¹

19.7.18

TUPARETAMA REALIZOU 1º FORUM PRÓ SELO UNICEF 2017-2020


O Município de Tuparetama realizou nesta quarta-feira, 18 de julho, o primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef-2017-2020. O evento ocorreu no Teatro Municipal Manoel Filomeno de Menezes e contou com a participação de várias autoridades, educadores, servidores públicos e  representantes de organizações da sociedade civil. 

O Executivo foi representado pelo vice-prefeito Tanta Sales e pelo(a)s secretário(a)s municipais de Assistência Social, Cultura, Educação e Saúde. O poder legislativo foi representado pelos vereadores Diógenes Patriota e Danilo Augusto, presidente da Câmara. 

O Forum teve início com apresentação artística do hino municipal, feita pela turma de estudantes de escola Francisco Chaves Perazzo, do município, sob coordenação da professora Maria Salomé (Sula). 

A articuladora do Selo Unicef no município, professora Maria José Leite Brasiliano, reforçou a importância do engajamento de todos para o sucesso dos trabalhos que resultarão na melhoria das ações e programas voltados para as crianças e adolescentes no município, e somente assim será obtida a aprovação do Selo Unicef 2017-2020.  

Na ocasião foram presentados os membros da comissão do Selo Unicef, que inclui a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Aline Perciane, e o coordenador do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Tuparetama, Sílvio Rogério. Durante o evento houve também uma apresentação cultural com o Grupo de Capoeira Pelourinho da Bahia, do professor Wellington Daniel /Professor Cara Limpa.  

O fórum foi uma oportunidade de expor a metodologia do SELO UNICEF, cujos municípios participantes assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população. O atual ciclo do selo começou em 2017 e vai até 2020. No último ano, o Unicef visita às cidades participantes e faz uma avaliação. Em dezembro, os municípios aprovados recebem a certificação.

O Município também se compromete a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários. Dos 5.570 municípios brasileiros, 1.901 já confirmaram adesão ao programa, dentre eles, Tuparetama, que já foi contemplada com o Selo Unicef em sua edição anterior. 

CONFIRA ABAIXO SLIDE COM AS FOTOS DO 1º FORUM REALIZADO NESTE DIA 18 EM TUPARETAMA: (Fotos cedidas por Aline Perciane) 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...