trocarem livros em bom estado, só não podem ser didáticos ou religiosos. Qualquer pessoa pode chegar com um livro, deposita num cesto e pega outro.

ALVORADA LITERÁRIA FLIST: Todos os dias da Feira, às 5 da manhã, serão deixados livros em diversos pontos da cidade, para qualquer pessoa interessada numa boa leitura. O interessado recolhe o livro, lê e quando concluir a leitura, mesmo sendo após o evento, entrega o mesmo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino. Livro gratuito para todos.

MAIS INFORMAÇÕES:
MUSEU DO CANGAÇO
Ponto de Cultura Cabras de Lampião
Vila Ferroviária, S/Nº - Centro CEP: 56.903-170
Serra Talhada - Pernambuco
Tel: (87) 3831 3860 / 9938 6035
E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com
www.pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...