O Censo Agro do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está sendo preparado para iniciar em todo o país. A metodologia foi apresentada em uma reunião com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística na sede do CRAS em Tuparetama.
O início do recenseamento está previsto para o dia 1º de outubro.
No encontro o coordenador de subárea do IBGE de Afogados da Ingazeira fez uma apresentação sobre a forma como ocorrerá a pesquisa a partir de outubro.
O censo levantará informações sobre a agricultura, extração vegetal, criação de todos os tipos de animais, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.
Os dados serão coletados por meio do preenchimento de um questionário eletrônico, quantificando o total de estabelecimentos agropecuários e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras e outros levantamentos do setor, todos referentes ao período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.
O Censo Agro em Tuparetama terá apenas 1 recenseador responsável pela aplicação dos questionários nas propriedades locais. O último levantamento já tem mais de dez anos. O representante o IBGE também chamou a atenção para a importância do censo para os municípios, estados e país, além da garantia do sigilo das informações. Os dados preliminares do Censo Agro deverão ser divulgados pelo IBGE a partir do primeiro semestre de 2018.